Este sextou traz Brasil e Croácia pelas quartas de final!
A seleção croata participa de sua sexta edição do campeonato como país independente, já que até 1990 era parte da antiga Iugoslávia.
Com sua independência, em 21 de Dezembro deste mesmo ano, a bandeira atual foi adotada oficialmente.
As cores das listras na bandeira representam o movimento pela união dos povos eslavos do começo do século XX. Já o padrão em xadrez branco e vermelho, seria uma representação da formação do povo croata.
Esta padronagem quadriculada é a inspiração para o uniforme da seleção da Croácia, que em 2018 chegou à sua primeira final conquistando o vice-campeonato mundial, sua melhor participação até então.
Já no histórico de disputas com o Brasil, o saldo é positivo para os canarinhos. Este será o 5º jogo entre as seleções, com duas vitórias em Copas e uma vitória e um empate em amistosos.
Por isso, a aposta é em um belo piquenique em campo!
É piquenique ou almoço?
Já que a mesa está posta, confira algumas inspirações para assistir ao jogo desta sexta:
Presunto de Ístria com Pag
Feito de coxa de porco sem pele, este presunto fica curtindo por até 18 meses com sal marinho e especiarias, como pimenta, alho, folhas de louro e alecrim.
Costuma ser servido com o Queijo Pag, uma das comidas típicas mais famosas da Croácia, produzido com leite de ovelhas da ilha de Pag, no Mar Adriático. E o que torna este queijo tão único e especial é a própria ilha.
Isso porque lá bate um vento frio chamado “Bora”, que joga sal marinho na terra que, por sua vez, infunde as plantas onde as ovelhas pastam.
Assim, esta alimentação super chique baseada em arbustos aromáticos, faz com que o leite produzido tenha um sabor diferenciado.
Por fim, o queijo é maturado por 18 meses, até que chegue em uma consistência semelhante ao do parmesão.
Para abrasileirar este prato, vale aquela famosa combinação de salaminho com queijo da canastra. Pega o seu Alelo e já garante!
Boškarin
Preparado com carne dos bois da Ístria, é servido de diferentes formas: em um molho saboroso com macarrão ou nhoque, como salame ou bife e até em sopa.
Na imagem, o Boškarin é servido com trufas e batatas.
Na versão brasileira, aquele churrasco com farofa vai muito bem também!