Simon Sinek, famoso consultor de liderança, costuma dizer que a comunicação não é sobre falar o que pensamos e, sim, sobre garantir que os outros compreendam o que queremos dizer. Por isso, é tão importante saber o que – e como – dizer algo à equipe. Uma comunicação mal feita pode gerar perdas milionárias às empresas e acabar com a produtividade dos profissionais.

Pesquisa feita pela The Grossman Group, consultoria de comunicação de Chicago, mostra que as companhias perdem 62,4 milhões de dólares ao ano em decorrência de mal-entendidos entre os funcionários. “É por meio da comunicação que qualquer tipo de ideia é transmitida. E sem a devida clareza e cuidado, tudo pode ruir”, afirma Diogo Arrais, professor de língua portuguesa, consultor de comunicação e criador do canal de Youtube Mesma Língua.

Para se comunicar melhor é preciso dedicação. “A comunicação assertiva é um hábito”, afirma Diogo. Para começar nessa jornada, ele sugere a tríade: ler-se; ouvir-se; ver-se.

Essas três atitudes ajudam a mapear os pontos fortes e fracos, e a se conscientizar sobre a sua postura diante de uma plateia.

Segundo o professor, um bom comunicador é alguém que está disposto a solucionar, entender e transformar. Veja a seguir as boas práticas de comunicação para obter o melhor de seu time:

Pessoalmente

– Seja empático e esteja disposto a olhar, de verdade, as necessidades do outro;

– Faça uma boa seleção do vocabulário;

– Preste atenção na linguagem corporal. “Uma boa comunicação vai além do domínio das palavras, por isso, é essencial estar atento ao seu corpo, que deve mostrar que você está disposto a ouvir”, diz Diogo. Por exemplo, mexer demais as mãos, balançar os pés ou realizar algum tipo de som com os dedos são indícios de agitação, estresse ou ansiedade. Assim como cruzar os braços mostra que você está na defensiva ou impaciente.

Por mensagens de aplicativos

– Não é por se tratar de um meio mais informal e rápido que você pode se descuidar da gramática. Antes de apertar o enter, reveja o que escreveu;

– Preste atenção nos horários. Não é recomendado mandar mensagens de trabalho à noite ou nos finais de semana;

– Tenha cautela com os áudios. Evite áudios muito longos, pois podem ser inconvenientes. Diogo recomenda a regra dos 30 segundos. Mensagens acima disso exigem mais intimidade.

– Não descuide da fotografia e da frase do perfil – elas devem passar profissionalismo.

Por e-mail

– Preste atenção na gramática e se atente a repetições. “É importante conhecer

bem sinônimos e antônimos, e ter habilidade com conjunções, palavras que servem para ligar elementos dentro de uma frase”, diz Diogo;

– Tenha em mente que esse meio deve ser usado para a comunicação rápida. Evite textos muito longos e, caso haja necessidade de se prolongar, aposte no anexo ou prefira marcar uma reunião;

– Preste atenção na divisão de parágrafos e sempre elabore textos com começo, meio e fim, deixando claro o que você espera com aquela mensagem.

Reunião de equipe

– Conte com um roteiro que contenha a hora de começar e de acabar, além de conteúdo e objetivo da conversa. E cumpra o que foi estabelecido;

– Tenha em mente que o discurso deve ser direcionado ao grupo e não apenas a uma pessoa;
– Crie um ambiente de confiança e abertura. “Um dos segredos da boa comunicação é a liberdade e a confiança que as pessoas têm para falar. Encoraje-as a colaborar, com frases como ‘o que você acha disso?’”, diz Roberto Aylmer, especialista em gestão estratégica de pessoas pela Aylmer Desenvolvimento Humano.

– A postura é outro elemento importante: é ela que vai transmitir segurança. Fale sempre com objetividade e evite piadas fora de hora e prolixidade.

Processos de feedbacks

– Quem conduz a reunião deve ter uma postura empática;

– Prefira começar pelos pontos positivos para, depois, entrar no que deve ser melhorado. E sempre que possível dê exemplos práticos;

– Já quem recebe o feedback precisa saber ouvir e não ficar na defensiva, dando desculpas para os pontos negativos. Ouça, anote as questões passadas e esteja aberto a melhorar.

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