A IA tem cada vez mais feito parte do mundo do RH, não é mesmo? Não dá mais pra fugir. Essa é a nova realidade!
E para falar um pouquinho mais sobre este tema, que é indispensável para o setor hoje em dia, convidamos as 2 Recrutadoras, Ma e Nic, que vão explicar sobre as vantagens dessa ferramenta para a área!
As duas são especialistas em recrutamento e em como tornar o processo de seleção mais ágil, automatizado e assertivo!
Confira, abaixo, um pouco mais sobre o que a Ma e a Nic trouxeram pra gente!
Inteligência artificial no recrutamento e seleção: o futuro da área
Nos últimos 2 anos, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial tem se popularizado aqui no Brasil, e é claro que o RH tem sido fortemente impactado por essa transformação. Segundo estimativa da Gartner, 81% das lideranças de RH implementaram ou estão explorando soluções de GenAI.
Na área de recrutamento e seleção, estamos vivenciando a era da IA desde 2016, e diversas atividades que fazem parte da rotina de uma pessoa recrutadora já estão sendo otimizadas por meio de tecnologias que realizam tarefas, automatizam processos e criam conteúdos do zero.
A convite da Alelo, nossa aliada no dia a dia do RH, viemos te contar sobre o potencial de uso da tecnologia na nossa realidade. Dá pra imaginar o tanto de tempo economizado onde nós, profissionais de RH, podemos estar gerando cada vez mais valor para o negócio?
Temos visto exemplos de uso de IA em todas as etapas do processo. Quando nasce uma vaga, por exemplo, algumas empresas têm desenvolvido chatbots baseados em Inteligência Artificial generativa para realizar um pré-alinhamento com a liderança e automatizar a abertura de vaga no sistema.
Já nas etapas de entrevista com pessoas candidatas, ferramentas de transcrição de áudio da reunião tem sido bastante utilizadas para otimizar a escrita dos pareceres avaliativos.
A Head Global de Talent Acquisition do Linkedin, Erin Scruggs, aprofundou sobre o tema no evento Talent Connect de 2024, contando sobre a utilização desse tipo de ferramentas como um dos planos para reduzir o time-to-hire (indicador de tempo de contratação). E não somente para isso, mas ela também acredita que o uso desse tipo de tecnologia influencia também na qualidade da contratação, por observarem um incremento na experiência da pessoa candidata, gerando uma maior conexão e compreensão das skills avaliadas.
O primeiro passo para começar a usar IA é através das principais IAs generativas (como o ChatGPT, Gemini, Copilot), que podem ser utilizadas de forma gratuita para nos apoiar no cotidiano em diveeeersos momentos como:
- escrita da descrição do perfil da vaga;
- criação de textos de divulgação de vagas nas redes sociais;
- estratégias de busca de candidatos assertivos para cada posição;
- apresentando o pacote de benefícios para a pessoa candidata durante a etapa de proposta (aquele momento de enfatizar os diferenciais do cartão Alelo e aumentar a taxa de aceite da oferta😉)
Em 2025 iremos observar as tecnologias já usadas na nossa rotina, como ATS (Sistema de gerenciamento de candidatos) e ferramentas de busca, desenvolvendo funcionalidades integradas com IA.
O próprio Linkedin, principal ferramenta de busca de candidatos atual, tem investido em criar um assistente de IA que deve automatizar o processo de sourcing de talentos para as posições, com base nas informações adquiridas na etapa de alinhamento de vaga. A IA deve até responder perguntas mais básicas de cada posição, otimizando a qualificação do início do funil de recrutamento.
Acreditamos que essa transformação irá, de fato, auxiliar o RH na tomada de decisão de contratações assertivas para o negócio, embasadas em dados, garantindo maior celeridade no processo.
E se você não nos conhece: Somos Ma e Nic, 2 Recrutadoras que decidiram sair do raso e abordar temas relacionados a R&S de forma diferente, formando pessoas recrutadoras completas e desenvolvendo skills não-tradicionais para garantir uma entrega de valor para além da contratação.
Acompanhe a gente nas redes 🙂
Clique aqui para acessar o Instagram ou aqui para o LinkedIn.