Já percebeu como um ambiente pode mudar completamente o seu humor? No universo dos negócios, isso não é só coincidência: é uma estratégia chamada marketing sensorial

Ele é um dos grandes aliados de estabelecimentos que querem ir além do básico e criar experiências inesquecíveis para o público. 

E, se a ideia é impulsionar as vendas e deixar o cliente com vontade de voltar, vale a pena conhecer esse conceito. Vem com a gente!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é aquela jogada de mestre que ativa os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, para tornar a experiência do cliente muito mais interessante.

Sabe aquele cheirinho de pão quentinho ou a playlist tranquila e aconchegante que toca na cafeteria? Eles não são apenas detalhes, mas ferramentas pensadas para criar conexão e transmitir ao consumidor uma determinada sensação, que beneficia o negócio ao fazer, por exemplo, com que o cliente se sinta relaxado e tenha vontade de frequentar o lugar mais vezes para experimentar a mesma sensação de calma e acolhimento. 

Ao investir em estímulos sensoriais, o estabelecimento pode se destacar e conquistar a preferência do público, além de reforçar a imagem de que é um lugar diferente e mais especial que os outros. E pode apostar: quem investe em experiência, conquista mais vendas e clientes fiéis.

O marketing sensorial no food service

Quando aplicado ao food service, o marketing sensorial transforma uma refeição comum em uma experiência que supera expectativas, aumentando o desejo de retorno dos clientes. Isso acontece quando o estabelecimento investe em detalhes que estimulam todos os sentidos, como: 

  • um ambiente visualmente atraente e com uma iluminação intencional e adequada;
  • músicas que combinam com o clima e o público do estabelecimento;
  • aromas que aguçam o apetite, como o cheiro de pão recém-assado ou ervas frescas;
  • temperatura adequada, que faça, por exemplo, o consumidor se sentir mais relaxado. 

O tato também é importante quando falamos sobre marketing sensorial, e entra em cena com móveis confortáveis e utensílios de qualidade. Pratos bem apresentados, que aguçam o paladar a partir da apresentação e dos estímulos visuais, são outro detalhe essencial para a experiência do cliente, com sabores e texturas que fogem do comum e transformam uma receita comum em algo surpreendente. 

Os 5 sentidos unidos em um objetivo comum

Quando os cinco sentidos trabalham juntos em um marketing sensorial bem pensado, o resultado é uma experiência completa e extremamente agradável para o consumidor. Cada sentido pode ser trabalhado de diferentes formas para que, juntos, se complementem e se transformem em uma unidade harmônica.

Visão

A experiência do cliente começa pelos olhos. Um ambiente limpo, bem decorado, com iluminação agradável e pratos visualmente caprichados já influenciam na qualidade do serviço oferecido. 

Cores, disposição dos móveis e até a apresentação dos alimentos ajudam a criar uma atmosfera que valoriza o conceito do estabelecimento.

Audição

O estímulo sonoro certo faz toda a diferença. Uma playlist bem escolhida, no volume ideal, pode transformar o clima do restaurante, deixando tudo mais aconchegante ou animado, dependendo da proposta. 

Até os sons vindos da cozinha, como o barulho da chama que flamba uma receita ou o tilintar de taças podem ser utilizados para criar uma identidade sonora marcante.

Olfato

O aroma pode ser o “pulo do gato”, afinal, nada como aquele cheirinho de comida boa para abrir o apetite! Aromas como o do pão recém-assado, do café, de carne defumada ou de ervas frescas, são convites irresistíveis para o cliente se sentir em casa. 

E essa estratégia pode ser utilizada em diferentes estabelecimentos, como: restaurantes, mercados, padarias, drinkerias, docerias e cafeterias.

Investir em aromas que combinam com o cardápio e com a experiência oferecida pelo seu negócio é uma maneira certeira de criar memórias afetivas e estimular a vontade de experimentar e consumir os produtos para além do paladar.

Tato

O tato também é peça chave para o marketing sensorial: talheres confortáveis, que passam uma sensação de refinamento ou boa estrutura, copos com textura agradável, guardanapos macios e até o toque dos móveis fazem parte da experiência. 

Detalhes táteis mostram cuidado e atenção, deixando o cliente ainda mais à vontade.

Paladar

Quando falamos sobre food service, esse sentido é o grande protagonista! O sabor é o que faz o cliente voltar. Pratos bem temperados, combinações surpreendentes e texturas variadas transformam a refeição em um momento especial. 

Investir em ingredientes de qualidade e apresentações criativas é o segredo para conquistar o paladar e o coração de quem passa pelo seu estabelecimento, utilizando técnicas de harmonização de cores, sabores e texturas para que todos os itens servidos sejam mais que uma refeição, mas uma verdadeira sinfonia nas papilas gustativas do consumidor.

Como usar o marketing sensorial para vender mais?

Marketing sensorial para além do consumo

Promover o marketing sensorial por meio da experimentação de produtos também é uma estratégia poderosa, especialmente em estabelecimentos que vendem produtos autorais e artesanais, como chocolaterias, cafeterias, docerias e padarias.

A estratégia que utiliza dos sentidos para maximizar as vendas, também pode ser utilizada para promover vendas para clientes em potencial, a partir de amostras grátis ou de degustações, que trabalham diretamente o paladar do consumidor, que pode conhecer e experimentar o produto antes de decidir comprá-lo. 

Promover a experimentação de um produto sem custo, é uma alternativa para que clientes em potencial ou já fidelizados descubram novos sabores, o que pode ser decisivo para a tomada de decisão de compra e para o aumento das vendas. 

Além disso, essa abordagem estimula outros sentidos: o aroma fresco dos produtos artesanais, como o de biscoitos assados que aguçam o olfato, a apresentação fresca e atraente chama a atenção pela visão, e a textura crocante ou macia ao toque que completa a experiência sensorial. 

Essa combinação de estímulos transforma a degustação em um momento de virada nas vendas, fortalecendo a relação entre o consumidor com o negócio e a confiança nos produtos oferecidos, incentivando a compra imediata, a fidelização e a recomendação para outras pessoas.

Quer transformar o marketing sensorial em resultados ainda mais expressivos no seu negócio? 

Com as soluções Alelo, seu estabelecimento pode ir além da experiência: conquistando, surpreendendo e fidelizando clientes de verdade! 

Ao aceitar benefícios Alelo, você amplia o público-alvo e potencializa a fidelização, criando oportunidades para que mais pessoas descubram e experimentem o que há de melhor no seu cardápio, afinal, quem não gosta de uma experiência completa, que envolve todos os sentidos?

E a Alelo vai além: com plataformas como o Painel Meu Negócio, você tem acesso a dados valiosos sobre o comportamento dos clientes, podendo identificar os horários de maior movimento, preferências de consumo e criar promoções personalizadas que realmente fazem sentido para o seu público. 

Já com o Mais Clientes, é possível criar ações como degustações, cashback e programas de fidelidade, tudo integrado ao universo Alelo, para que o cliente viva uma experiência marcante desde o primeiro contato até o pagamento, que é simples, seguro e rápido. 

Assim, seu estabelecimento se destaca no mercado, entrega uma jornada de compra memorável e garante aquele gostinho de “quero mais” que só quem aposta em inovação sensorial e soluções Alelo consegue proporcionar.

Além disso, oferecemos diferentes produtos que podem auxiliar o seu negócio a ter um crescimento sustentável, confira aqui.Fique por dentro do mundo Alelo! Continue navegando pelo blog e descubra outras matérias superlegais que vão te ajudar a saber mais sobre estratégias que podem impulsionar o seu negócio.

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