Ter um grande número de clientes é o objetivo dos estabelecimentos comerciais. Mas melhor que isso é fazer com que esses consumidores retornem a sua loja. Esse processo tem nome: fidelização.
O objetivo é criar uma relação de confiança entre o cliente e a empresa, fazendo com que a pessoa mantenha a satisfação com a marca, priorizando comprar os produtos neste estabelecimento.
Diversas medidas podem ajudar a aumentar o engajamento dos consumidores. No caso específico de restaurantes e supermercados, a aceitação do vale-alimentação e vale-refeição é uma delas.
Veja a seguir qual a relação destes benefícios com a fidelização do seu público. Bora lá?
O que é vale-alimentação e vale-refeição?
Muitas empresas optam por oferecer vale-alimentação e vale-refeição para os seus colaboradores.
Mesmo não sendo obrigatório por lei, esses benefícios facilitam a vida do trabalhador.
No entanto, o que ainda pode ficar confuso, são as diferenças entre esses dois tipos de cartões. Os benefícios são regulamentados pela Lei Nº 14.442, que estabelece o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Na prática, é uma prestação de serviço de alimentação coletiva. As empresas que oferecem esse tipo de benefício percebem melhorias com a redução do número de faltas e aumento da motivação.
O vale-alimentação (VA) é uma quantia mensal paga ao profissional que deve ser utilizada para aquisição de alimentos, como ingredientes e insumos, em supermercados, açougues, padarias, etc.
Já o vale-refeição (VR) tem como finalidade a compra de refeições prontas em estabelecimentos, como: restaurantes, padarias e lanchonetes.
Dessa forma, é um benefício utilizado durante o expediente de trabalho, principalmente no horário de almoço.
Por que aceitar os vales ajuda na fidelização?
Segundo dados divulgados pelo PAT em 2023, mais de 23 milhões de brasileiros são beneficiados com o vale-alimentação e vale-refeição. Esse número representa uma parcela significativa da população e certamente o seu cliente está dentro desse número.
Quando um supermercado ou restaurante aceita receber vales como forma de pagamento, ele está abrindo as portas para um público amplo de clientes.
Pense no ponto de vista do trabalhador: para utilizar o benefício, é necessário encontrar um estabelecimento que aceite aqueles cartões. Ao encontrar um, ele com certeza vai priorizar esse local para fazer suas compras.
Esse retorno do cliente gera fidelização e aumenta o ticket médio das vendas a longo prazo.
De acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA), 60% dos beneficiados com o VR só comem em restaurantes que aceitam o benefício.
A pesquisa ainda afirma que 91% dos estabelecimentos de food-service aumentaram o faturamento no fim do mês.
Dados do Índice de Consumo em Supermercados
Líder no setor de benefícios no PAT, a Alelo divulga a pesquisa Índice de Consumo em Supermercados (ICS), que é calculado em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas e Econômicas).
Na última publicação, referente ao mês de maio, os supermercados de todo o país tiveram um crescimento no valor transacionado (9,4%) e valor médio por transação (6,8%).
Comparando com o mesmo período, no ano anterior (2023), o número de transações cresceu 15%. A movimentação positiva também impactou os valores transacionados nos supermercados, com alta de 27,5%.
O índice positivo tem como um dos fatores a aceitação do VA como forma de pagamento, demonstrando como a adoção desse benefício é boa para o negócio em termos de faturamento e de fidelização.
Benefícios da fidelização
Além de conquistar mais consumidores, a fidelização dos clientes pode trazer ainda mais benefícios para o seu negócio. Um deles é que ganhar esse público é mais barato e acessível do que atrair novos clientes para o estabelecimento.
Além disso, a fidelização ajuda a criar previsibilidade no caixa, já que é possível ter uma média de quantos consumidores devem se dirigir até o restaurante.
Quando o empresário busca fidelizar o consumidor, ele aumenta a satisfação do cliente com a marca. Isso tende a levar a recomendações espontâneas do negócio por parte dos clientes.
Lembre-se, se um trabalhador tem um vale-refeição ou vale-alimentação, significa que ele tem colegas de trabalho com o mesmo benefício, que podem se tornar futuros consumidores.
A Alelo ajuda o seu estabelecimento a crescer!
Viu só como aceitar vale-refeição e vale-alimentação é um ótimo negócio? Então deixa que a Alelo ajuda o seu restaurante a crescer.
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