Com a nossa rotina cada vez mais agitada, fica difícil parar, respirar e se concentrar, né? Por isso, muitas pessoas têm encontrado dificuldade em organizar melhor o tempo. 😔
E não há dúvidas de que isso afeta diretamente na produtividade. Isso porque quando você não consegue fazer uma organização assertiva das suas atividades, pode desfocar e ter problemas de concentração, procrastinar, entre outras consequências.
Ao planejar e priorizar as tarefas que são necessárias no seu dia a dia, você evita procrastinação e se concentra nas mais importantes. Com isso, otimiza seu tempo e consegue ser mais produtivo.
Mas, se esse é o seu caso, fique tranquilo, trouxemos um conteúdo perfeito para você!
Preparamos uma listinha com alguns livros superinteressantes que trazem dicas preciosas para você melhorar sua habilidade de organização das atividades da rotina!
Vamos lá?
O Poder do Hábito
Este livro de Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, é um clássico quando falamos sobre gestão de tempo e mudança de hábitos.
“O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios” mostra que entender os hábitos e transformá-los, quando necessário, é a chave para o sucesso.
Logo no início da obra, o autor reflete: “Transformar um hábito não é necessariamente fácil
nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível.” Leia um trecho do livro aqui.
Esse livro superinteressante vai trazer ensinamentos importantíssimos para pensarmos sobre o que estamos fazendo em nosso dia a dia que pode estar atrapalhando diretamente nossa produtividade.
A magia do gerenciamento do tempo
Outro livro essencial quando falamos sobre organizar as tarefas da rotina é a obra: “A magia do gerenciamento do tempo: Como organizar sua vida, definir prioridades e tornar seu dia muito mais produtivo”, de Lee Cockerell.
Neste texto, o autor discute sobre gerenciamento de tempo com base em sua experiência na Disney, onde atuou como vice-presidente executivo de operações do Walt Disney World ® Resorts.
Lee Cockerell liderou uma equipe de 40 mil funcionários e cuidou da operação de 20 resorts, 4 parques temáticos, 2 parques aquáticos e o complexo esportivo ESPN.
“Entre outros segredos, Lee revela que, para alcançar o sucesso e a felicidade, você precisa ser organizado não apenas na vida profissional (fazendo controles de qualidade, checklists etc.), mas também na vida pessoal. Senão, de que forma você transformará seus sonhos em realidade?”, diz a sinopse do livro.
Ao longo desta obra, Cockerell vai ensinar a planejar com cuidado o dia, o mês e até o ano todo para que você esteja mais focado e consiga alcançar seus objetivos. Legal demais, né? 🙂
Faça tempo
“Faça tempo: 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada”, de Jake Knapp, com John Zeratsky e Braden Kowitz, também traz insights supervaliosos sobre como não procrastinar e ser mais produtivo.
“Jake Knapp e John Zeratsky passaram anos buscando maneiras de ajudar as pessoas a otimizar energia, concentração e tempo. Então reuniram as táticas mais eficientes em uma estrutura diária de quatro passos, para que qualquer pessoa fosse capaz de esquematizar o próprio dia de maneira mais sistemática”, conta a sinopse.
Este guia te ajuda com pequenas mudanças – e soluções reais – para que você passe a priorizar o que é importante.
Nele, você não vai encontrar dicas irreais, mas sim dicas práticas para parar de procrastinar!
A técnica Pomodoro
Já ouviu falar sobre “a técnica pomodoro”? É exatamente sobre ela que você vai aprender no livro de Francesco Cirillo.
Esse sistema, que propõe que você trabalhe e faça suas atividades em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso, mostrou-se muito eficiente e assertivo, e já ajudou milhões de pessoas ao redor do mundo!
“Procurando combater a ansiedade e terminar as leituras para uma prova quando era universitário, Francesco Cirillo desenvolveu o que se tornou seu famoso sistema para melhorar a produtividade. Usando um timer de cozinha em forma de tomate (pomodoro em italiano), ele dividiu o tempo em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso entre eles”, revela a sinopse.
De acordo com a sinopse, com essa técnica, você consegue:
- aliviar a ansiedade;
- aumentar o foco e a concentração ao diminuir as interrupções;
- ampliar a consciência sobre as próprias decisões;
- impulsionar a motivação e mantê-la constante;
- sustentar a determinação para atingir objetivos;
- aprimorar processos de estudo ou trabalho;
- fortalecer a determinação para continuar dedicando-se a situações complexas.
Uma dica: se você prefere o livro físico, busque-o em sebos, onde você vai conseguir a obra por um precinho bem mais em conta! Procure aqui. 😉
Produtividade para quem quer tempo
“Produtividade para quem quer tempo: aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais” é o livro perfeito para quem busca conciliar as atividades do dia a dia e tempo para lazer e diversão!
A obra escrita por Geronimo Theml vai mostrar que as consequências da falta de produtividade são frustrantes, visto que você nunca tem tempo para nada – nem mesmo para cumprir suas próprias metas.
E para lidar com isso, o autor vai ajudar o leitor a ter resultados sem precisar trabalhar mais. Ele vai ensinar como criar tempo para fazer tudo o que precisa ser feito e ainda conseguir cuidar de si mesmo!
A tríade do tempo
De Christian Barbosa, “A tríade do tempo” também discorre sobre como organizar o tempo para conciliar a vida profissional e pessoal da melhor maneira possível.
“Com base em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo, ele apresenta um inovador método de planejamento pessoal que vai ajudar você a organizar sua vida e a se tornar mais produtivo. A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada”, conta a sinopse.
Neste livro, você conhece um método assertivo de gerenciamento de tempo, evita a procrastinação e consegue equilibrar vida pessoal e profissional!
Dica: o livro está disponível para quem é assinante Kindle Unlimited! 🙂
Bônus: O princípio do progresso
Se você curtir as leituras e quiser aprender um pouco mais sobre desempenho pessoal, aqui está um livro para você incluir na lista: “O princípio do progresso”, de Teresa Amabile e Steven Kramer, especialmente se você é líder.
“O princípio do progresso mostra como remover as barreiras mais comuns ao progresso, tais como tarefas sem significado e relacionamentos tóxicos, e ressalta o grau de prejuízo que estes fatores podem gerar. Também explica como ativar duas forças que auxiliam o progresso: ‘catalisadores’ – eventos que facilitam diretamente o trabalho no projeto, como metas e autonomia; e ‘nutridores’ – eventos interpessoais que estimulam os empregados, como encorajamento, demonstrações de respeito e coleguismo”, mostra a sinopse.
Com conselhos práticos e baseado em exemplos de vida real, esta obra traz dicas essenciais para você maximizar o desempenho de seu pessoal.
Bônus 2: Mindset
Você provavelmente já ouviu falar sobre: “Mindset”, livro da ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, Carol S. Dweck.
Nesta obra, a professora vai discutir sobre a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset” e que está diretamente relacionado com a forma como nos relacionamos com as nossas metas e objetivos.
Segundo a sinopse, “Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado”.
Se você quiser, além de gerir melhor o seu tempo, melhorar a sua relação com os seus objetivos, este livro é um excelente guia!