Com tantas opções de suplementos no mercado, é comum pensarmos que eles são necessários para atingir a boa saúde. E nesse movimento todo, não é difícil encontrar pessoas que trocam o bom e velho prato de comida por cápsulas, pós nutricionais e barras com várias alegações de nutrientes nos rótulos. Diante disso, surge a dúvida: dá na mesma consumir estes nutrientes via alimentação ou é melhor usar os suplementos?

Para responder à essa pergunta, a primeira coisa que precisamos lembrar é que a alimentação não é apenas um momento para ingestão de nutrientes. Ela pode, e deve, ser um momento social e cultural em que há convivência, troca de experiências e que, principalmente, dê prazer. Levando tudo isso em conta, ponto para a comida de verdade, que consegue promover ótimos momentos!

Mesmo assim, a utilização de suplementos vem se tornando mais comum a cada dia. Possivelmente isso se deve à esperança que as pessoas têm de obter resultados rápidos de perda de peso ou até mesmo substituir as refeições de maneira mais prática. O que muita gente esquece é que nem sempre os suplementos são equilibrados de maneira adequada e podem até apresentar efeitos colaterais.

Suplementos

Há exemplos de suplementos polivitamínicos no mercado que oferecem quantidades maiores do que a real necessidade e até mesmo o limite tolerável pelas pessoas. O problema disso é que algumas pesquisas têm mostrado que uma má suplementação pode aumentar o risco de doenças do coração. O excesso de proteínas também pode sobrecarregar a função dos rins. Como esses efeitos negativos para a saúde estão sendo investigados, é preciso ficar atento!

Além disso, não podemos esquecer que quando consumimos um alimento, estamos ingerindo muito mais do que um nutriente, ingerimos junto uma combinação de componentes de uma vez só! No entanto, vale ficar ligado, pois sabe-se que há interação entre os nutrientes no alimentos, o que pode favorecer ou não o aproveitamento dos mesmos pelo organismo.

De qualquer forma, é importante deixar claro que em alguns casos a suplementação é realmente necessária e pode oferecer benefícios à saúde. Entretanto, a avaliação e acompanhamento de uso devem ser realizados por um profissional habilitado, como um nutricionista. Nunca utilize suplementos sem prescrição, ok?

E é por esses motivos que podemos afirmar que não dá na mesma comer comida ou tomar suplemento! Sempre que possível, prefira a comida de verdade, que em geral, consegue suprir todas as nossas necessidades nutricionais. Deixe os suplementos apenas como auxiliares em casos que realmente seja preciso e recomendado por um profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.