Como anda o consumo de energia elétrica na sua casa? Você tem ideia?
Para a economia doméstica, ramo da economia dedicado a compreender a rotina e as necessidades familiares com o objetivo de sugerir hábitos mais econômicos e sustentáveis, esse é um dos gastos que pode ser significativamente reduzido com a implementação de práticas eficientes.
A ideia é melhorar a qualidade de vida da família sem precisar aumentar os gastos mensais, garantindo escolhas inteligentes que ajudem a diminuir alguns custos para que outros investimentos sejam feitos.
Bora lá e entenda mais sobre a importância de economizar energia elétrica!
Por que economizar na energia elétrica?
Porque ao adotar práticas capazes de diminuir gastos ou o desperdício de recursos, uma família pode ter mais estabilidade, garantindo verba suficiente para alimentação, educação e outros investimentos.
Medidas simples como trocar lâmpadas incandescentes por LEDs, desconectar aparelhos da tomada quando não estão em uso e otimizar o uso de eletrodomésticos podem reduzir o valor da conta de luz.
Além disso, a conscientização sobre o consumo responsável de energia contribui para a formação de uma cultura mais sustentável,em que todos entendam e valorizem a importância de preservar recursos naturais e minimizar o impacto ambiental.
O impacto da economia de energia
Economizar eletricidade é uma prática cada vez mais importante tanto para a saúde financeira quanto para a sustentabilidade do planeta.
Ao empregar medidas para reduzir o consumo de eletricidade, toda uma cadeia que envolve a exploração de recursos naturais também é gradativamente poupada.
No Brasil, essa necessidade é ainda mais evidente devido à matriz energética do país e ao aumento constante dos custos de energia.
Matriz energética brasileira
A matriz energética brasileira é predominantemente baseada em fontes renováveis, com destaque para a energia gerada a partir da força da água.
No entanto, a dependência de hidrelétricas torna o país vulnerável a variações climáticas, como períodos de seca, que podem reduzir a capacidade de geração de energia e forçar o uso de fontes mais caras e poluentes, como termelétricas movidas a combustíveis fósseis.
Ao economizar energia, reduzimos a pressão sobre os reservatórios de água e diminuímos a necessidade de recorrer a essas fontes alternativas, ajudando a manter a matriz energética brasileira mais limpa e sustentável.
Aumento do custo da energia
O aumento do custo da energia elétrica é outra razão essencial para começar a economizar energia.
No Brasil, fatores como a inflação, a escassez hídrica e a necessidade de investimentos em infraestrutura energética resultam em tarifas cada vez mais altas para os consumidores. Isso significa que, se não organizada de forma estratégica, a sua conta de luz pode ficar cada vez mais cara!
Por isso, adotar práticas que diminuam o consumo de energia,é uma estratégia eficaz para reduzir esses aumentos e aliviar o peso da conta no orçamento doméstico.
Benefícios complementares
Além das questões financeiras e ambientais, a economia de energia também promove a conscientização sobre o uso responsável dos recursos e incentiva o desenvolvimento e a adoção de tecnologias mais eficientes.
Isso inclui a utilização de equipamentos com melhor desempenho energético, automação residencial, geração própria de energia por meio de sistemas como painéis solares e uso adequado de eletrodomésticos, que devem ficar ligados apenas quando forem utilizados.
Energia elétrica e finança familiar
A principal vantagem financeira da economia de energia elétrica é a redução dos custos!
Para as famílias, pode representar uma diminuição significativa nas contas mensais de luz, liberando recursos para outras necessidades ou para poupança.
Por isso, algumas dicas práticas da economia doméstica para diminuir a conta de luz podem já começar a valer na sua casa, como:
- Só ligue a TV se alguém for assisti-la, ela não precisa ficar falando sozinha;
- Não tem ninguém no cômodo? Então mantenha as luzes apagadas;
- O micro-ondas é uma ótima opção para quem busca agilidade, mas consome muita energia, então utilize-o apenas quando necessário e deixe-o fora da tomada quando não precisar dele;
- Aproveite o calor para deixar o chuveiro no modo “verão”, já que para esquentar a água ele consome muita energia e é um dos principais culpados pela conta de energia alta;
- Substitua lâmpadas incandescentes por luzes de LED, elas são mais eficientes e têm uma vida útil mais longa;
- Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso, muitos deles continuam consumindo energia mesmo quando desligados, no chamado modo stand-by;
- Use eletrodomésticos de forma eficiente, como lavar roupas em cargas completas, pois usar a máquina com carga incompleta desperdiça energia;
- Aproveite a luz natural sempre que possível, abra cortinas e janelas durante o dia para reduzir a necessidade de iluminação artificial;
- Quando for dormir, programe o ar-condicionado e a televisão para desligar depois de um tempo, isso poupará energia e, ao dormir, você não precisará mais desses aparelhos.
Encontre um incentivo para economizar
Economizar energia elétrica pode parecer uma tarefa sem muito propósito ou potencial de retorno, por isso, encontrar um incentivo pessoal ou familiar pode tornar esse objetivo mais tangível e até motivador.
Por exemplo, se mensalmente você conseguir poupar 50 reais da sua conta de energia, ao final do primeiro ano, você terá poupado R$ 600. Esse dinheiro pode ser investido em diversas coisas, como itens de melhoria para a sua casa, em uma pequena reforma ou até em sonhos a longo prazo.
Ainda não conseguiu diminuir seu gasto com eletricidade?
Então, que tal aproveitar o saque-aniversário do FGTS para investir em melhorias para a sua casa ou até para substituir lâmpadas e eletrodomésticos que consomem muita energia?
Com a Alelo e a Digio, você pode adiantar 7 parcelas do saque-aniversário do FGTS.
Basta fazer a solicitação no app Meu Alelo e o dinheiro cai na sua conta em até dois dias! Está disponível, inclusive, para os negativados.
E o melhor? Você tem liberdade para receber no banco que quiser! A contratação é 100% digital.
Ainda ficou com dúvidas? Fale com a Digio pelo WhatsApp.