O planejamento estratégico de RH tem ganhado cada vez importância, pois influencia em atividades cruciais de sucesso do setor, como a aquisição de talentos e o aumento da produtividade diária. No entanto, faltam informações claras sobre isso.

Como o planejamento estratégico se aplica à gestão de pessoas e o que isso significa exatamente? Além disso, quais resultados podem ser esperados para as equipes, setores e negócios que investem no tema? Ao entender essas questões, é possível atuar com maior objetividade, além de encontrar maior propósito no planejamento.

Pensando nisso, nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e algumas pesquisas que comprovam a importância do planejamento estratégico de RH. Portanto, continue com a leitura. Vamos lá!

O que é planejamento estratégico de RH?

Por muito tempo foi difícil ver a área de Administração de Recursos Humanos como uma área estratégica, afinal, existia uma visão estritamente operacional das pessoas, preocupando-se apenas com aspectos básicos e geralmente relacionados à legitimidade da relação empregado-empregador.

Não demos conta do leque de atividades que essa área oferece, tanto como tecnologia em gestão de recursos humanos, além de outras funções que a área oferece.

Mas isso mudou e hoje o cuidado com as pessoas é crucial para o sucesso. Elas são vistas como parte da organização e o setor de RH precisa estar preparado e ter um plano que facilite o alcance de ótimos resultados.

Nesse contexto, o planejamento estratégico de RH é um mapa que diz “onde” chegar e “como” chegar lá, considerando uma série de aspectos inerentes às pessoas, como por exemplo, o nível de competência dos talentos e a motivação dos times de trabalho.

Esse planejamento pode ser feito tendo em vista períodos de curto, médio e longo prazo. Para fazê-lo, é comum realizar diagnósticos internos, análises e metas no formato SMART, técnicas que serão mais bem explicadas adiante.

Qual a importância desse planejamento para o Recursos Humanos?

Atuação estratégica e competitiva

Em primeiro lugar, o planejamento estratégico adequado torna a área de Recursos Humanos e sua administração estratégica e competitiva, podendo se sobressair à concorrência e ao mercado. Ou seja, é possível obter resultados superior à média, o que também beneficia a empresa e os empregados.

Uma pesquisa veiculada pela Harvard Business contatou isso. Ao analisar 53 empresas presentes na bolsa de valores, descobriram que aquelas com boas práticas de gestão de pessoas tiveram desempenho, em média, 51% superior ao mercado.

Há uma justificativa clara: o planejamento ajuda a considerar, de modo prévio, as oportunidades e ameaças que devem ser aproveitadas, bem como as forças e fraquezas que precisam ser tratadas. Assim, o RH pode antecipar e superar problemas.

A importância de métricas e indicadores

Cerca de 6 em cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos de atividade. Muitas delas carecem de indicadores de desempenho, inclusive seus respectivos setores de Recursos Humanos. Sem indicadores, é difícil realizar diagnósticos e definir boas metas.

O planejamento estratégico obriga as empresas a diagnosticarem seu estado atual e levantarem indicadores de desempenho. Isso permite ter uma visão mais holística do RH e de toda a empresa, avaliando o que está bem e o que precisa ser melhorado.

Existem muitos indicadores, sendo que os principais indicadores de desempenho logístico interno variam de acordo com os objetivos do RH e da empresa. Alguns dos principais são: percentual de assiduidade, nível de satisfação da equipe, absenteísmo, produtividade e retorno sobre o investimento.

Controle de metas estratégicas

Uma das maiores vantagens do planejamento estratégico de Recursos Humanos é que ele define com clareza todas as metas e objetivos “onde” todos devem chegar, dando uma perspectiva palpável para o futuro. Esse objetivo genérico é comumente transformado em metas menores, de curto prazo.

AÍ está outra grande vantagem: todos passam a trabalhar com metas desafiadoras e realistas para o futuro. Sendo assim, podem dar o melhor de si próprios e atuar com maior objetividade, o que garante um melhor desempenho ao RH e a empresa.

No entanto, é sempre bom lembrar que boas metas, incluindo as do planejamento, devem se adequar ao padrão SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time Bound – que traduzindo significam Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Tempo Definido).

Clareza no contrato de trabalho

A aquisição de profissionais é uma das principais tarefas administrativas de Recursos Humanos, mas não é tão simples quanto parece. Este setor é uma nova tendência na área. Além de precisar encontrar pessoas com competências específicas, elas devem estar alinhadas aos atuais valores da empresa (chamado de Fit Cultural).

Como o planejamento ajuda a entender melhor a empresa, seus respectivos objetivos e estratégias, também facilita na definição do perfil dos profissionais que devem fazer parte da empresa. Desse modo, torna-se mais fácil contratar a pessoa adequada.

Nesse sentido, o RH pode contratar e integrar pessoas com aderência ao cargo, à equipe de trabalho e a cultura da organização, o que reduzirá significativamente a taxa de turnover e absenteísmo. Ou seja, o RH e toda a empresa será beneficiada.

Priorizar o bem-estar no trabalho

O planejamento também se preocupa em melhorar o bem-estar dos funcionários e equipes, tornando o ambiente mais propício ao trabalho. Para isso, é comum processos de avaliação, entrevistas one-to-one e pesquisas de satisfação interna.

Há muitas maneiras de melhorar o bem-estar dos funcionários, como a integração de um novo pacote de benefícios ou a flexibilização do horário de trabalho. Todas podem ser descritas no planejamento estratégico de RH, com prazo e critérios de aplicação.

Em contrapartida, existem grandes benefícios. De acordo com pesquisa, negócios que oferecem qualidade de vida são 76% mais atraentes para talentos, 70% mais rentáveis e 86% mais produtivos. Sendo assim: vale a pena planejar o bem-estar.

Como iniciar o planejamento estratégico de Recursos Humanos?

O planejamento estratégico envolve uma série de etapas, sendo os principais: o diagnóstico inicial, a definição de metas (“onde” deve-se chegar) e a definição de táticas específicas (“como” chegar lá). Assim, poderá alcançar ótimos resultados.

Para tanto, há muitas ferramentas que se destacam. A análise S.W.O.T. é uma das principais. Sua função é analisar o ambiente interno e externo à empresa, no interesse identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

Mas é preciso deixar claro: não basta um bom planejamento, ainda mais importante é a qualidade da execução. É preciso colocar em prática de forma pragmática e precisa.

Agora você está por dentro do assunto, entende o que é planejamento estratégico de RH, qual a sua importância e quais os primeiros passos. Então, aproveite para investir no assunto e construir um plano desafiador, realista e bem-sucedido.

Gostou do nosso artigo, certo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossas novidades diretamente em seu e-mail. Vamos lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.