Se você é daquelas pessoas que se pega salivando ao ver as cenas de refeições nos doramas, já sonhou em experimentar um verdadeiro churrasco coreano ou ficou curioso com os pratos coloridos e cheios de sabor que aparecem nas séries, São Paulo é o destino certo para transformar essa vontade em uma experiência gastronômica. 

A capital paulista abriga uma vibrante comunidade coreana e concentra dezenas de restaurantes autênticos, especialmente na região do Bom Retiro, onde é possível encontrar desde os clássicos como bibimbap, kimchi e bulgogi até as comidas de rua que fazem sucesso nos k-dramas, como tokpokki e bungeoppang

Neste roteiro, você vai descobrir onde provar os sabores que conquistaram o paladar dos dorameiros e, o melhor: em lugares que aceitam o seu verdinho.

Seok Joung

No Bom Retiro, o Seok Joung é um dos restaurantes mais tradicionais para quem busca uma experiência genuína da culinária coreana na capital paulista. 

Comandado por uma família de imigrantes e em funcionamento desde 2001, o local é conhecido por servir pratos autênticos preparados com receitas que atravessaram gerações, mantendo os sabores originais da Coreia do Sul. 

Entre as opções do cardápio estão o kimchi de acelga, conserva fermentada e apimentada de acelga, famosa por seu sabor intenso, picante e levemente ácido, além de ser presença obrigatória nas refeições coreanas. A receita é tão importante para os coreanos que em 2013 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Já o jajanmyon (ou jajangmyeon) é um macarrão servido com um molho espesso de pasta de soja preta, carne de porco e legumes, e é figurinha carimbada nos doramas. O prato é conhecido por sua complexidade e potência de sabor. 

Para mais informações e endereço, consulte o perfil @seokjoungrestaurante.

Dabok Korean Food

Mais uma opção para quem busca experimentar pratos típicos e autênticos da culinária coreana é o Dabok, que possui diferentes unidades na cidade de São Paulo.

Com um cardápio que valoriza tanto os pratos tradicionais quanto as famosas comidas de rua da Coreia do Sul, entre as opções mais procuradas do restaurante estão o bungeoppang e o tokpokki. 

O bungeoppang é um doce típico coreano em formato de peixe, feito com uma massa leve e crocante recheada com pasta doce de feijão-vermelho, muito popular em pequenos estabelecimentos e feirinhas nas ruas coreanas, especialmente durante o inverno. 

Já o tokpokki (ou tteokbokki) é um prato clássico dos doramas, tão popular quanto o arroz e feijão aqui no Brasil. Feito de pequenos bolinhos semelhantes a nhoques, produzidos com farinha de arroz glutinoso cozido em um molho picante à base de gochujang (pasta de pimenta coreana). Essa receita costuma ser acompanhada de ovos cozidos, verduras ou queijo, criando uma combinação de sabores picantes e levemente adocicados.

Para mais informações e endereço, consulte o perfil @dabok_koreanfood.

Bicol Korean Cuisine

O Bicol Korean Cuisine, localizado no bairro da Liberdade, é referência quando o assunto é churrasco coreano, e proporciona uma experiência gastronômica autêntica e interativa. 

O grande diferencial do churrasco coreano está no modo de preparo: as carnes, cortadas em fatias superfinas, são levadas cruas à mesa, onde cada cliente pode grelhá-las em grills embutidos nas mesas, ajustando o ponto ao próprio gosto. 

Os cortes mais clássicos incluem o bulgogui (carne bovina marinada em molho adocicado e levemente picante), galbi (costela bovina marinada) e samgyeopsal (barriga de porco grelhada), todos acompanhados pelos tradicionais banchan, pequenas guarnições variadas que tornam a refeição ainda mais rica.

Diferente do churrasco brasileiro, que geralmente utiliza cortes mais grossos, grelhados em brasa e servidos já prontos, o churrasco coreano valoriza a participação dos convidados no preparo, além de utilizar marinadas intensas e uma variedade de acompanhamentos frios e quentes, como kimchi e minipanquecas de legumes. 

Para mais informações e endereço, consulte o perfil @bicolrestaurante.

K’pop Jardins

No coração dos Jardins, pertinho da Avenida Paulista, está localizado o K’pop Chicken, uma boa opção para quem busca uma refeição rápida, saborosa e com aquele toque especial culinária da Coreia do Sul. 

Entre os pratos tradicionais servidos na casa, o bibimbap merece destaque: uma combinação colorida de arroz oriental, ovo frito, carne marinada e cortada em fatias finas, legumes variados como: cenoura, abobrinha, moyashi, pepino e repolho, que juntos criam uma explosão de sabores e texturas típicos da gastronomia coreana. 

O ambiente é pequeno e aconchegante, muito frequentado por quem trabalha na região. O restaurante também oferece opções de delivery e você pode pagar usando o seu Alelo.

Para mais informações e endereço, consulte o perfil @kpopchickenjardins.

Momo Lamen House

O Momo Lamen, localizado em uma das principais ruas do bairro da Liberdade em São Paulo é um dos endereços mais procurados por quem deseja saborear o autêntico lamen, conhecido como rameyon na Coreia do Sul. 

O lamen é uma sopa de macarrão artesanal servida em um caldo rico em sabores e extremamente aromático, que vem geralmente acompanhada de carne suína, frango, ovo cozido, vegetais e temperos como cebolinha, nori (alga) e menma (broto de bambu) e naruto (uma massa de peixe). 

No Momo Lamen, há uma variedade de caldos e acompanhamentos, todos preparados diariamente com ingredientes frescos e selecionados, proporcionando uma experiência reconfortante e cheia de sabor. 

Embora o prato tenha origem japonesa, o rameyon faz parte do cotidiano coreano, sendo presença constante em doramas e na mesa das famílias, especialmente nos dias frios.

Para mais informações e endereço, consulte o perfil @momolamen.

Conheça novas culinárias com o seu Alelo!

Seja para uma refeição rápida ou para um dia especial, existem diversos estabelecimentos que aceitam os cartões Alelo, oferecendo pratos de diferentes lugares do mundo e até para os paladares mais exigentes. 

📲 Quer descobrir mais lugares que aceitam Alelo? Baixe o app Meu Alelo ou consulte a lista completa no site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.