Quando se fala em confraternização empresarial, é bastante comum as pessoas pensarem diretamente na chamada “festa da firma”. Porém as empresas podem confraternizar com seus funcionários de diversas outras maneiras, sobretudo em tempos de pandemia que, esperemos, estejam chegando ao fim.

Isso porque a pandemia impossibilita a aglomeração, então boa parte das empresas segue no trabalho home office ou híbrido. Por isso, assim como no último ano, a confraternização de fim de ano nos moldes antigos não deve acontecer. Assim, novas formas de pensar nesse momento têm surgido e algumas experiências têm obtido sucesso.

A seguir, você encontra algumas dicas de como não deixar esse momento passar em branco e comemorar o ano com seus colaboradores.

Como fazer a confraternização empresarial na pandemia? 

Depois de um ano todo de trabalho durante a pandemia, chegar ao final de 2021 é uma conquista, tanto para empresas, quanto para funcionários. Só esse fato já pode ser considerado um motivo para comemorar. É importante demonstrar união nesse momento, para que os funcionários se sintam mais amparados.

Além disso, é importante criar momentos de descontração entre os funcionários. Isso ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e até a produtividade. Veja algumas ideias para a realização da confraternização empresarial.

Encontros virtuais

Hoje em dia há muitas ferramentas digitais que possibilitam a realização de encontros virtuais. Alguns encenam o ambiente de uma festa, com a possibilidade de ouvir música em conjunto. O happy hour virtual hoje é uma realidade, inclusive.

O que algumas empresas têm feito é agendar uma data específica para a confraternização virtual e o envio de um kit com bebidas e petiscos para o seu funcionário.

 Encontros presenciais restritos

Um formato híbrido vem surgindo quando o tema é confraternização: não é mais aquela festa grande para toda a empresa, mas pequenos encontros fechados e restritos por áreas. A participação depende de uma confirmação prévia sobre vacinação. Inclusive é uma forma de incentivar aqueles que ainda não tomaram a segunda dose ou dose única.

A mecânica de participação se dá após a imunização por meio de vacina, o colaborador que voluntariamente desejar aderir, pode enviar uma foto de sua carteirinha para os organizadores do encontro e ser incluído em um sorteio de X vagas para a data especial. E no dia, claro, seguir todos os protocolos de saúde recomendados.

Premiações

Outra forma muito interessante de confraternizar com funcionários é a disponibilização de premiações, como a cesta de Natal, por exemplo. Em alguns casos, esse recurso pode ser feito no formato de um cartão, em que o colaborador tem a liberdade de comprar o que deseja para o seu fim de ano.

Além disso, é possível oferecer aos colaboradores um cartão-cultura ou cartões pré-pagos, como o Alelo Premiação. Essa é uma maneira de reconhecer colaboradores ou prestadores de serviços de maneira ágil e sem burocracia.

Amigo-secreto virtual

Mais uma possibilidade interessante para quem segue a tradição do amigo secreto é realizá-lo de forma digital. Todo o procedimento pode ser feito pela internet – desde o sorteio dos nomes até a entrega dos presentes.

Valorização do colaborador

Oferecer confraternizações é uma maneira de passar a mensagem aos funcionários de que a empresa se importa. Além disso, é uma forma de reconhecer o bom trabalho dos colaboradores.

No entanto, pensar em confraternização ou em outras formas de reconhecimento enquanto gasto é um erro. Gasto é algo que não retorna de maneira alguma, enquanto esse tipo de ação reflete em funcionários mais motivados, o que beneficia não só o trabalhador, mas também a empresa como um todo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.