Embora o nosso querido cafezinho seja a bebida mais consumida no Brasil, muitas dúvidas existem sobre os benefícios e malefícios desta bebida no organismo.
Por isso, a Alelo esclarece alguns deles hoje. Vamos ver?
Esclarecendo dúvidas sobre o café
O café pode aumentar o LDL (gordura ruim)?
VERDADE! Isso pode ocorrer devido à algumas substâncias presentes no café conhecidas como cafestol e kahweol.
Estudos mostram que estas substâncias podem aumentar a quantidade de LDL e colesterol total no sangue.
Porém, isso pode variar de acordo com o modo de preparo, por exemplo: ao colocar água quente para o preparo do café, parte dessas substâncias é retirada e fica no líquido que não é coado.
Portanto, ao utilizar um coador de papel, estas substâncias são retidas. Vale ressaltar também que esta alteração pode ocorrer apenas se o consumo for excessivo, com uma dosagem acima de 3 expressos por dia.
Consumir café faz mal para o estômago?
DEPENDE. Algumas pessoas sentem desconfortos gastrointestinais após ingestão de café.
Sabe-se que este desconforto não pode ser atribuído apenas à cafeína, pois estudos mostram que alguns indivíduos apresentam incômodos até mesmo com café descafeinado.
Nestes casos, isso ocorre porque o café estimula a produção de ácido gástrico, o que pode irritar a mucosa do estômago e explicar os desconfortos.
No entanto, vale reforçar que não existem evidências que comprovem que o café seja prejudicial e possa provocar problemas gástricos em pessoas sadias. O seu consumo deve ser evitado nos casos de pessoas que já apresentam alguma alteração gástrica.
Tomar café emagrece?
MITO! Embora o café seja considerado uma substância termogênica, ou seja, que pode aumentar o gasto energético total de forma discreta, como já falamos aqui no portal, para emagrecer de maneira eficaz é preciso ter um balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que consome.
O café pode ajudar a aliviar dor de cabeça?
VERDADE! Uma dos fatores que causam as indesejadas dores de cabeça pode estar relacionado à dilatação de vasos sanguíneos presentes nessa região.
Como a cafeína é uma substância vasoconstritora, ela pode ajudar a combater esta dor. Este é um dos motivos pelo qual diversos remédios para dor de cabeça possuem cafeína em suas fórmulas.
O café, como todos os outros alimentos, pode perfeitamente fazer parte de uma alimentação saudável, desde de que forma equilibrada! Portanto, você pode aproveitar aquele cafezinho logo de manhã ou após o almoço sem culpa!
Veja mais informações navegando pela Alelo.