A IA está cada vez mais consolidada no mercado de trabalho. Nos últimos anos, o uso da inteligência artificial evoluiu significativamente, entregando avanços inimagináveis para as empresas. 

Segundo um estudo da empresa de consultoria EY, com mais de 500 líderes empresariais nos Estados Unidos, 97% deles pretendem continuar investindo em IA. Ainda de acordo com a pesquisa, 34% estão planejando aplicar acima de US$ 10 milhões. 

Essa tendência não se limita apenas às empresas norte-americanas. No Brasil, de acordo com um levantamento da IBM, 41% das organizações já utilizam a inteligência artificial no dia a dia. Com isso, surge uma dúvida inevitável: a IA já se tornou a nova protagonista no mercado de trabalho? 

Para responder a essa pergunta, é necessário entender o papel desta ferramenta no cotidiano empresarial. Acompanhe no texto a seguir. 

Necessidade de dados 

Se a IA fosse um veículo, o seu combustível seriam os dados. Eles são importantes para que a ferramenta identifique padrões e com isso consiga operar da maneira mais eficiente. 

No estudo conduzido pela EY, 83% dos líderes empresariais disseram que a adoção de IA em suas organizações seria mais rápida se tivessem uma infraestrutura de dados mais forte, e dois terços (67%) admitem que sua falta de infraestrutura está impedindo ativamente a adoção de IA.

Por conta disso, é muito importante que a empresa já tenha uma base de dados sólida com a qual deseja trabalhar para tirar o maior proveito possível da inteligência artificial. 

Utilização da IA no ambiente de trabalho 

Adotar a IA é um passo estratégico no processo de crescimento e inovação dentro das empresas. Além da efetividade na realização de tarefas específicas, a ferramenta é extremamente versátil, podendo ser aplicada em praticamente todos os departamentos de uma companhia. 

Hoje em dia, a inteligência artificial está tão acessível que muitas vezes a sua utilização pode passar despercebida. Veja alguns exemplos de aplicação da IA. 

Autoatendimento 

Muitas empresas adotam o sistema de autoatendimento para se comunicar com os clientes. Ao mesmo tempo em que essa tecnologia traz maior praticidade para a companhia, ela pode desagradar algumas pessoas por conta de suas limitações. 

É aí que entra a IA. Utilizando técnica de machine learning, a inteligência artificial aprende quais temas ela pode ajudar e como resolver da melhor maneira o problema do cliente, garantindo uma experiência rápida e personalizada. 

Automação 

Existem tarefas que são extremamente repetitivas e que consomem boa parte do tempo de trabalho dos colaboradores, não é mesmo? Para aumentar a eficiência organizacional, a IA pode atuar na realização desse tipo de atividade. 

Com isso, essas tarefas rotineiras serão realizadas de forma mais rápida e a equipe ficará livre para focar em funções que somente humanos podem fazer. 

Personalização 

Oferecer conteúdo personalizado está entre os principais benefícios da IA. A ferramenta é capaz de criar e ajustar mensagens para um perfil de cliente específico.

Os modelos de deep learning podem coletar palavras e frases comuns relacionadas e adaptá-las para uma linguagem mais adequada ao consumidor. Esse tipo de personalização ajuda a melhorar a comunicação entre empresa e os clientes, gerando fidelização do mesmo. 

A tecnologia ainda permite mapear todo o caminho que o cliente percorre desde a sua primeira interação até o pós-venda. Ao entender essa jornada, a empresa terá dados para tornar a personalização mais fluida e identificar o seu comportamento de consumo. 

Como preparar a equipe para utilizar IA 

Sempre que uma empresa precisa implementar uma nova tecnologia, é fundamental preparar a equipe para explorar todo o potencial da ferramenta. Essa iniciativa precisa partir por parte dos gestores e com a IA não é diferente. 

O primeiro passo é oferecer uma visão básica das tecnologias, incluindo o funcionamento, as considerações éticas de sua utilização e o impacto potencial no mercado de trabalho. 

Dependendo do tipo de aplicação, pode ser necessário elaborar um programa de treinamento específico para que a equipe saiba como a IA funciona e compreenda em quais situações ela pode ser acionada. 

Outro papel importante é fomentar a cultura de aprendizado contínuo dentro da empresa. A inteligência artificial é uma tecnologia que está em constante evolução, portanto, não será incomum que um treinamento fique defasado em questões de poucos meses.

A companhia pode estimular os colaboradores a se manterem atualizados por meio de parcerias com instituições que oferecem cursos voltados para a IA e workshops presenciais, demonstrando as mudanças que ocorreram na ferramenta. 

Com um banco de dados sólido, a compreensão de onde a tecnologia será aplicada e uma equipe bem treinada, a IA pode de fato assumir o papel protagonista dentro da organização, otimizando resultados e garantindo que os colaboradores possam ter o foco 100% voltado para atividades humanas. Quer saber mais sobre a IA no contexto corporativo? Continue navegando aquipara ver mais textos como esse.

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