Há quem afirme com convicção que o reconhecimento na empresa é uma das fontes mais poderosas de motivação, satisfação e produtividade. Além de ajudar nos relacionamentos interpessoais, nível de satisfação e retenção de talentos. Quem corrobora com essa visão é o filósofo Mário Sérgio Cortella, que afirma que ser mera peça de engrenagem ou receber elogios exagerados já não basta para as pessoas.

Além de desempenhar suas funções de maneira satisfatória e receber um valor monetário equivalente ao esforço, os trabalhadores querem entregar uma contribuição social através da sua atividade e serem reconhecidos por isso. Nessa busca por propósito, as empresas têm um papel importantíssimo: reconhecer os esforços por meio de ações que realmente tenham valor para as pessoas. O capital humano é essencial para as empresas exercerem sua atividade de forma escalável e produtiva, o que leva à uma performance mais ativa e conivente com os propósitos do time e do negócio.

Por que o reconhecimento na empresa é tão importante?

O reconhecimento pessoal são formas de demonstrar que um profissional está agregando valor para a sua empresa e contribuindo positivamente para os seus resultados. Logo, essa é uma atitude essencial para estimular uma pessoa a se sentir motivada a agir ou a buscar melhorias. O nível de satisfação e a retenção de talentos são muito maiores quando uma empresa reconhece seus profissionais.

Esse é um fator tão importante para a natureza humana que existe até uma parte do nosso cérebro dedicada à ativação da sensação de prazer sempre que realizamos uma atividade que já nos gerou satisfação. Trata-se do circuito mesocorticolímbico, que faz com que nos sintamos bem ao sermos recompensados por algo.

O mais interessante é que não somos estimulados apenas pelas recompensas financeiras, como um bom salário, por exemplo. Existem diversas formas de fazer com que as pessoas se sintam reconhecidas. Se você quer descobrir quais são elas, continue conosco!

Quais as consequências da falta de reconhecimento?

De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2015, pelo International Stress Management Association, a falta de reconhecimento no trabalho é a causa do estresse de 89% das pessoas que participaram do estudo. A longa jornada dos relacionamentos interpessoais também afetam bastante a satisfação das pessoas.

A consequência disso são níveis elevados de esgotamento nos ambientes de trabalho, afetando a dedicação e a produtividade dos trabalhadores. Em comparação ao salário, a falta de reconhecimento é muito mais decisiva quando o assunto é realização, satisfação e engajamento com a empresa, o que gera em uma dificuldade em reter profissionais talentosos, que poderiam estar contribuindo para a empresa, mas podem ser levados à outras instituições.

A situação pode ser ainda mais agravante quando envolve membros da geração Y. Cortella afirma que a necessidade de imprimir propósito no que está sendo realizado é uma questão bastante forte nessa geração e isso se deve à estafa desses jovens em perceberem a conformidade dos pais com trabalhos que serviam apenas para o sustento familiar. O capital humano é crucial para as atividades saudáveis de uma empresa hoje.

De alguma forma, são essas pessoas que buscam uma mudança no modo de encarar seus empregos, que deixam de ser apenas uma fonte de recursos financeiros e se transformam em um projeto de vida. Nesse ponto, a necessidade de sobrevivência se une a um propósito maior.

Como gerar reconhecimento na empresa?

Como gerar reconhecimento na empresa?
Entendidos os pontos que levam um profissional a níveis elevados de estresse e desmotivação, vamos falar sobre os fatores que, de fato, auxiliam no reconhecimento de esforços.
Em 2016, a Gallup realizou uma pesquisa e descobriu os fatores de reconhecimento mais valorizados pelos profissionais. Confira alguns exemplos:

  • reconhecimento público, via prêmios e certificados;
  • elogios de superiores, pares e clientes;
  • promoções ou novas atribuições (como projetos importantes), que demonstram a confiança dos superiores no trabalho desenvolvido;
  • viagens, premiações e bônus;

Essa pesquisa já deixa ideias muito válidas de como reconhecer a sua equipe. No entanto, se você quer ir além e realmente colocar a mão na massa, confira essas sugestões que separamos para você.”

Esteja presente para as suas equipes

Acompanhar a execução do trabalho é um desafio profissional e estar presente para eventuais dúvidas e aumentar o clima organizacional de uma forma em que o capital humano seja satisfatório, demonstra que você está comprometido com o resultado objetivado pela empresa, além de ajudar no momento de esclarecer suas expectativas e alinhar os objetivos. Isso mostra que você se interessa pelo dia a dia das suas equipes e que está disponível para transpassar eventuais dificuldades.

No entanto, mantenha-se atento para não se tornar um “vigia” das tarefas. Esteja disponível para ajudar, faça perguntas, dê sugestões e deixe que as pessoas trabalhem.

Envolva os profissionais

Você pode instituir algum método que viabilize a participação dos profissionais em decisões às quais eles realmente podem ajudar, a nível de desafio de capital humano e profissional, com melhorias operacionais, economia de recursos ou até estabelecimento de estratégias competitivas.

Uma forma de deixar essa solução ainda mais interessante é premiar as melhores sugestões e realizar um reconhecimento público.

Permita que as pessoas escolham

Quando o assunto é reconhecimento por bonificação ou premiação, por exemplo, nada melhor do que oferecer algo que realmente tenha valor para a sua equipe. Por isso, deixe que as pessoas escolham o que é mais importante para elas.

Com isso, além de premiar, você demonstra o quanto está preocupado com a satisfação real do seu time de trabalho.

Dê pequenos mimos

Uma forma alternativa de reconhecer um profissional é dando pequenos mimos a ele. Podem ser coisas simples e baratas, mas que demonstrarão o seu apreço pelo que foi feito. É possível distribuir:

  • ingressos para shows ou cinema;
  • lavagem do carro durante o expediente;
  • meio turno de folga;
  • refeições especiais.

Comemore as vitórias

Você planeja as atividades, estabelece objetivos, estipula metas e alinha suas equipes para que elas executem o trabalho. No entanto, quando elas atingem o resultado você simplesmente comunica o objetivo alcançado e fim de papo? Não cometa esse erro!

Não deixe de comemorar as conquistas das suas equipes! Realize um almoço especial, faça um happy hour, proporcione uma folga para o setor. Não importa qual opção você escolha, não deixe que as vitórias do seu time passem em branco!

Estimule o desenvolvimento

Qual a melhor forma de reconhecer um colaborador senão mostrando o tamanho do seu potencial e ainda, de quebra, fornecendo condições dele se tornar ainda melhor? Aumente o nível de satisfação, clima organizacional e desafio profissional para maior retenção de talento para manter sua empresa estável e em evolução.

Por isso, sempre que uma conquista significativa for alcançada, considere oferecer um curso, uma capacitação ou mesmo um treinamento especial.

Potencialize o reconhecimento

Se você passar pela mesa de um dos seus colaboradores e fizer um agradecimento especial pela realização de um trabalho, já terá valido muito. Competência e liderança são essenciais para uma estabilidade e performance saudável. Agora imagine pedir para vários superiores beneficiados por esse mesmo colaborador que façam o mesmo. O resultado será muito mais eficiente, não é?

Essa é uma entre tantas formas de demonstrar a importância da participação de cada um no resultado final alcançado pela empresa.

Se você gostou desse conteúdo e quer estimular ainda mais o reconhecimento dos colaboradores da empresa em que trabalha, compartilhe o post nas suas redes sociais e leve essas informações para outras pessoas!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.