O marketing digital é uma realidade entre os restaurantes e praticá-lo tem se tornado cada vez mais essencial. O bom uso dessa ferramenta pode potencializar o seu negócio e ampliar não apenas as entregas, mas também o número de clientes que vão até o seu estabelecimento para comprar e comer.

Para ajudar a pensar nas melhores estratégias de marketing digital, preparamos algumas dicas para o seu restaurante:

1 – Conheça seu público

De nada vale ter um perfil em uma rede social na qual a maioria dos usuários tem 20 e poucos anos, se a maioria do seu público tem mais de 30, 40 ou 50. E, para conhecer melhor seus clientes, além de reparar nas pessoas que o frequentam, você também pode recorrer às enquetes.

Isso vale tanto para formulários enviados via e-mail para seus clientes, quanto para perguntas esporádicas em stories das redes sociais. Aquelas enquetes de Instagram, por exemplo, geram engajamento e podem dar boas dicas sobre o que seu público gosta. Vale perguntar desde se as pessoas preferem vinho ou cerveja, ou se preferem o prato X ou Y do seu restaurante.

2 – Site completo

Ter apenas um site na internet já não significa muito. É preciso ter um bom conteúdo. Disponibilizar um menu online pode ser uma excelente forma de deixar quem visita a página com água na boca e vontade de ir até seu estabelecimento ou pedir via delivery.

Publicar dicas e informações sobre alguns alimentos que você utiliza bastante também é uma boa ideia. Aqui vale tanto informações nutricionais como algumas receitas mais simples.

3 – Presença em outras plataformas

É essencial estar presente em diferentes plataformas, e não apenas nos aplicativos de entregas. Ferramentas como o Google Meu Negócio, por exemplo, facilitam que usuários encontrem informações sobre sua empresa nas pesquisas e nos mapas do Google.

Nos aplicativos de entrega, vale ir além do óbvio e diversificar. Uma opção, por exemplo, é o Pede Pronto, no qual você consegue digitalizar o cardápio e o atendimento, aumentando o número de pedidos. Com ele, o cliente escolhe o prato e paga pelo app, para depois ir até seu restaurante retirar o pedido sem filas.

Incentivar os clientes mais fiéis a avaliarem seu negócio nessas plataformas também é uma excelente forma de ampliar o marketing digital, ainda mais em tempos de retomada das atividades presenciais.

4 – Plataformas de pagamento

A digitalização também tem elevado as fraudes, e, por isso, os consumidores também estão mais atentos às formas de pagamentos dos estabelecimentos.

Seja no consumo presencial ou nos pedidos de delivery, certifique-se de que o sistema que você escolheu oferece boas condições de segurança e instrua seus clientes. Enviar e-mails e mensagens ressaltando que seu restaurante não envia links ou pede códigos pode ajudar a evitar fraudes e elevar a confiança dos clientes no seu estabelecimento.

Essa estratégia pode parecer não estar ligada com o marketing, mas atuar para evitar fraudes ajuda (e muito) a impedir a chamada publicidade negativa, com clientes fazendo avaliações ruins sobre seu negócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.