A flexibilidade no trabalho significa ser capaz de se adaptar rapidamente às novas circunstâncias à medida que surgem. Um funcionário flexível pode mudar seus planos para navegar ou superar obstáculos imprevistos. Já um empregador pode encorajar essa maneira de pensar, dando aos funcionários a liberdade de escolher como trabalhar, incluindo seus próprios horários e locais de trabalho, coisas que podem ser mantidas por escritórios flexíveis.
Se os eventos recentes nos ensinaram algo sobre como e onde trabalhamos, é que estimular a capacidade de lidar com situações inesperadas traz benefícios em todos os aspectos de nossas vidas – profissional e pessoal.
O que é um profissional com flexibilidade?
O que significa ser flexível? Pode parecer um traço intrínseco de personalidade visto de fora, mas, na verdade, ser flexível tem tudo a ver com preparação e aceitação de que as coisas vão mudar.
Embora seja impossível esperar o inesperado, o profissional flexível pode antecipar novos desenvolvimentos antes que eles aconteçam e ter um plano de ação pronto para atender a ocasião. O impacto de certos eventos pode ser pensado muito antes de eles acontecerem.
Ao aceitar que coisas imprevisíveis acontecerão, o profissional pelo menos se encontrará com a mentalidade correta para reagir a elas. Uma mudança repentina pode ser estressante, mas esse estresse é exacerbado pela sensação de que você perdeu o controle. Ao se preparar para resultados imprevistos, você pode manter melhor o controle sobre a situação e se posicionar melhor para lidar com as consequências.
Os trabalhadores com orientação para a flexibilidade não dizem “não é meu trabalho” ou “devo fazer?” quando são solicitados a assumir uma nova tarefa. Em vez disso, funcionários flexíveis modificam sua abordagem às tarefas, com base nas preferências das partes interessadas e nas demandas exclusivas de cada situação.
Como funciona a flexibilidade no trabalho?
Uma mentalidade flexível é uma atitude que responde bem à mudança. A forma mais básica de trabalho flexível pode ser tão simples quanto escolher seus próprios horários de início e término. Mas um local de trabalho flexível também pode envolver novos modos de trabalho, como compartilhamento de funções, trabalho remoto e semanas de trabalho condensadas.
Para os funcionários, a liberdade de escolher como, onde e quando trabalhar tem um impacto mensurável na satisfação no trabalho e na produtividade. Ser capaz de moldar seu dia de trabalho em torno de obrigações pessoais permite que eles encontrem um equilíbrio mais saudável entre vida profissional e pessoal e direcionem sua energia para a motivação no trabalho.
O que é ter dinamismo no trabalho?
É uma estratégia para responder às mudanças nas circunstâncias e expectativas. Os funcionários que abordam o trabalho com uma mentalidade flexível são geralmente mais valorizados pelos empregadores. Da mesma forma, os empregadores que cultivam um ambiente de trabalho flexível são atraentes para os funcionários.
Para atrair e reter seus funcionários, saiba mais sobre psicologia organizacional em nosso blog. Aproveite para saber sobre rotatividade de pessoal e ficar por dentro das tendências no mundo do RH!