Atualmente, sabe-se que os resultados financeiros de uma empresa estão diretamente relacionados com o nível de satisfação dos funcionários, à cultura organizacional e a um ambiente de trabalho saudável. Por isso, os gestores têm reconhecido, cada vez mais, a importância e os benefícios dos programas de qualidade de vida no trabalho.

Também chamada de QVT, a Qualidade de Vida no Trabalho é um indicador que une a produtividade do trabalhador aos bons resultados da empresa, por meio da promoção da satisfação pessoal e profissional do funcionário no ambiente de trabalho.

A retenção de talentos e o bom clima organizacional são apenas algumas das consequências positivas.

E como estamos em época de retorno do recesso pós-festas de final de ano, nada melhor do que pensar em estratégias para todo mundo voltar felizão para a firma.

Bora saber mais detalhes sobre o que é a qualidade de vida no trabalho, os principais benefícios e com quais técnicas você pode implementar a QVT na sua empresa?

O que é Qualidade de Vida no Trabalho?

A QVT surgiu por volta dos anos 1960, a partir da constatação de que funcionários mais felizes e motivados produziam mais e melhor. Além do incentivo de bons salários e benefícios atraentes, esse conceito consiste em um conjunto de técnicas e ações tendo como princípio a satisfação do trabalhador.

Ela se preocupa, portanto, com as necessidades de cada profissional e oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento na carreira.

Dessa forma, a QVT contribui para que os colaboradores tenham mais qualidade na vida pessoal e profissional.

O objetivo final é proporcionar um ambiente saudável e seguro para o trabalhador, de modo que ele possa explorar suas potencialidades da melhor forma e exercer seu ofício com prazer e bem-estar.

Consequentemente, o profissional satisfeito apresenta melhor desempenho. Isso porque ele trabalha com mais motivação, maior entusiasmo e comprometimento com os objetivos organizacionais.

Assim, os efeitos da QVT caminham em mão dupla: de um lado, cria-se uma equipe com alto grau de satisfação e, de outro, o bom desempenho de cada colaborador potencializa os resultados positivos da organização.

Uma equipe satisfeita se sente mais valorizada

Quais são seus benefícios?

Como dissemos, investir na qualidade de vida no trabalho é bom não apenas para os funcionários. O reflexo é positivo também para a empresa e a otimização de seus resultados.

Maior engajamento das equipes

Uma equipe satisfeita se sente mais valorizada e, com isso, se torna mais engajada com o trabalho, comprometendo-se com as metas da corporação, com os desafios do dia a dia profissional e com a busca de soluções criativas e inovadoras. Tudo isso melhora não somente o desempenho do trabalhador, mas também o relacionamento com clientes e os resultados da empresa.

Redução do turnover

A alta rotatividade de pessoal — o chamado turnover — é um dos grandes problemas de gestores e demais profissionais de recursos humanos. Com a QVT, a taxa entre admissões e demissões pode ser melhorada, de modo a reduzir custos com desligamentos e novas contratações, além de evitar a queda na produtividade dos trabalhadores.

Assim, ações como o investimento adequado no treinamento dos funcionários e a valorização de suas competências e habilidades reduzem o turnover e contribuem para a retenção de talentos.

Melhora na saúde do trabalhador

A desmotivação, o alto nível de estresse e o ambiente de trabalho desagradável são algumas das principais causas da baixa qualidade de vida nas empresas. Como consequência, a organização pode ser prejudicada com a alta taxa de absenteísmo, enfermidades e afastamentos.

Com a QVT, os funcionários são beneficiados com condições mais saudáveis de trabalho. Com a devida atenção quanto à saúde e à segurança do trabalhador, os resultados são a melhoria na saúde física e psicoemocional, bem como a redução das doenças laborais.

Melhor clima organizacional

Uma empresa com programas de QVT contribui para a construção de um ambiente de trabalho saudável e seguro, melhores relações interpessoais, boa comunicação interna e criação de áreas para melhor integração entre os funcionários.

Tudo isso diminui os conflitos e aumenta a motivação e o bem-estar do colaborador. Consequentemente, ele se sente bem na empresa em que trabalha e vê maiores possibilidades de futuro na organização.

Aumento da produtividade

Com todos esses benefícios trazidos pela qualidade de vida no trabalho, o profissional apresenta mais qualidade no desempenho, uma vez que está feliz e motivado na execução de suas tarefas. Por sua vez, a empresa otimiza seus resultados, aumentando os lucros e a rentabilidade.

Qualidade de vida no trabalho: principais benefícios e promoção na empresa
Um diálogo aberto e mais horizontal entre os colaboradores faz o profissional se sentir valorizado

Como implementar a QVT?

Para alcançar alto grau de satisfação dos trabalhadores, a organização pode adotar algumas boas práticas e estratégias de melhoria na qualidade de vida de seus funcionários.

Veja a seguir as principais técnicas que os gestores podem utilizar:

Abrir espaço para o diálogo

Ouvir a equipe e dar liberdade para que o trabalhador analise o ambiente de trabalho, proponha mudanças, dê sugestões de ideias e faça críticas construtivas é fundamental para aumentar a qualidade de vida no trabalho. Um diálogo aberto e mais horizontal entre os colaboradores faz o profissional se sentir valorizado, além de ser uma ótima maneira de coletar feedbacks para a empresa implementar melhorias.

Incentivar as pausas

Tirar um tempo para descansar é fundamental. Segundo Pesquisa sobre os “Hábitos Financeiros dos Brasileiros“, 23% dos entrevistados afirmam que as pausas para almoço e lanche estão menos frequentes, sendo que a principal causa é o aumento da demanda de trabalho.

No entanto, é importante reduzir o ritmo nos momentos de menor produtividade. As pausas são essenciais para repor as energias mentais, manter o foco e a concentração, retomando o bom desempenho na execução das tarefas.

Estimular a motivação

Trabalhar a descoberta de suas próprias motivações, desejos e sonhos ajuda no autoconhecimento do profissional e no alinhamento entre o que ele quer e como a empresa pode ajudar nesse processo.

Para tanto, pode-se, por exemplo, criar dinâmicas e proporcionar orientações profissionais. Assim, o trabalhador se sente mais motivado a alcançar as metas e os objetivos traçados, conciliando os interesses individuais com os da organização.

Valorizar o profissional

Outra eficiente técnica da QVT é investir em cursos, em um pacote completo de benefícios e no treinamento e desenvolvimento do profissional. Uma estação de trabalho adequada e projetos de ergonomia também são importantes para oferecer uma melhor condição de trabalho e mais qualidade de vida.

Dê, ainda, feedbacks construtivos que ajudem na evolução do profissional, mostrando seus erros e elogiando os acertos. O reconhecimento e a valorização do colaborador contribuem significativamente para elevar seu nível de satisfação.

Como você viu, a QVT é uma estratégia fundamental para contribuir no aumento da satisfação dos colaboradores. Com técnicas simples de serem implementadas, os benefícios são imensos, tanto para a realização do profissional quanto para o alcance de melhores resultados organizacionais.

E você, o que tem feito na sua empresa para melhorar a qualidade de vida no trabalho?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.