Você já parou para pensar o que faz da sua empresa um ótimo lugar para trabalhar? Ou por que um candidato escolheria a sua companhia em vez de outra? A resposta para essas perguntas podem estar no Employee Value Proposition (EVP). 

O EVP é a proposta de valor que a sua organização oferece aos seus colaboradores. Mais do que apenas salários e benefícios, ele engloba tudo o que torna o ambiente de trabalho atrativo e motivante.

Para você saber mais sobre o tema, preparamos um texto completo sobre este conceito – que vai fazer a diferença para sua cultura organizacional e para a atração e retenção de talentos.

Vamos nessa?

O que é Employee Value Proposition (EVP)? 

Em tradução para o português, EVP significa “Proposta de Valor ao Colaborador”, que corresponde a tudo aquilo que uma empresa proporciona aos colaboradores em troca do tempo e esforços investidos no trabalho.

É importante ressaltar que é mais do que uma combinação entre a remuneração e os benefícios. Esse conceito tem como ideal estabelecer um equilíbrio entre recompensas tangíveis e intangíveis (propósito de trabalho, a cultura da empresa e seu clima organizacional). 

Além disso, o Employee Value Proposition é mutável e precisa acompanhar o crescimento e amadurecimento da empresa. Por isso, as equipes de lideranças devem avaliar regularmente e, se necessário, promover adaptações. 

Qual é a importância de construir um EVP?

Atualmente, a gestão de pessoas coloca os colaboradores como parceiros do negócio, que investem na organização e esperam retornos pela contribuição que fizeram. Afinal, todo mundo gosta de reconhecimento, né? 

Mas esse reconhecimento não é apenas financeiro. O EVP ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável, que seduz os candidatos que desejam realizar uma candidatura e cria condições para os profissionais permanecerem na empresa. 

Tudo o que você precisa saber sobre Employee Value Proposition

Atração de talentos

Se você atua no RH de uma empresa, certamente quer encontrar os melhores profissionais possíveis dentro do mercado, né? O EVP ajuda nesse aspecto, apresentando ao candidato algo mais do que uma simples função. 

Segundo o Relatório Global de Recrutamento do LinkedIn, há dois fatores decisivos que os candidatos levam em consideração ao ponderar sobre uma oferta de emprego: como a empresa poderá impactar no avanço da sua carreira e de que maneira o trabalho será financeira e intelectualmente estimulante. 

Quanto melhor o EVP, mais estimulados os profissionais se sentem a participarem dos processos seletivos. 

Como construir um bom EVP 

A construção de um bom EVP passa por um processo de identificação, planejamento, melhoria e comunicação. 

O EVP funciona como um RG para a empresa: cada uma tem o seu. Essas estratégias devem estar diretamente relacionadas à cultura de organização. Confira alguns passos para começar a construção de um EVP! 

Faça um diagnóstico organizacional 

O ponto de partida para a construção do EVP envolve entender o que a organização oferece atualmente para os colaboradores. Identificar os pontos fortes e as fraquezas são o ponto-chave para o entendimento do clima organizacional. 

Outra consideração relevante é o perfil desejado para cada cargo. Por exemplo, funções que exigem contato com o público devem ser vistas de forma positiva por candidatos mais extrovertidos. 

Faça pesquisas com colaboradores atuais e ex-funcionários sobre o ambiente de trabalho e colha os feedbacks. Se necessário, inclua nesse estudo candidatos que rejeitaram as suas propostas de emprego. 

Ao coletar um número considerável de respostas, o RH terá uma noção melhor do que é o EVP da companhia. 

Planeje recompensas 

Com o conhecimento obtido por meio da análise, o RH deve definir as recompensas  que farão parte do Employee Value Proposition. Os três principais aspectos são 

Recompensas contratuais: salário e pacote de benefícios. 

Recompensas experienciais: desenvolvimento pessoal e profissional, programas de bem-estar físico, ergonomia e segurança no trabalho. 

Recompensas emocionais: cultura de reconhecimento e valorização do profissional e construção de um bom clima organizacional. 

Employee Value Proposition (EVP)

Promova mudanças de clima e cultura 

Um ambiente de trabalho saudável faz toda a diferença, né? Esse é um dos aspectos mais importantes da construção do EVP. 

Diferentemente dos salários e dos pacotes de benefícios, que podem ser aumentados com recursos financeiros, as recompensas emocionais exigem a construção de um bom lugar para trabalhar. 

Esse processo passa por mudanças de clima e cultura dentro da empresa. A produtividade depende necessariamente de um bom convívio entre as pessoas, então a promoção de um ambiente agradável deve ser uma preocupação constante. 

Comunique a proposta de valor 

Outro cuidado relevante é a comunicação, que se divide em interna e externa. O ideal é que o marketing e RH colaborem para veicular uma mensagem clara e que chame a atenção das pessoas para o que a organização tem a oferecer. 

Esse processo deve ser feito tanto pelos canais de comunicação internos quanto nos perfis oficiais da empresa. 

Preparado para colocar o EVP em prática na empresa? Então mãos à obra! 

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