O dia do pagamento é sempre o ponto alto do mês, né?

Mas dá aquele arrepio na espinha quando quase todo o valor recebido é utilizado para pagar contas da casa, ir ao mercado, lidar com gastos de última hora e ainda acertar a fatura do cartão.

Se só de ler a lista acima você já sentiu palpitações, fique tranquilo! Vamos te ajudar a encontrar soluções que facilitem seu planejamento financeiro e te ajudem a poupar dinheiro todo mês

Bora lá?

Tenha uma visão clara dos seus gastos

Antes de pensar em poupar, é preciso ter uma visão objetiva sobre o seu custo de vida mensal. Quais são seus gastos fixos e variáveis? É possível diminuir algum deles?

Para te auxiliar a enxergá-los de forma simples, anote em um caderno ou faça uma planilha de tudo o que consome seu dinheiro: contas da casa, gastos com alimentação, lazer, saúde, pets e outros. 

Separe os gastos fixos dos variáveis

Quais são os gastos que não podem ser cortados (conta de luz, água e aluguel) e quais sofrem variações ao longo dos meses e podem ser repensados (gastos com restaurante, viagens e cartão de crédito)?

Ao separar os gastos fixos dos variáveis, você conseguirá estimar qual valor mensal é indispensável para a manutenção da sua vida e qual quantia é mais flexível para ser trabalhada de forma a poupar uma parcela do seu dinheiro.

Como começar a poupar dinheiro por mês?

Agora que você já sabe quais são os seus gastos, como diminuí-los?

A ideia aqui não é cortar drasticamente seus momentos de lazer ou proibir aquela comprinha que você ficou meses planejando, mas entender o que dentro dos seus gastos variáveis pode ser reduzido. 

Então pode respirar aliviado, porque você não vai precisar deixar de comer aquela pizza deliciosa na sexta-feira à noite, mas pode diminuir a frequência mensal disso.

Algumas dicas que podem te ajudar a manter o foco 

Evite compras por impulso, tá? 

Antes de adquirir qualquer coisa, avalie se é um gasto realmente necessário e se o item a ser adquirido vai ser útil a longo prazo. Isso porque grande parte dos gastos variáveis vêm de decisões tomadas sem muita reflexão!

Além disso, existem outros gastos que podem ser repensados, como:

  • Assinaturas de streamings;
  • Compras on-line;
  • Delivery;
  • Passeios e viagens;
  • Presentes;
  • Academia;
  • Itens de vestuário.

Estabeleça uma porcentagem ou valor fixo para poupar

Tendo uma visão objetiva do seu gasto mensal, ficará mais fácil estipular uma quantia para poupar todos os meses. Comece com um valor que não fará falta, para não correr o risco de precisar usar o valor poupado. 

É interessante apostar em valores mais baixos inicialmente, visto que isso pode ajudar a manter a constância e transformar o hábito de poupar em rotina.

Priorize e automatize suas economias 

Entenda o valor que você vai poupar como um investimento fixo e trate-o como uma prioridade tão relevante quanto às contas do início do mês.

Se possível mantenha essa transação em modo automático, dessa forma, assim que o salário cair, ele já é poupado e você não corre o risco de vê-lo disponível e utilizá-lo para outras finalidades.

Revise seus gastos e ajuste sua prioridade financeira periodicamente

Se todo mês a fatura do seu cartão de crédito vem alta e você não se lembra de ter gastado tanto assim, pode ser um indicativo de que houve alguma decisão impulsiva. Por isso, planeje compras não essenciais e avalie se elas estão alinhadas às suas necessidades e objetivos financeiros. 

Além disso, não se esqueça de definir prioridades e objetivos que você gostaria de alcançar primeiro. Revisar seu orçamento periodicamente é essencial para garantir que ele seja cumprido.

Evite fazer dívidas

Tão importante quanto poupar é garantir que no meio no caminho não serão feitas dívidas, por isso, caso surja algum imprevisto, conte com as facilidades do saque-aniversário do FGTS oferecidas pela Alelo em parceria com a Digio

A solicitação é feita por meio do app Meu Alelo, de forma 100% digital e o prazo para o depósito do dinheiro na sua conta é de até 2 dias. 

Basta acessar sua conta no app FGTS e aderir à modalidade saque-aniversário para aproveitar as vantagens de antecipá-lo, como:

  • Acesso ao dinheiro no momento da sua necessidade;
  • Uma das menores taxas de juros em produtos de crédito comercial;
  • Garantia de que seu orçamento mensal não será comprometido, porque não haverá cobranças mensais pelo saque antecipado;
  • O pagamento da dívida será integralmente feito na data da parcela anual prevista para a modalidade;
  • Não há necessidade de avaliação de risco de crédito.

Saiba mais sobre como antecipar o saque-aniversário com a Alelo e a Digio. E, se preferir, pode falar com a Digio pelo WhatsApp:

Fale com a Digio

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.