Hoje em dia é muito comum vermos praticantes de exercício físico, especialmente musculação, consumindo diversos suplementos alimentares. Dentre eles, o Whey Protein é um dos mais famosos e mais consumidos. Mas você sabe o que é e para o que serve? Será que faz bem para a saúde? Qual a melhor forma de consumir?
Por isso, separamos algumas dúvidas e viemos esclarecer aqui para você:
O que é Whey Protein?
Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite que apresenta alto valor biológico. Simplificando, isso quer dizer que possui uma excelente composição de aminoácidos e ótima absorção.
Para que serve?
A proteína é o principal nutriente responsável pela recuperação e construção muscular, por isso os praticantes de atividade física tem uma maior preocupação com a quantidade ingerida desse nutriente. Por conter características de melhor digestão e absorção, as proteínas do soro do leite são comumente utilizadas como suplementos por este público.
De qualquer forma, é preciso ficar ligado pois não é porque você pratica alguma atividade física que necessariamente deve inserir whey protein em sua alimentação. Fatores como duração e intensidade de atividade física, objetivos a serem alcançados, sexo, idade e estilo de vida e alimentação devem ser respeitados em primeira mão.
Estudos têm mostrado que além de apresentarem alto valor biológico, as proteínas do soro do leite possuem substâncias que também atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores imunológicos e como fatores crescimento.
Além disso, pesquisas mais recentes tem buscado entender outras aplicações para o whey protein na saúde, porém ainda é cedo para fazer afirmações mais sólidas.
Todas as marcas comercializadas são iguais?
Atualmente no mercado é possível encontrar três principais formas de Whey Protein: concentrado, isolado e hidrolisado. Vamos entender a diferença entre eles?
Concentrado = Possui concentração de proteínas que varia de 70% a 80% (dependendo do fabricante) e tem baixo teor de lactose. A absorção deste Whey é mais lenta, visto que tem outros componentes que influenciam na digestão.
Isolado= Essa é forma mais pura da proteína, apresentando até 95% de proteínas, além de ter baixa quantidade, ou zero, de gordura e carboidratos. Sua absorção é mais rápida que a forma concentrada.
Hidrolisado= Dentre as três opções, e o que apresenta a melhor e mais rápida absorção, pois nesta versão as proteínas já encontram-se quebradas em unidades menores, prontas para serem utilizadas pelo organismo.
Quem precisa consumir Whey?
Em geral, uma alimentação variada e equilibrada é capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. A indicação de suplementos nutricionais, entre eles o Whey Protein, ocorre quando a alimentação habitual não consegue suprir todas as necessidades nutricionais do indivíduo ou quando há alguma deficiência importante, portanto, são recomendações que precisam ser avaliadas individualmente. Além disto, em alguns casos a opção de se realizar uma refeição completa não é viável, fazendo da utilização de suplementos uma alternativa.
É importante ressaltar que quem deve indicar a utilização de suplementos é sempre um profissional de saúde habilitado, como nutricionistas e médicos especialistas, que irão avaliar cada caso de acordo com as características pessoais e estilo de vida de cada um.
Lembre-se de nunca utilizar nenhum tipo de suplemento sem orientação profissional. Afinal, o que é bom pro seu amigo ou vizinho, pode não ter o mesmo efeito para você.
Continue conectado ao Blog da Alelo para ter mais informações sobre atividades físicas.