Resistir a um pedaço de chocolate pode ser considerado um verdadeiro desafio para muita gente. Afinal, esse é um dos doces mais apreciados do mundo e presente nas mais diferentes – e saborosas – receitas. E para quem sente um pouco daquela inevitável culpa ao sair da dieta para degustar o alimento, uma boa notícia: são diversos os benefícios do cacau para a saúde. Ele pode auxiliar até na perda de peso.
É claro que isso não quer dizer que está liberado o consumo de qualquer tipo de chocolate. Para que essa seja uma opção saudável de se incluir na rotina alimentar, é preciso investir no chocolate com alto teor de cacau, contendo pelo menos 60% do fruto em sua composição. Por isso, quanto mais amargo, melhor!
Por que incluir o cacau na alimentação
Confira cinco motivos que fazem do cacau um alimento poderoso na manutenção da sua saúde:
Ajuda na perda de peso
Há pelo menos três razões para o cacau ajudar a fazer as pazes com a balança: ele possui substâncias que provocam a sensação de saciedade, o que retarda a fome e colabora para o emagrecimento; ele acelera o metabolismo e, consequentemente, ajuda na queima de calorias; e, por fim, ele também reduz as taxas de colesterol ruim (LDL) no organismo, isto é, o acúmulo de placas de gordura.
Atua como fonte de energia
O cacau é fonte de teobromina, uma substância que age como estimulante no organismo. Além disso, possui cafeína em sua composição, o que colabora para dar mais energia e ainda ajuda na concentração e na memória.
É rico em antioxidantes
Este fruto ainda é um poderoso antioxidante, o que significa que suas substâncias (especialmente fitoquímicos e flavonoides) combatem os radicais livres, esses elementos famosos por causar danos às células e causar, entre outros problemas, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças como o câncer.
Gera sensação de bem-estar
O alimento também estimula a produção de substâncias responsáveis por melhorar o humor, causar a sensação de prazer e promover o bem-estar. Ao mesmo tempo, o chocolate amargo ainda reduz os níveis de cortisol, o hormônio que causa estresse, alterações da produção hormonal, processos inflamatórios e o aumento da pressão sanguínea.
Age como anti-inflamatório natural
Alguns nutrientes fazem do cacau um anti-inflamatório natural e, portanto, um poderoso aliado na recuperação pós-treino. O alimento ameniza o processo inflamatório causado pelo “remodelamento dos músculos” após o esforço intenso.
Mesmo com tantos benefícios para o organismo, é preciso ter consciência de que não se deve consumir o chocolate (mesmo o amargo) em grandes quantidades. Afinal, o produto também é fonte de gordura e de açúcar. O indicado é não ultrapassar de 25g a 30g diários, o que equivale a uma barrinha pequena. Usufrua com moderação e faça desse “doce da felicidade” um aliado de sua saúde.