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Comunicação entre o gestor e equipe; como dar um up sem desmotivar os colaboradores

O apresentador Chacrinha já dizia: “quem não se comunica se trumbica”. Ter uma boa comunicação é uma ferramenta essencial para o sucesso de uma empresa.

Gestor e equipe devem estar alinhados para diminuir os possíveis ruídos que possam aparecer. 

Então, bora descobrir o que pode ser feito para melhorar essa comunicação aí?

Tipos de comunicação entre gestor e equipe

Segundo o Sebrae, “uma equipe que consegue manter uma comunicação assertiva ajuda a empresa a crescer. Funcionários assertivos têm autoestima elevada, habilidades de comunicação aprimoradas, metas e expectativas claras e respeito mútuo no trabalho”.

“Como líder e gestor, preste atenção no seu modo de se comunicar. Incentive a troca de ideias, tente manter uma postura de respeito e transparência junto à equipe. Ao criar uma atmosfera amigável no ambiente de trabalho, por meio de uma comunicação clara e assertiva, verá que o rendimento dos colaboradores vai aumentar, ocasionando em maior produtividade e lucro para o seu negócio”, diz o Sebrae.

De acordo com o órgão, existem quatro tipos de comunicação que as pessoas costumam usar. Calma que a gente te mostra! 

Estilo de comunicação passivo

É observado na pessoa que não costuma se manifestar com frequência. Pelo contrário, fica satisfeita em seguir o fluxo. E a sua comunicação não verbal pode incluir braços cruzados e falta de contato visual.

Estilo de comunicação agressivo

O indivíduo com este estilo é muito seguro do seu ponto de vista, chegando até mesmo a ignorar a opinião de terceiros. Pode, inclusive, usar uma linguagem de confrontação, como “você está errado” ou “você não entendeu”. No âmbito não verbal, mantém contato visual intenso e corpo curvado em direção aos envolvidos na conversa.

Estilo de comunicação passivo-agressivo

É o estilo de quem não se sente confortável para expressar o que sente. E, em muitas ocasiões, as comunicações verbal e não verbal podem não corresponder. É o caso de alguém que diz que está satisfeito com algo, mas exibe uma linguagem corporal contraditória, como uma cara fechada ou uma postura de desânimo.

Estilo de comunicação assertivo

É o tipo de comunicador que não tem medo de expressar as suas opiniões, que sabe como explicar e defender o que quer. Costuma manter o tom ameno nas conversas e, na maioria das vezes, exibe expressões faciais calmas ou alegres ao falar. Pode fazer gestos com as mãos para se comunicar de maneira não verbal. 

Mas como fazer uma comunicação mais assertiva?

Se comunicar não é só sair falando, falando e falando. Saber ouvir, ser transparente, usar o tom de voz certo e promover feedbacks estão entre as ações que um bom gestor pode fazer para melhorar a comunicação com os colaboradores.

Tom de voz

A mensagem que precisa ser compartilhada o gestor já sabe. Mas é preciso saber como transmitir para não criar uma “rádio peão” na empresa com fake news.

Para isso, o tom de voz é muito importante. Olho no olho, vocabulário adequado com o público e expressão corporal. Essas são etapas que devem ser observadas pelo gestor para transmitir segurança no momento da fala.

Usar uma voz mais suave quando se quer mais engajamento ou usar um tom mais incisivo quando se quer elogiar um colaborador não é o mais adequado. Dessa forma, entender com quem se fala ajuda a melhorar o COMO se fala.

Saiba ouvir

Uma boa comunicação deve acontecer em uma via de mão dupla. Tá, mas o que isso significa?

Significa que o gestor deve também saber ouvir a equipe, quais são os desejos e problemas para saber direcioná-la da melhor forma possível.

Essa comunicação pode ser feita diretamente em uma conversa, ou por outros canais como: e-mail e WhatsApp, por exemplo.

Seja transparente

Sinceridade é a palavra de ordem aqui. Mantenha a equipe informada de tudo o que ela precisa saber. 

Nada de esconder erros ou fazer falsas promessas. Fale o que tem que ser dito, oriente da melhor forma. Caso contrário sua equipe pode ficar desmotivada e se perder no processo, prejudicando resultados finais.

Permita que sua equipe seja a primeira a saber, sejam notícias boas ou ruins.

Feedbacks

Ao dar um feedback para a equipe, a gestão não deve apenas apontar os erros cometidos. É preciso mostrar como aprender a melhorar com a falha que aconteceu, de modo que o processo melhore daquele momento em diante.

Entretanto, gestores também devem saber receber feedback da equipe e reconhecer algum erro, caso tenha acontecido. Além disso, deixar as “portas abertas” para a equipe é um canal para receber ideias que podem ajudar a otimizar todo o processo.

Lembra da comunicação em mão dupla? Ela funciona muito bem aqui.

Papo reto

Tenha um diálogo direto com a equipe. Sem rodeios! Fale de uma forma que não gere dúvidas nem ruídos na comunicação. 

Quando a mensagem não é clara o suficiente, pode surgir uma espécie de “telefone sem fio” na empresa e aí a fofoca se torna inevitável.

Planeje a comunicação interna

Além de entender com qual público interno o gestor fala, é preciso também definir como será falado e com que frequência, por exemplo.

Simplifique o contato entre os departamentos

Incentivar o diálogo aberto entre todos os departamentos, inclusive a direção da empresa.

Quando se diminui a burocracia de comunicação entre os setores, as ideias, feedbacks e sugestões fluem com mais naturalidade. 

Canais de comunicação

A empresa pode utilizar muitas ferramentas para que a comunicação chegue aos colaboradores da melhor maneira possível.

Além de uma conversa presencial, podem-se utilizar outros meios como:

  • e-mails
  • vídeos
  • murais
  • convenções
  • reuniões
  • intranet
  • informativos

Promovendo a integração

A gestão pode promover eventos como: almoços, happy hours ou outro tipo de ação, por exemplo, para comemorar uma meta batida.

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