Gestão

Coworking: praticidade, networking e qualidade de vida

0
Coworking: praticidade, networking e qualidade de vida

Você já conhece os espaços de coworking? Eles são ambientes de trabalho modernos, dinâmicos e com muitas vantagens para empresas e colaboradores.

Seja para companhias com modelos híbridos, de home office ou presencial, os coworkings atendem às necessidades das organizações e valorizam a colaboração, a flexibilidade e a independência dos trabalhadores. 

Para você saber tudo sobre esses espaços de trabalho, o Blog da Alelo preparou um texto completo. Ao final, você ainda encontra uma super novidade! <3

O que é o coworking?

Em tradução livre do inglês, coworking significa “trabalhando junto”. Como o próprio nome sugere, esses ambientes corporativos são feitos para que diferentes empresas, empresários e colaboradores possam compartilhar o mesmo espaço

Para isso, esses locais são estruturados com tudo o que uma companhia precisa para funcionar: escritórios privativos ou compartilhados, salas de reunião, áreas de convivência, internet, ambientes para eventos corporativos, entre outros. 

Segundo uma pesquisa divulgada pela WeWork, em parceria com a Page Outsourcing, “73% das pessoas gostariam de ter vale-escritório (benefício concedido pelas empresas para funcionários usarem qualquer local de trabalho colaborativo), [e] apenas 5%, de fato, recebem”

Quais são as principais vantagens do coworking?

  1. É mais econômico

Manter um escritório próprio é caro. A empresa precisa alugar um espaço, mobiliar o lugar de acordo com o tamanho da equipe e construir uma infraestrutura funcional.

Além disso, há uma série de despesas que podem prejudicar o bolso: contas de água, luz, internet, IPTU, etc.

Já nos coworkings, é possível ter acesso a todas essas facilidades por um preço significativamente mais baixo, já que tais custos são compartilhados entre todos os que ali frequentam. 

Vale lembrar que, diferente dos contratos tradicionais de aluguel, nos coworkings é possível alugar apenas o espaço que será utilizado, e pelo tempo desejado. Assim, evita-se gastos desnecessários.

  1. Facilita o networking

Para além das questões financeiras, os ambientes compartilhados proporcionam flexibilidade, praticidade e um networking fantástico.

Afinal, dependendo do coworking, existe a possibilidade de alugar uma sala privativa ou uma mesa compartilhada com outros profissionais.

O que é ótimo para criar uma cultura de inovação.

Além disso, é comum que aconteçam eventos abertos como palestras e workshops de outras empresas, que são boas oportunidades para compartilhar experiências e firmar parcerias estratégicas que podem impulsionar o seu negócio.

  1. Oferece mais flexibilidade

Outra questão importante a se pensar é que, com a ascensão do trabalho remoto e do modelo híbrido, o coworking se tornou uma solução atrativa para aqueles que desejam escapar do isolamento do home office.

Cada profissional pode fazer o horário que preferir, e ainda desfrutar de um local de trabalho dinâmico e produtivo para desempenhar suas funções.

Bruna Neves, Chief Product Officer (CPO) da WeWork América Latina, fala sobre o aumento da procura por coworking pós-pandemia de Covid-19: “A ocupação e o fluxo de pessoas circulando em nossos espaços está maior do que antes da pandemia. Isso reforça a volta aos encontros presenciais com propósito.”

“[…] Flexibilidade é um benefício altamente valorizado pelos profissionais e segundo critério avaliado em uma proposta de trabalho, está atrás apenas do salário. A WeWork entende que a flexibilidade […] tem sido fundamental para atender às necessidades dos trabalhadores. As pessoas querem equilibrar suas rotinas profissionais e pessoais.”

Bruna Neves, Chief Product Officer (CPO) da WeWork América Latina
O modelo de coworking moderno, que conhecemos atualmente, nasceu em 2005

Para quem o coworking é mais indicado?

Existem diferentes maneiras de usar esses espaços de trabalho, portanto eles atendem às mais variadas necessidades. É possível realizar, por exemplo, um contrato para uma empresa ou para um profissional autônomo

“Antes, estávamos muito associados a profissionais liberais e startups. Atualmente, mais de 60% dos nossos clientes são grandes empresas. Elas estão nos procurando para ajudá-las na transformação cultural pela qual estão passando”, completa a CPO da WeWork.

Quais os serviços oferecidos?

Há vários serviços que podem ser oferecidos pelos coworkings. Dentre eles, estão: 

  • infraestrutura adequada: em geral, esses locais oferecem ambientes mobiliados, além de iluminação, energia e internet disponíveis para atender os trabalhadores a qualquer momento. Ainda, há salas compartilhadas ou privativas, e áreas de convivência, incluindo cozinhas para almoço ou ambientes que promovam o bem-estar;
  • salas de reunião: caso a empresa alugue uma mesa compartilhada e prefira fazer uma reunião em um espaço mais privativo, ou vai receber convidados externos para uma conversa, é possível recorrer às salas exclusivas para reuniões;
  • boa internet: para que os colaboradores não enfrentem problemas de conexão, os coworkings costumam oferecer pacotes de altíssima velocidade — o que nem sempre é possível ter em casa ou em escritórios independentes, tanto pelo preço quanto por problemas de instalação;
  • estacionamento exclusivo: alguns coworkings, principalmente em grandes cidades, contam com serviço de estacionamento exclusivo para parceiros, facilitando a vida dos trabalhadores;
  • escritório virtual: mais que o espaço físico, o coworking pode ser usado como endereço, seja para ligações, endereço fiscal ou ainda para receber e enviar correspondências;
  • espaços para eventos: em geral, coworkings têm auditório e locais disponíveis para cerimônias corporativas, que podem ser alugados para companhias que queiram realizar eventos exclusivos.

Alelo + WeWork

A Alelo, especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, e a WeWork, líder global em espaços de trabalho flexíveis, lançaram uma novidade imperdível para as empresas-clientes: o vale-escritório Alelo Workpass.

Com esse benefício, os colaboradores conseguem utilizar salas corporativas, de reuniões ou de convivência. Uma solução totalmente alinhada às tendências de home office e trabalho flexível. 

A Station by WeWork, marketplace da WeWork, dá acesso às 32 unidades próprias da marca no Brasil, além de mais de 500 endereços de coworkings parceiros em mais de 120 cidades em todos os estados do Brasil.

Conheça mais sobre o Alelo Workpass.

vários serviços que podem ser oferecidos pelos coworkings, dentre eles as sala de reuniões

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.