Você sabia que o Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo?*

Em média, cada brasileiro desperdiça 41,6 kg de alimentos por ano.** Precisamos pensar melhor sobre isso, não é mesmo?

Reduzir o desperdício de comida é uma forma não só de economizar financeiramente, mas também de ampliar a consciência social e ambiental.

Pensando nisso, o Dia Mundial da Alimentação é uma importante data para refletir sobre a forma como consumimos alimentos e como cuidamos da nossa alimentação diariamente.

Para ajudar a mudar este cenário e ter um consumo cada vez mais sustentável, trouxemos algumas dicas valiosas para você aplicar em sua rotina!

Saiba como você pode reduzir o desperdício:

1 – Realize um cardápio semanal

Essa é uma ótima opção para se organizar durante a semana e saber exatamente quais alimentos comprar. Além de gerar economia, você ainda pode comer de forma mais saudável e equilibrada.

2 – Vá ao supermercado com uma lista

Confira sua geladeira e armários antes de realizar a lista, assim você anota somente o que de fato está precisando comprar, evitando acúmulo de alimentos guardados e mantendo o foco só no essencial.

3 – Faça compras semanais

Deste jeito, você compra apenas o essencial para aquela semana e não estoca grandes quantidades de comida, evitando o desperdício. É uma forma de economizar e ainda aproveitar melhor os legumes e frutas, que possuem uma validade menor.

4 – Fique atento ao prazo de validade

Já aconteceu de você chegar em casa e perceber que um determinado produto está próximo da validade? Conferir o prazo de vencimento do que você vai comprar ainda no supermercado ajuda a evitar desperdícios e a se programar melhor.

Na hora de guardar as compras, armazene os produtos com prazo maior no fundo dos armários ou geladeira, e os que irão vencer logo na frente para serem consumidos primeiro.

5 – Congele os alimentos

Você pode congelar refeições que já estão prontas e comer depois. Essa é uma boa prática para economizar tempo e dinheiro, e ainda evitar desperdícios. Outra opção também é congelar frutas e legumes que você não conseguirá consumir a tempo. Coloque uma etiqueta nos alimentos com a data que você preparou ou comprou, assim você consegue saber durante quanto tempo ainda pode consumi-los.

6 – Reaproveite as sobras

Apesar de não ser um hábito tão comum no Brasil, as sobras de refeições podem ser consumidas em até 72 horas, se forem armazenadas corretamente. Você pode ser criativo e realizar diferentes preparos com os alimentos.

Por exemplo: pães amanhecidos podem virar croutons para uma salada e o que sobrou do arroz pode se transformar em deliciosos bolinhos.

7 – Aproveite integralmente os alimentos

Já percebeu que quando descascamos determinadas frutas e legumes geramos uma grande quantidade de lixo? Pois é, algumas delas podem ser reaproveitadas e são super nutritivas!

Por exemplo:

– Utilizar a casca de algumas frutas em sucos;

– Fritar ou bater em cremes e purês da casca de legumes;

– Talos podem ser refogados e utilizados em recheios, como o de brócolis, couve-flor e espinafre.

Mas antes, pesquise quais são próprios para consumo, tudo bem?

Estas são só algumas das atitudes que podemos ter. Fácil, não é mesmo? Com organização e planejamento podemos reduzir o desperdício e ainda se alimentar de forma mais saudável.

Contra pra gente: você tem o hábito de praticar algumas destas ações em casa? Qual delas você mais gostou e vai começar a praticar?

*Segundo dados da Food and Agriculture Organization the United Nations (2015)
** Pesquisa realizada pela Embrapa e pela Fundação Getúlio Vargas (2019)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Comentários

Comentários estão fechados.