Ter a saúde financeira em dia é ponto fundamental para que uma empresa alcance suas metas com sucesso.

Sem tempo para ler? Então aperte o play:

E a melhor maneira de projetar o futuro de seu negócio é monitorar de perto o fluxo de caixa. Para explicar o funcionamento dessa ferramenta tão importante o blog da Alelo preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Vamos nessa?

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira eficaz para que o empresário saiba como está a situação econômica de sua empresa. Basicamente, essa ferramenta demonstra a movimentação de entrada e saída de dinheiro, o chamado fluxo, e aponta se a empresa está no lucro ou não.

Assim, é possível apurar o saldo disponível em caixa ou em conta bancária. Com esse procedimento, o empresário consegue fazer projeções de gastos e investimentos para o futuro, seja a curto, médio ou longo prazo.

Qual a importância do fluxo de caixa?

Essa é uma ferramenta ideal para entender o momento financeiro da empresa e programar os próximos meses ou anos.

Com esse controle do que há no cofre, fica mais fácil que exista o capital de giro necessário para demandas como o operacional (pagamento de aluguel, folha de pagamento, fornecedores, impostos), as melhorias (reformas, compra de maquinário) e, até mesmo, evitar futuras dificuldades financeiras.

Neste vídeo você aprenderá mais sobre capital de giro:

Tipos de fluxo de caixa

Conheça a seguir as diferentes modalidades:

Fluxo de caixa operacional

Conhecido pela sigla FCO, o fluxo de caixa operacional é o modelo mais comum de controle financeiro. Ele é utilizado para indicar a variação de capital de giro, com todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) de dinheiro e com um recorte de um determinado período.

Se algum custo precisar ser cortado, é com as informações do fluxo de caixa operacional que o setor financeiro da empresa vai descobrir qual.

É fundamental ressaltar que, apesar de mostrar o faturamento, esse tipo de fluxo não contabiliza os investimentos e nem a demanda de capital.

Fluxo de caixa direto

O fluxo de caixa direto registra todos os recebimentos e pagamentos da empresa, o que garante que essas informações estejam sempre à disposição. O ideal para um controle mais fácil é separá-lo por categorias, o que demonstra de onde vem e para onde vai cada recurso.

Fluxo de caixa indireto

As informações e variações contábeis são o foco do fluxo de caixa indireto, indo além de puramente analisar a entrada e saída de dinheiro.

Ele é voltado ao regime de competência, um método de registro de lançamentos contábeis. São avaliados, por exemplo, os números apontados no Balanço Patrimonial e no Demonstrativo de Resultado do Exercício.

Fluxo de caixa livre

Também chamado de caixa final, o fluxo de caixa livre (FCL) é o saldo que a sua empresa tem após o pagamento das despesas.

Em empresas maiores, é geralmente usado para quitar eventuais dividendos com acionistas. Já nas menores, fica guardado para futuros investimentos ou para pagamento de dívidas mais antigas.

O fluxo de caixa livre é obtido da seguinte maneira: soma-se o fluxo de caixa operacional com o fluxo de caixa de investimentos.

Com esse resultado, a empresa pode avaliar se o desempenho está dentro das expectativas. Caso indique superávit, o capital ocioso pode ser investido. Se apontar falta de dinheiro, é necessário estabelecer um novo planejamento de gastos.

Fluxo de caixa descontado

Conhecido pela sigla FCD, o fluxo de caixa descontado avalia o valor de mercado atual de uma empresa, sendo uma ótima maneira de atrair investidores. Para isso, o método considera as variáveis de risco e de retorno.

Caso o resultado indique que o valor é maior que o custo do investimento, a oportunidade demonstra segurança ao investidor. Lembrando que o FCD é baseado em projeções e não em números concretos.

Fluxo de caixa diário

Este é o modelo mais indicado para empresas com muitas movimentações de vendas diariamente, como lojas, supermercados, restaurantes e estabelecimentos que trabalham com atendimento ao público.

Saber essas movimentações é importante para identificar erros de maneira imediata e reverter prejuízos.

Como escolher o melhor modelo de fluxo de caixa?

Depende. Antes de decidir, é preciso conhecer profundamente as rotinas e necessidades dos seus negócios. Faça uma pesquisa profunda e dê atenção a informações como estas a seguir:

  • Movimentações financeiras;
  • Capital de giro;
  • Faturamento;
  • Gastos fixos e variáveis;
  • Número de funcionários;
  • Produção por intervalo de tempo (diária, semanal, mensal e anual);
  • Estoque;
  • Objetivos e metas para o futuro.

O relatório deve ter os seguintes itens:

  • Recebimentos: as vendas à vista em dinheiro, cheque e cartões, além de todas as vendas a prazo, duplicatas, entre outros;
  • Pagamentos: compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas e demais despesas;
  • Previstos: recebimentos e pagamentos esperados para o futuro e num período de pelo menos um trimestre.

Como fazer um relatório de entrada e saída de dinheiro?

Nada de caneta e papel no momento de fazer o relatório de fluxo de caixa. Use a tecnologia a seu favor.

Há vários softwares de gestão financeira gratuitos (Bkper, SIS Controle, RP Controle Financeiro, Hábil Empresarial) e pagos (Gestão Click, Consumer, Programa NEX, Master Caixa).

Seja qual for o programa escolhido, é importante não deixar escapar nenhum detalhe em sua planilha. Quanto mais informações, maior a certeza de que sua gestão financeira será bem executada.

Veja o passo a passo:

  • Verifique o saldo da empresa;
  • Enumere e classifique todos os gastos e receitas;
  • Identifique, com datas, todas as movimentações financeiras;
  • Confira as movimentações bancárias;
  • Atualize os lançamentos com frequência;
  • Analise as informações e tome decisões em cima delas.    

Organize suas finanças com ajuda da Alelo!

Fazer o planejamento financeiro da sua empresa fica bem mais fácil com o apoio da Alelo.

Com as ferramentas voltadas aos estabelecimentos comerciais, ajudamos você a se organizar e a manter a saúde financeira de sua empresa em dia. Um exemplo é o Painel Meu Negócio, que deixa você afinado com tudo o que acontece no seu estabelecimento, além de te deixar por dentro do que acontece com a concorrência.

Acesse o portal da Alelo e descubra um mundo de possibilidades para os seus negócios.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.