Quem não gosta de viajar para relaxar e ficar uns dias desligado da rotina, né? Mas, às vezes, se organizar financeiramente para uma viagem pode ser desafiador.
Segundo um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Instituto FSB Pesquisa, 69% da população não consegue guardar dinheiro no final do mês. Por isso, muitas pessoas não se organizam financeiramente para as viagens que tanto sonham.
O blog da Alelo separou algumas dicas para quem quer poupar e conseguir descolar uma graninha para viajar! Bora lá?
Planeje a viagem com antecedência
Fazer um roteiro da viagem com antecedência é muito válido, porque assim fica mais fácil enxergar quanto dinheiro precisará ser desembolsado.
Para isso, é importante:
- definir um destino: se for internacional, verifique qual a moeda e sua cotação.
- descobrir qual a melhor época do ano para viajar: lembrando que os períodos de férias escolares e feriados costumam ser mais caros. Considere também quais os meses de alta temporada e baixa temporada. Destinos montanhosos costumam ser mais requisitados no inverno, assim como a praia fica mais cheia no verão. Esta sazonalidade influencia diretamente os preços.
- pesquisar os preços de passagens: em sites como o Skyscanner é possível monitorar a evolução dos preços e encontrar as melhores opções. Também é aconselhável cotar as passagens com diferentes operadoras de turismo, que geralmente oferecem negociações especiais. Se você é adepto das milhas, fique atento às promoções.
- verificar quais os tipos de hospedagem disponíveis: dependendo do destino, pode haver opções mais em conta como alugar um espaço no AirBnB, ou ainda ficar em um hostel (modalidade de hospedagem).
- pesquisar o preço médio das comidas: se a sua hospedagem oferecer uma cozinha, você pode usar seu Alelo Alimentação e garantir algumas refeições “em casa”. Mas não deixe de reservar uma verba para conhecer a culinária local.
- listar quais atrações serão visitadas: sites como o TripAdvisor podem te dar boas dicas sobre o que fazer no destino escolhido.
Com todo esse planejamento, fica mais fácil ter uma média dos seus gastos.
Organize as finanças
Após escolher o destino e considerar um determinado roteiro, é importante analisar os gastos do dia a dia para ver quanto será possível poupar a cada mês.
Se você não é uma pessoa “das planilhas”, existem diversos aplicativos de celular que podem auxiliar nesse momento de organização das finanças – que é fundamental para realizar a viagem.
Vale lembrar que essa organização é válida para qualquer objetivo no qual você precise investir: trocar de carro, comprar a casa própria, entre outros.
Por exemplo, supondo que a sua viagem dos sonhos é conhecer o Rio de Janeiro.
Com base no roteiro da sua viagem, você descobriu que precisará de, no mínimo, R$3.000. Como suas próximas férias serão daqui 10 meses, você deverá economizar R$300 por mês.
Se não estiver sobrando essa grana toda no final do mês, já sabe né? Será preciso cortar gastos, aumentar sua renda, ou ainda, jogar a viagem mais pra frente, assim você terá tempo de juntar todo o valor.
Corte gastos supérfluos
Os gastos essenciais, como contas de casa e gastos com comida são muito difíceis de reduzir. Mas diminuir as compras supérfluas é um passo muito importante para quem quer economizar para viajar.
Portanto, analise bem se você de fato precisa de determinado produto que está pensando em comprar.
Mas vale destacar que não é para se privar do conforto e do bem-estar. A dica aqui é sempre colocar em perspectiva se o gasto em questão trará mais felicidade do que a conquista da sua meta.
Afinal, você estará abrindo mão de um consumo para alcançar seu grande sonho que é viajar!
Contudo, se poupar está difícil, que tal uma renda extra?
Conheça a Antecipação do Saque-aniversário do FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito do trabalhador brasileiro de carteira assinada, ou seja, no modelo CLT. Já o saque-aniversário é uma maneira de resgatar uma fração do seu saldo. O dinheiro pode ser sacado de contas ativas ou inativas.
Esse valor pode ser utilizado de forma livre, inclusive para o orçamento em viagens.
Com esse dinheiro, você pode comprar as passagens, pagar a hospedagem, alugar carro, pagar pedágio e manutenção, ou quitar gastos gerais da viagem. E o melhor: sem comprometer a renda mensal!
Veja como a seguir.
Antecipe o saque-aniversário e fique tranquilo
Com a Alelo e Digio, você consegue antecipar até 7 parcelas do seu saque-aniversário.
A solicitação é feita por meio do app Meu Alelo, 100% digital. Em até 2 dias, o dinheiro cai na sua conta!
E o melhor, sem comprometer seu orçamento mensal. Isso porque a quitação das parcelas ocorre diretamente no saldo do seu FGTS, conforme as datas do saque-aniversário.
Aproveite e tire do papel aquela viagem do sonho! Saiba mais sobre como antecipar o saque-aniversário ou entre em contato pelo WhatsApp.