As aulas estão de volta! Se por um lado é um alívio voltar a ter um pouco de rotina, por outro já bate um certo desespero de ter que pensar na lancheira dos pequenos.

Durante a correria do dia a dia, é comum recorrer a alimentos industrializados, mas a longo prazo, essa rotina alimentar pode trazer prejuízos para a saúde da criança.

Por isso, nós conversamos com a nutricionista Marla Bittar, que deu algumas dicas para preparar uma lancheira saudável. Confira!

Alimentação saudável na infância

Ter uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida e na infância não é diferente. Lembre-se de que as crianças criam hábitos imitando o estilo de vida dos pais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que cada criança consuma por dia cinco porções de frutas, hortaliças e legumes. Por isso, é importante que os pais estejam sempre incentivando e dando exemplo desse tipo de prática.

A adoção de um estilo de vida saudável pode ser iniciada logo na introdução alimentar. A partir dos seis meses de vida, a criança pode receber de forma lenta e gradual outros tipos de alimentos além do leite materno.

No início, a criança deverá receber pedaços de comida macias amassados com o garfo. Lembre-se de que no início, as crianças costumam comer em pouca quantidade, mas à medida que forem se desenvolvendo, é natural que essa quantidade aumente.

“Mais do que se preocupar com quantas calorias a criança deve ingerir no dia, é importante se atentar à qualidade dos alimentos que ela consome, sempre priorizando alimentos naturais ou pouco processados e feitos em casa”, explicou Marla.

Uma dica da nutricionista é se atentar a quantas porções por dia de cada grupo alimentar a criança está consumindo. Veja os exemplos de porções por idade:

Porções de 6 a 11 meses: 3 carboidratos, 3 hortaliças, 3 frutas, leite materno, 2 carnes/ovos, 1 leguminosa, 2 óleos/gordura e 0 açúcar. Na impossibilidade do leite materno, ofereça uma fórmula infantil adequada para a idade.

Porções de 1 a 3 anos: 5 carboidratos, 3 hortaliças, 4 frutas, 3 leites/derivados, 2 carnes/ovos, 1 leguminosas, 2 óleos/gordura e 1 açúcar/doces.

Porções de 4 a 10 anos: 5 carboidratos, 3 hortaliças, 3 frutas, 3 leites/derivados, 2 carnes/ovos, 1 leguminosas, 1 óleos/gorduras e 1 açúcar/doces.

Como montar uma lancheira saudável

O que levar na lancheira?

De acordo com a nutricionista, as famílias devem sempre pensar em manter os nutrientes necessários para  aprendizado, energia e desenvolvimento da criança. São eles:

– Carboidratos

– Proteínas

– Gorduras

– Vitaminas

– Minerais

Todos eles devem estar associados a uma boa hidratação. Confira alguns alimentos deliciosos que podem ser enviados nas lancheiras dos pequenos:

Frutas frescas: maçãs, bananas, uvas, morangos, e outras frutas são excelentes opções. Elas fornecem vitaminas, minerais e fibras.

Vegetais: cenouras baby, pepino, tomate-cereja são ótimas opções para incluir vegetais na lancheira.

Proteínas: inclua fontes de proteínas magras, como: queijo, iogurte, ovos cozidos, carne magra ou opções vegetarianas, por exemplo  hummus (aquela pastinha de grão-de-bico).

Grãos integrais: pães integrais, bolos e panquecas caseiras feitas com aveia são boas fontes de carboidratos complexos que fornecem energia e fibras.

Frutas secas e mix de castanhas: pequenas porções de frutas secas (como passas), castanhas e até amendoim sem sal podem ser inclusas para adicionar nutrientes.

Líquidos saudáveis: água é a melhor opção, mas também é possível incluir sucos naturais, água de coco ou leite. Evite bebidas açucaradas.

Lanches caseiros: prepare lanches saudáveis em casa, como: muffins, panquecas, biscoitos de aveia ou barras de cereais caseiras, controlando os ingredientes e evitando aditivos desnecessários.

O que evitar na lancheira?

Já vimos que não faltam opções deliciosas para mandar na lancheira. Porém, tão importante quanto saber quais são os alimentos saudáveis, é saber quais não são e devem ser evitados.

Segundo Marla Bittar, as famílias devem fugir de alimentos processados e açucarados.

“Limite a inclusão de alimentos processados, bolos industrializados, salgadinhos e doces, iogurtes tipo petit suisse, refrigerantes, sucos industrializados, bolachas recheadas. Eles geralmente são ricos em açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas, o que pode ocasionar doenças como: diabetes, pressão alta, colesterol alto, obesidade”, explicou a nutricionista.

Leia mais no Blog da Alelo para saber quais alimentos devem ser evitados no primeiro ano de vida. Você também confere outras dicas para uma lancheira saudável aqui.

E aí, já está preparado para o retorno às aulas? Conte com a gentepara te ajudar na alimentação! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.