Os vídeos têm se tornado cada vez mais presentes nas redes sociais, seja pelo crescimento do TikTok ou pelo aumento no uso de ferramentas como Reels e IGTV, no Instagram. Com isso, usar as filmagens para divulgar seu estabelecimento se tornou ainda mais importante, e, embora criar vídeos seja um desafio para muitos empreendedores, isso pode trazer bons resultados.

A tarefa exige criatividade e uso de algumas ferramentas, mas, para ajudar, preparamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Use e abuse do celular e da luz natural

Não é preciso comprar um equipamento muito caro e tecnológico para conseguir fazer seus vídeos. Use e abuse dos celulares, que possuem câmeras e microfones excelentes para as filmagens.

Aqui, a atenção deve focar em outros itens, como o ambiente externo. Cuide para que ruídos da rua não fiquem mais alto que sua voz e procure gravar nos momentos mais silenciosos do dia.

Além disso, busque locais bem iluminados e use e abuse da luz natural. O nascer e o pôr do sol costumam dar luzes “mais suaves” e que geram um efeito bonito tanto no vídeo quanto na foto.

Cuidado com o fundo da imagem

Também é importante ficar atendo com o fundo da imagem. É possível usar apenas a parede branca, mas incluir alguns detalhes podem dar um toque especial.

Plantas, quadros ou livros costumam ser os mais usados, mas dê preferência para algo que esteja relacionado ao seu negócio. Se você tem um restaurante ou uma doceria, coloque livros de culinária na sua estante. Ou, ainda, grave na frente daquele espaço bonito da sua cozinha, onde é possível ver alguns dos seus utensílios.

Fique de olho nas convergências

Acompanhe sempre o que os outros estão postando (clientes, concorrentes, empresas de outros segmentos etc.) para tirar ideias de conteúdos para seus vídeos. Use as músicas e os filtros que estão viralizando, mas não demore muito para postar e correr o risco de divulgar um conteúdo já “velho”.

Faça vídeos curtos e mostre seu negócio

Os vídeos curtos costumam ter maior número de visualizações, já que, nos maiores, os seguidores podem desistir de ver até o fim. Neles, compartilhe o processo de produção dos seus produtos, mesmo que seja apenas algumas partes do processo.

Outra ideia é fazer vídeos apresentando seus produtos ao cliente. Se você tem uma loja de roupas, faça vídeos mostrando os detalhes das peças e como ficam no corpo. Se você tem um restaurante, fale sobre seu prato principal, ou sobre a sua nova receita, explicando algo sobre os ingredientes, por exemplo.

Ainda que exija trabalho e criatividade, os vídeos podem trazer importantes benefícios para seu estabelecimento, gerando mais engajamento nas redes e ajudando a ampliar as vendas. Com esforço e atenção é possível atingir o público-alvo e, assim, colher os frutos desse trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.