Ter um negócio para chamar de seu é o sonho de muita gente. É, também, uma decisão que requer, além de certa dose de ousadia, muito preparo. Para colocar essa ideia em prática, a primeira dica é: planeje e invista em informação. Assim, é possível tirar a ideia do papel e transformar o desejo de empreender em realidade.

Em 2018, foram criadas no Brasil 2,5 milhões de novas empresas, de acordo com o Indicador Serasa Experian, empresa que presta serviços de informação e indicadores econômicos ao mercado. Os novos negócios cresceram 15% com relação ao ano anterior. Os MEIs (microempreendedores individuais) foram maioria, chegando a 81,4%. Por segmento, os serviços de alimentação predominaram, com participação de 8,2%.

Muitas vezes, o empreendedor é movido pela paixão e pode não levar em conta os riscos inerentes a um negócio. Ele normalmente se baseia em exemplos que deram certo e mergulha no novo projeto. São pessoas que querem começar o próprio empreendimento depois da demissão, utilizando verbas rescisórias, ou têm um dinheiro guardado e decidem empreender, abrindo um pequeno comércio ou varejo de alimentação, como restaurante ou lanchonete, por exemplo.

“Quem está empolgado só enxerga as coisas positivas. O preparo e as informações vão colocar o empreendedor dentro da realidade para empreender com segurança”, avalia Marcus Quintella, coordenador do MBA de Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para Quintella, buscar dados e capacitação sobre empreendedorismo é fundamental. “Para ter sucesso, o futuro empreendedor deve desenvolver as características de empresário: ter iniciativa e capacidade para não desistir diante dos obstáculos. Ou seja, desenvolver resiliência – talento para se moldar às mudanças”, aconselha.

Instituições de renome como o Insper e o Sebrae oferecem cursos para quem tem interesse em empreender. O curso Empreendedorismo em Ação, do Insper, aborda as etapas necessárias para a construção de um negócio e apresenta aos alunos as metodologias mais atuais do mundo do empreendedorismo, como a Metodologia Lean Startup, que surge como uma opção de redução de desperdício de tempo, custo e recursos.

Um dos 109 cursos gratuitos do Sebrae, o Aprender a Empreender, ensina a desenvolver essa e outras características. “Uma das prioridades é que o empreendedor entenda que não se pode correr riscos que não sejam calculados”, alerta a analista do Sebrae-SP, Claudia Brum.

A especialista aponta algumas dicas de cursos para quem deseja empreender:

Aprenda a planejar o negócio – Depois de “calibrar” o lado empreendedor, o futuro empresário precisa focar em gestão e aprender a fazer um plano de negócios. Isso engloba, prioritariamente, áreas como análise estratégica, tributos, fluxo de caixa, precificação, marketing e vendas, concorrência, gestão de pessoas. Neste contexto, o Sebrae oferece os cursos Transforme sua Ideia em Modelo de Negócio e Como Planejar seu negócio.

A qualidade dos produtos é prioridade – Quem opta pelo segmento de alimentação, por exemplo, não pode esquecer a qualidade dos produtos. É preciso entender sobre manuseio de alimentos e como evitar a contaminação. O curso Boas Práticas nos Serviços de Alimentação deve estar no topo da lista de quem quer se preparar.

As dicas valem para quem vai abrir um negócio e para quem pretende comprar em empreendimento que já está em andamento. “Grande parte do sucesso está no empreendedor, não no negócio. Se ele souber fazer e dar sequência a um plano de negócios e aprender a gerir pessoas – clientes, fornecedores e funcionários – o risco será bem menor”, diz Claudia. “No ramo da alimentação, a qualidade do atendimento é muito importante. O empreendedor precisa priorizar isso”. Nesse sentido, o Sebrae tem os cursos Atendimento do Cliente e Receita de Sucesso – Equipe e Atendimento.

Mundo virtual alavanca o faturamento – O curso Marketing Digital para o Empreendedor coloca o negócio físico navegando nas redes sociais. O empresário poderá aprender a criar e alimentar uma página do negócio no Facebook, assim como monitorar os resultados das ações. Há uma capacitação no Sebrae, que ensina a montar um catálogo via WhatsApp. Outra dica preciosa é como alavancar as vendas por meio do Instagram.

Pode parecer muita coisa, mas a imersão é preciosa. Leia também nosso post com outras dicas de cursos grátis para formação em empreendedorismo. Conforme o negócio começa a prosperar, o empreendedor se vê desafiado a saber mais – e a ganhar mais. Vale investir em conhecimento. Está pronto para começar?

 

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