Aumentar as vendas de um negócio é um desafio e tanto, não é? E quando falamos de restaurantes, muitos se perguntam como tornar o estabelecimento mais lucrativo. Uma das soluções pode ser estabelecer ações que aumentem o ticket médio de consumo.
Isso mesmo, nem sempre aumentar as vendas significa necessariamente aumentar o número de clientes. No caso específico dos restaurantes, o ticket médio é um ótimo indicador de sucesso. Mas para aprimorá-lo, é necessário mais do que um bom cardápio.
Esse é o momento de colocar em prática estratégias de marketing e gestão de negócios. Quer saber como impulsionar o ticket médio do restaurante? Trazemos algumas dicas.
O que é ticket médio?
De forma resumida, o ticket médio representa o valor médio gasto por cliente no restaurante. Ele é um dado importante para que o gestor consiga identificar as tendências de consumo.
Essa informação serve como base para avaliar o desempenho do estabelecimento. Por exemplo, se o ticket médio está caindo é sinal de que os clientes estão insatisfeitos com algo, como qualidade da comida ou atendimento.
Outra vantagem é a otimização dos recursos. Se você souber quanto cada cliente consome em média, terá uma base importante para saber quais alimentos e em quais quantidades deve comprar.
Como calcular o ticket médio?
Calcular o ticket médio é bem simples. Primeiro, você deve delimitar o período que deseja avaliar (um dia, uma semana, um mês, etc.). Depois, divida o faturamento do restaurante pelo número de clientes que consumiram no tempo estipulado.
Exemplo: O seu restaurante teve um faturamento de R$ 150 mil em um mês e você vendeu 4.000 refeições no período.
R$ 150.000 /4000 = R$ 37,5
Com o resultado, você terá uma média do quanto cada cliente consumiu por refeição e poderá avaliar se há espaço para melhorias
Na Alelo, você pode acessar a pesquisa de preço médio que contempla 51 municípios brasileiros e mostra valores médios de refeições. Em São Paulo, por exemplo, a última pesquisa revelou um ticket médio de R$ 53,12, variando de R$ 36,94 no comercial e R$ 71,06 à la carte.
Esse índice pode te ajudar a avaliar se está acima ou abaixo da média em determinada região. Leia mais aqui sobre como manter o preço competitivo no seu restaurante.
Dicas para aumentar o ticket médio
São várias estratégias que podem ser colocadas em prática, sendo a maioria delas aplicáveis em estabelecimentos de todos os portes. Confira!
Crie opções de combos
Essa é uma estratégia bastante conhecida no ramo alimentar. Por exemplo, locais que vendem lanches costumam oferecer um combo que inclui batata-frita. Sem esse combo, muitos clientes optariam por comprar apenas o lanche, diminuindo o ticket médio.
Ao invés de disponibilizar apenas os pratos principais, tente montar combos que venham acompanhados com saladas, bebidas ou sobremesas. Porém, planeje com cuidado e veja se faz sentido ter todas aquelas opções juntas em uma refeição.
Evite criar opções apenas pensando que vão ser mais rentáveis. Analise quais os pedidos estão sendo sucesso de venda e os que estão em alta e tente uni-los com outros desconhecidos, mas que sejam saborosos.
Crie programas de fidelidade
Uma alternativa para fazer o ticket médio crescer é aumentar a frequência com que os clientes visitam seu restaurante. Para isso, o consumidor precisa se sentir especial.
Uma das práticas mais comuns é oferecer um cartão com selos que darão uma refeição gratuita quando atingir um certo número. De tempos em tempos, você pode também preparar uma pesquisa de feedback para entender como esses clientes gostariam de ser presenteados.
Com o Alelo Mais Clientes, você faz tudo de forma digital. É possível programar uma campanha de Cashback para devolver uma quantia direto no Alelo Refeição do cliente! E você ainda conta com a divulgação do seu restaurante no app Meu Alelo.
Assim, as pessoas que recebem o benefício e encontram-se próximas ao seu estabelecimento saberão que tem promoção boa na área!
Foque na experiência
Todo mundo gosta de ser bem atendido quando vai comer fora, não é mesmo? Portanto, é obrigação do restaurante prestar um atendimento de qualidade caso o objetivo seja aumentar o ticket médio.
Para isso, ofereça treinamentos para a equipe. Um time de colaboradores bem preparados pode responder às dúvidas dos clientes com rapidez e ajudar a oferecer opções e variações que vão aumentar o consumo.
Além do atendimento, transforme o ambiente em uma atmosfera diferenciada, de acordo com o tipo de culinária que o restaurante trabalha.
Faça uma decoração que transmita as sensações que você deseja, acrescentando elementos estéticos para compor o cenário. Pense em uniformes para a equipe que combinem com o local e considere a inclusão de música ambiente.
Certifique-se de que a apresentação dos pratos seja atraente e que os clientes sejam servidos de forma rápida. Lembre-se de que clientes bem atendidos se tornam promotores do seu negócio, indicando para amigos e parentes.
Faça promoções
Quer maneira melhor de agradar aos clientes do que oferecer descontos? Aproveite a sazonalidade para criar promoções.
Durante o início da semana e feriados prolongados, por exemplo, o movimento tende a ser mais baixo, provocando oscilações no consumo. Uma dica é oferecer opções diversificadas no cardápio e pratos especiais nessas ocasiões para atrair os clientes.
No delivery, vale a pena promover também promoções relâmpago. Considere que esses descontos são uma oportunidade dos clientes experimentarem pratos menos conhecidos da casa, o que pode elevar o ticket médio.
Gostou dessas dicas? Agora, é colocar em prática para ter um bom desempenho das vendas.