O Brasil é o segundo país do mundo mais estressado e, com a pandemia, esse problema que afeta milhares de brasileiros aumentou ainda mais. Trabalho, estudos, finanças, cuidados com a casa e com os filhos são algumas das maiores preocupações que levam aos picos de estresse. Os sintomas podem ser muitos: dormência nos braços, sensação de fraqueza, dor de cabeça, tontura, falta de ar, entre outros.
Para evitar que o estresse cause mais problemas para sua vida, é necessário se cuidar, tanto da mente quanto do corpo. Diversas pesquisas apontam que a respiração melhora o sistema imunológico, diminui a frequência cardíaca e promove a sensação de calma. Isso consequentemente, reduz o estresse e sintomas associados à ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos.
Respirar de maneira calma e consciente faz o cérebro entender que está tudo bem. É possível exercitar a respiração todos os dias, em qualquer lugar. Para te ajudar nessa prática, separamos algumas técnicas que contribuem com a sensação de bem-estar e calma. Anote aí:
Respiração alternada
1- Sente-se em uma posição confortável e fique à vontade para começar a prática;
2- Tampe a narina esquerda com o dedo indicador e inspire pela outra narina contando até cinco;
3- Tampe narina direita com o indicador e use o lado que puxou o ar para soltá-lo (narina esquerda);
4- Repita o procedimento cinco vezes;
Essa respiração pode ajudar a limpar as vias e te deixa pronto e disposto para enfrentar o dia.
Respiração 4-7-8
1 – Após se deitar, inspire pelo nariz enquanto conta até quatro. Coloque a ponta da língua no céu da boca, atrás dos dentes superiores da frente. Não a mexa durante a técnica;
2 – Prenda a respiração por sete segundos. Inspire por dois segundos, segure por três e meio e, depois, expire por quatro;
3 – Por fim, expire pela boca contando até oito. Ao expirar, emita o som de “whoosh”. Sempre puxe o ar de forma silenciosa e exale fazendo barulho.
Respiração abdominal
1- Sente-se com as costas eretas ou fique deitado;
2- Coloque as mãos sobre a barriga;
3- Respire devagar, infle a barriga e encha os pulmões de ar contando até cinco;
4- Dê uma pausa de dois segundos;
5- Exale lentamente, contando até seis;
Em situações limite, a respiração abdominal pode te ajudar a voltar a um estado mais relaxado. Fazendo essa técnica por 10 minutos ao dia, você já começa a sentir os benefícios.
Respiração quadrada
1- Comece respirando devagar
2- Inspire contando até 4 e expire contando até 4
3- Aos poucos, vá aumentando a contagem
Se não conseguir começar contando até 4, conte até 3 e aumente aos poucos. Essa respiração ajuda a afastar os pensamentos negativos, controlar uma crise de ansiedade e reduzir o estresse.
Durante a prática dessas técnicas preste atenção em como o ar entra e sai do seu corpo. Se sua mente se distrair, comece a contar “mil e um, mil e dois, mil e três…”, pois ajuda a focar mais no momento e a contagem equivale a um segundo.
Depois de exercitar sua respiração, você pode tomar chás que ajudam a relaxar. Clique aqui e confira quais são.