O organograma nada mais é do que uma estrutura, representada em gráficos e tabelas, que tem a função de organizar o mapa profissional de uma empresa, ou seja, organizar a hierarquia, as funções e os deveres de cada colaborador.
Todo organograma tem um modelo, mas tudo vai depender da cultura organizacional da empresa. Hoje, falaremos sobre o organograma vertical para você entender exatamente como funciona e implementar na sua empresa. Vamos lá?
Como funciona o organograma vertical?
O modelo de organograma vertical é o mais comum entre as empresas. Isso porque ele oferece uma melhor visualização da hierarquia e organização dos funcionários, ligando cada profissional às suas funções: os líderes e os subordinados.
Ter um mapeamento em formato de organograma é essencial para garantir o bom funcionamento dos fluxos de trabalho das empresas. Veja um exemplo:
Qual a diferença entre hierarquia horizontal e vertical?
Como falamos no tópico anterior, o organograma vertical consiste em estruturar relações de hierarquia entre os colaboradores, atribuindo fluxos e funções para cada um deles.
No caso da hierarquia horizontal, não existem cargos mais altos. Juntos, os líderes e subordinados desenham um plano organizacional em que todos têm as mesmas funções e responsabilidades. Isso faz com que os funcionários se envolvam de forma mais complexa nas rotinas da empresa e se sintam parte das tomadas de decisão.
Como saber se o organograma vertical é o melhor para a sua empresa
O melhor modelo de organograma para a sua empresa vai depender da cultura organizacional e também do comportamento geral dos colaboradores.
Alguns funcionários sabem lidar com a autogestão, outros precisam de orientações mais precisas de um líder para conduzir as demandas.
Portanto, não existe melhor ou pior modelo de organograma. O importante é entender qual deles funciona melhor para a sua empresa.