Diante dos modelos de trabalho que se intensificaram com a pandemia, como home office e trabalho híbrido, a ergonomia no trabalho tem sido repensada. Isso porque oferecer um ambiente de trabalho adequado para os colaboradores é de interesse das empresas, visto que pode afetar diretamente na produtividade.

Dentro do modelo de trabalho presencial, as empresas têm mais controle sobre a adequação do ambiente. Cadeiras, mesas, telas e horários são mais adaptáveis. Quando o ambiente de trabalho dos funcionários passa a ser suas casas, cafés ou coworking, por exemplo, a ergonomia se torna mais desafiadora.

Empresas que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários sabem que isso impacta diretamente na qualidade do trabalho. Por isso, estar atento às demandas dos colaboradores e pensar em formas de solucioná-las é fundamental quando o intuito é proporcionar boas condições de trabalho.

O que é ergonomia no trabalho?

A ergonomia do trabalho é uma ciência que estuda ajustes no ambiente de serviço, para que os colaboradores consigam trabalhar de maneira eficiente e segura. Assim, são analisadas questões como características físicas, fisiológicas e psicossociais dos trabalhadores e do ambiente de trabalho.

Isso porque passar muitas horas diante de telas em escritórios ou home office pode trazer consequências físicas aos trabalhadores. Desde o cansaço até as Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Nesse sentido, a ergonomia do trabalho é fundamental para prevenir casos mais graves.

Além disso, a legislação trabalhista exige que os empregadores ofereçam boas condições de trabalho aos seus funcionários. O fisioterapeuta especialista no tema Nicolás Abrantes diz que “isso inclui condições mínimas de segurança, como ambiente limpo, ruídos controlados, assentos e telas em boas condições”.

Assim, avalia o especialista, “estamos falando desde uma cadeira que privilegie a postura correta até a orientação de movimentos em atividades que exigem repetição”.

Ergonomia no trabalho e produtividade

Especialistas apontam que a produtividade está diretamente ligada às boas condições de trabalho. Funcionários que não estão com dor nas costas por conta de cadeiras ruins, por exemplo, produzem melhor. Esse é um ponto importante para Nicolás Abrantes: “Precisamos fazer as pessoas entenderem que a forma que elas se sentam, por exemplo, pode atrapalhar as atividades”, diz.

As principais doenças do trabalho são causadas pela exposição de trabalhadores aos riscos ergonômicos. Carregamento de peso, trabalhos em pé, repetição e até monotonia podem afetar física e psicologicamente, o que interfere diretamente na produtividade das empresas.

Cuidados no home office 

Para ajudar pessoas e empresas quando o assunto é o home office, o primeiro passo é estimular a colaboração de ambas as partes. Empresas devem ser solícitas com os funcionários, e os colaboradores, compreensivos. É importante fornecer equipamentos, assim como instruções para a equipe.

Veja alguns dos principais cuidados no home office para manter a saúde física e mental em dia.

  • Escolha um local da casa para montar seu ambiente de trabalho.
  • Tenha mesa e cadeira adequadas.
  • Evite locais em que há passagem de pessoas.
  • Opte por locais mais silenciosos, em que você possa se isolar.
  • Não trabalhe no sofá ou na cama.
  • Evite posicionar computadores e notebooks em locais que reflitam a luz solar.
  • Mantenha a postura alinhada ao se sentar.
  • Deixe os pés retos.
  • Mantenha os cotovelos alinhados.
  • O monitor deve estar em frente ao seu rosto, com uma distância de 50 a 70 centímetros.
  • Caso use notebook, é importante utilizar suporte, teclado e mouse.
  • Levante-se a cada uma hora e descanse por dez minutos – faça alongamento, beba água e vá ao banheiro.
  • Estabeleça um horário de trabalho com início, meio e fim, incluindo horário de refeições.
  • Evite acessar redes sociais e internet para não se distrair, ou acesse com moderação.

Aproveite e conheça soluções em cartões de benefícios empresariais e gestão corporativa na Alelo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.