Antigamente o primeiro passo para abrir o seu empreendimento era escolher o imóvel ideal para iniciar o negócio. Localização, preço do aluguel e proximidade da clientela sempre foram fatores que influenciavam na decisão. Mas agora isso mudou.

Além das dificuldades econômicas que obrigam as empresas a rever as contas, a pandemia causada pelo novo coronavírus mostrou que diversas funções podem ser realizadas de casa. Com isso, surge o questionamento da necessidade ou não de um espaço físico e, quando ele ainda é necessário, de qual tamanho.

 O Blog da Alelo lista alguns pontos que devem ser levados em conta para decidir se está na hora de buscar uma nova localização ou mesmo manter um ponto físico.

1 – Fique de olho no valor do aluguel

A inflação em crescimento nos últimos meses vai influenciar diretamente no valor do aluguel do seu próximo contrato. Assim, se o vínculo atual está perto do fim ou se você pretende mudar de sede, fique de olho, pois o IGP-M em 12 meses é o maior desde 2003, e o IPCA-15, o mais alto para outubro desde 1995.

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) subiu 3,28% em novembro, com alta de 24,52% nos 12 meses anteriores. O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), usado pelo IBGE como referência para a inflação, também cresce a cada mês de 2020.

Negociar com o dono do imóvel ou evitar assumir um novo contrato neste período de alta pode ser um bom caminho a seguir.

2 – Localização pode ajudar a diminuir custos

O aluguel nas áreas comerciais mais procuradas é obviamente sempre mais alto, assim, mudar o seu estabelecimento para regiões mais afastadas, desde que não interfira no seu negócio, pode ser uma solução para economizar.

Com oferta de serviços de delivery cada vez maior, encontrar um bom parceiro para distribuir o seu produto pode tornar a mudança menos traumática.

Muitas empresas que oferecem o serviço de delivery de refeições, por exemplo, estão optando pelo modelo de dark kitchen, geralmente um espaço menor, mais otimizado e específico para o serviço de entrega ou retirada.

Mas fica um alerta, se você e o seu negócio dependem da clientela mais próxima, a aposta por reduzir o aluguel pode não ser a ideal.

3 – O tamanho do imóvel é o ideal?

As medidas de isolamento apresentaram uma nova realidade em 2020. Muitas empresas se viram obrigadas a implementar o trabalho remoto e algo que seria uma solução temporária pode virar um novo modelo de negócio.

Um estudo realizado pela Cushman&Wakefield e divulgado pela Infomoney mostrou que 40,2% das empresas que não tinham como modelo de trabalho o home office decidiram adotá-lo de forma permanente.

O levantamento também mostrou que 45% dos entrevistados pretendiam reduzir o espaço físico das empresas, sendo que 30% seria pelo sucesso da experiência do home office e outros 15% por motivos financeiros.

Este pode ser um momento para você reavaliar o seu negócio e entender se precisa ou não manter toda a sua equipe trabalhando presencialmente. Se o empreendimento permitir um rodízio entre os colaboradores é possível reduzir o tamanho do seu imóvel comercial, ou até mesmo abrir mão dele.

“A mudança de imóvel comercial para outro deve ser embasada em diversos fatores e planejamento de custos e público que deseja atingir. Há que se avaliar se o empreendedor deseja ampliar seu negócio, economizar, trocar o ponto comercial de imóvel alugado para próprio dentre outros fatores”, afirmou Guilherme Feldmann, advogado e sócio da Feldmann Advocacia, especializada em Advocacia Imobiliária. 

4 – Coworking pode ser a solução

Ao entender que um imóvel exclusivo para o seu negócio não é viável financeiramente, encontrar um espaço compartilhado de trabalho pode ser uma saída. Ao optar por este modelo, o empreendedor deixa de se preocupar com alguns custos fixos, como água, luz, internet e insumos, e pode focar em investir mais no seu negócio.

Um levantamento conduzido pelo International Workplace Group mostrou que 62% das pessoas entrevistadas já trabalham fora da sede da sua empresa pelo menos três vezes por semana.

Guilherme usa o próprio exemplo para mostrar que a nova realidade permite que reuniões e encontros sejam realizados em qualquer ambiente, em uma sede própria ou em um espaço compartilhado.

“Com a pandemia do COVID-19 tornou-se cada vez mais comum a realização de tarefas sem a necessidade de presença física. Há anos eu já apostava no modelo, realizando home-office diversos dias da semana e permitindo e estimulando o mesmo aos colaboradores do escritório. Atualmente a grande maioria de minhas reuniões e consultas são realizadas por videoconferência e até mesmo audiências são realizadas virtualmente. Creio que seja um movimento irreversível pela praticidade, simplicidade e até mesmo economia”, disse.

 5 – Use o poder de negociação

Ao analisar todos os fatores listados acima e ainda assim definir que ter um imóvel é determinante para o seu negócio, sonde se existe possibilidade para abrir uma conversa de negociação com o proprietário do imóvel. Em tempos de economia em crise, ninguém quer ver o seu espaço vazio, então o locatário pode conseguir boas condições para renovar o contrato ou mudar-se para um novo imóvel.

“A questão depende de avaliação do contrato específico ao caso. Pode ser que haja prazo de duração do contrato de locação e multas no caso de entrega antecipada do imóvel, necessidade de reparações de obra, dentre outras inúmeras situações. É recomendado consultar advogado de confiança para analisar o caso”, analisou Guilherme.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.