Uma organização mais humana cuida das pessoas especialmente nos piores momentos e permite que as pessoas sejam o seu melhor. 

Na Arena Bench desta quinta-feira (29), último dia de CONARH 2024, Carolina Ferreira, Superintendente de Gente da Alelo, falou sobre a conexão de pessoas, cultura e resultados. 

“Nós temos cinco dimensões para criar essa conectividade. A primeira é criar relações mais profundas, entre os trabalhadores, dar mais flexibilidade, promover o crescimento das pessoas (valorizar), promover bem-estar holístico, olhando a saúde de forma integrada e ter um propósito compartilhado entre todos os times”, afirmou.

Em um dos slides, Carolina mostrou o que aprendeu no período de pandemia:

  • Flexibilidade é essenciall;
  • Planejamento com comunicação efetiva;
  • A realidade do trabalho remoto;
  • A importância do propósito e da cultura organizacional.

“Uma organização mais humana cuida das pessoas especialmente nos piores momentos e permite que as pessoas sejam o seu melhor. Fizemos várias readequações na pandemia, como trabalho remoto. Mas as pessoas mesmos separadas precisam estar conectadas para avançarmos” disse.

Em outro momento da palestra, ela abordou o descanso proativo, dizendo que ele deve ser:

Disponível: os funcionários têm uma ampla gama de ferramentas para descansar.

Acessível: os funcionários são incentivados a descansar sem culpa.

Apropriado: as ferramentas de descanso atendem as necessidades individuais dos funcionários.

Ela ainda revelou que:

  • 93% dos líderes de RH estão mais preocupados com o esgotamento dos funcionários hoje.
  • Os funcionários agora trabalham mais de 9 horas extras não remuneradas por semana.
  • 77% dos líderes de RH acreditam que os funcionários de alto desempenho trabalham mais horas do que os funcionários comuns.

“Quando traz humanização tem-se um ambiente mais colaborativo. Na prática fazemos isso pelo ‘crescimento paciente’ com descanso proativo e interações intencionais”, afirmou Carolina. 

A Superintendente de Gente da Alelo revelou que na Alelo eles têm o programa “Todes pela diversidade e inclusão” que dá voz para grupos de minorias para que eles se sintam valorizados. “Fazemos um censo a cada dois anos para entender os nossos gaps. Temos também uma área para experiência do colaborador, trabalhando personas, como líder”, contou.

Carolina Ferreira, Superintendente de Gente da Alelo,

“Nossos horários são flexíveis. Temos o modelo híbrido e benefícios para utilizar transporte por aplicativo. Alguns setores são full home office. Impulsionamos também a comunicação com grupos específicos de trabalho”, completou Carolina.

Ela explicou ainda que a Alelo tem programas para mulheres, pessoas negras e pessoas LGBT que querem crescer na carreira. Também falou que a Alelo faz happy house temáticos para celebrar algum resultado. “Os colaboradores, toda sexta, respondem com um emoji para o gestor definindo como foi a semana. Isso melhorou os feedbacks”, afirmou a profissional.

Além disso, a Alelo já ofereceu mindfulness e aulas de dança. “No começo era muita coisa e isso pulverizou demais. Hoje temos menos atividades, mas que agregam mais valor” disse Carolina.

E tudo isso deu um resultado pra lá de positivo. Olha só o que ela contou!

“Como resultado, 98% dos nossos colaboradores recomendam a Alelo para trabalhar. Tivemos também 94% de engajamento dos funcionários em 2024, um crescimento em relação a 2023. A nossa liderança reconhece que erros são parte do aprendizado. Isso gera mais maturidade na hora de inovar”, finalizou Carolina.

Um slide, apresentado por ela na Arena Bench, resume bem tudo isso. 

  • Interações intencionais: dá o apoio para um envolvimento autêntico com o trabalho.
  • Crescimento paciente: dá confiança e criatividade para construir uma vida profissional satisfatória.
  • Descanso proativo: dá a energia que precisamos para fazer um ótimo trabalho juntos.
  • 4 vezes mais provável de exceder a meta de receita, lucro e satisfação do cliente.

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