“Na nossa visão da Alelo, a cultura organizacional é uma evolução”, disse sobre a Cultura ECOA a Superintendente de Gente, Carolina Ferreira
O segundo dia do CONARH 2024 colocou em foco o painel “Cultura ECOA – Evolução de uma Jornada com Propósito e Inovação”, conduzido pela Superintendente de Gente na Alelo, Carolina Ferreira.
“A cultura é o conjunto de histórias que podem ser contadas sobre interações de um grupo de pessoas”, afirmou Carolina. “Na nossa visão da Alelo”, continuou, “a cultura organizacional é uma evolução. Começamos um processo em 2015.”
Entre as medidas adotadas estiveram a redução de reuniões e a proibição de marcar reuniões às sextas-feiras, atitudes que buscaram transformar os escritórios e se transformaram em algo que as pessoas podem se conectar. “Mudamos a nossa avaliação de desempenho, que é a ‘Meu Desenvolvimento 360’. Nela, as pessoas recebem feedbacks qualificados para saber o que precisam evoluir.”
O que é a Cultura ECOA?
As premissas da Cultura ECOA são:
- O propósito organizacional deve ser o cerne da cultura corporativa, orientando as ações e decisões da empresa;
- Os pilares de cultura devem refletir o comportamento esperado de todas as pessoas e, assim, direcionar os posicionamentos;
- As pessoas precisam ser protagonistas da jornada, sendo ouvidas genuinamente em ações/rituais que proporcionem momentos de trocas;
- A colaboração entre os times envolvidos na construção da evolução da cultura é essencial para um resultado efetivo e que gere impacto.
“Para a gente na Alelo o essencial é o indivíduo e como trazer os valores. Assim nasceu o ECOA”, explicou a superintendente.
Durante a palestra, Carolina definiu o significado de ECOA a partir de algumas palavras e estratégias:
- Evoluir com as trocas;
- Importar-se com cada cliente;
- Ter orgulho em fazer a diferença;
- Arriscar, corrigir e surpreender.
Como fazer a Cultura ECOA?
A palestrante explicou ainda como colocar em prática essa cultura inovadora dentro da cultura organizacional. Veja:
De
- Harmonia artificial;
- Processos informais;
- Orgulho em fazer parte;
- Liberdade individual;
- Olhar de dentro para fora;
- Aversão a risco;
- Líder de mercado;
- Ter ideias.
Para
- Evolução de ideias;
- Processos digitalizados;
- Orgulho em fazer diferença;
- Eficiência coletiva;
- Olhar do cliente;
- Agilidade na oportunidade;
- Líder protagonista;
- Ter propósito.
Diversidade e inclusão
Carolina explicou que nas discussões internas sobre a importância de evoluir com trocas de ideias, surgiram pautas como diversidade e inclusão “Se importar com cada cliente é ter proximidade com ele”.
“Orgulho em fazer diferença é celebrar as pessoas, ter simplicidade e buscar excelência. Arriscar é assumir desafios e ter protagonismo. Por isso migramos do ‘As is’ para ‘To Be’”, indicou Carolina.
As is (como é)
- Relacionamento;
- Acolhimento;
- Orgulho e pertencimento;
- Liberdade.
To be (ser)
- Cliente no centro;
- Inovação com foco;
- Agilidade do com eficiência;
- Embate de ideias;
- Tecnologia como potencializadora.
“É preciso também sentir a dor do cliente. O que você gostaria se estivesse no lugar do cliente. Cultura é tudo que vivemos e precisamos conectar essas histórias”, pontuou.
Jornada de aprendizado
Segundo a Superintendente da Alelo, a responsabilidade social também faz parte da cultura da organização.
“Priorizamos uma jornada de aprendizado constante. Damos mais autonomia aos grupos e entendemos que o RH é que precisa tomar essa iniciativa, estimulando que todos tenham o seu local de fala”, disse.
Carolina dá alguns exemplos de como a Alelo coloca o cliente no centro de tudo. De acordo com ela, o escritório é no modelo “Soul Office”, com espaço para happy hour, rodas de conversa, área para meditação, dança e workshops, o que gera bem-estar aos colaboradores.
Ela também falou do “Dia do baldinho”, uma ação dentro da Alelo onde é entregue um balde repleto de brindes e doces para comemorar uma promoção, deixando o colaborador mais feliz
“Isso só acontece com patrocínio da liderança. Então falamos muito de cultura com eles. Temos mais de 300 líderes que se reúnem presencialmente uma vez no ano, então buscamos trazer assuntos que interessem a eles nas reuniões virtuais”, revelou.
“Nós temos também a nossa oficina de cultura, com dinâmicas lúdicas do jeito Alelo de fazer as coisas. Mostrar como eles devem se importar com cada cliente, metodologia Lego com as pessoas criando cenários e brincadeiras para estimular a superar desafios”, completou.
A 50° edição do CONARH será realizada até o dia 29 de agosto, de forma presencial, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).
Para saber mais o que está rolando no CONARH, entre para a Comunidade Alelo Point.