Na internet é possível encontrar influenciadores digitais nas mais diversas áreas – tecnologia, finanças, gastronomia, marketing e bem-estar, por exemplo. Diante de tantas opções fica até difícil saber o que ler. Entretanto, alguns desses perfis populares nas redes sociais merecem ser seguidos porque produzem conteúdo interessante não só para os negócios, mas também para expandir horizontes, conhecer outras realidades e agregar conhecimento enquanto cidadão.

Fernanda Vicentini, professora de marketing digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, explica que o “influenciador é um especialista em determinado campo de atuação, tendo experiência e conhecimento para compartilhar junto a seu público.” “Por isso, eles são tão relevantes: as pessoas desejam segui-los para conhecer seu ponto de vista sobre determinados temas, aprender com suas explanações e debater a partir de suas reflexões.”

Para Marc Twail, empreendedor e comunicador multiplataforma, “os influenciadores vêm para suprir a demanda de conteúdo, frescor e recorrência que a aprendizagem tradicional não conseguiu dar conta.” “Segui-los não só me atualiza e me faz furar bolhas diversas, como ainda me agrega outros ativos importantes nestes anos 2020: opinião e visão de mundo.”

Tawil reforça que há duas décadas, por exemplo, se alguém fosse questionado sobre os conteúdos agregadores para sua carreira, as dicas seriam de cursos, livros, filmes ou até reportagens. “Acontece que o mundo é outro e a academia não conseguiu acompanhar a velocidade e o impacto causados pela exponencialidade. Soma-se a isso uma ruptura total nos padrões de aprendizagem, na forma de comunicar e de consumir a informação.”

Confira abaixo dicas de influenciadores que valem a pena ser seguidos e que tipo de conteúdo eles produzem.

10 influenciadores digitais para acompanhar nas redes sociais

Alexandre Canatella
CEO e co-fundador da e-Mídia holding de CyberCook, VilaMulher e MaisEquilibrio
Empreendedor da indústria digital desde 1997, autor do primeiro portal brasileiro dedicado à gastronomia, o Cybercook. No ano passado, vendeu a e-mídia ao Carrefour. Escreve sobre empreendorismo, inovação e tecnologia e também ministra palestras sobre os temas.

Alice Salvo Sosnowski
Professora de empreendedorismo na PUC-SP

Escreve sobre startups, empreendedorismo e carreira. Traz lições sobre negócios, tendências e inovações.

Andrea Schwarz
CEO e fundadora da iigual

Fala sobre a vida como mulher cadeirante e sobre o seu trabalho na iigual, empresa especializada em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Guy Kawasaki
Especialista na área de tecnologia e marketing
Referência internacional em empreendedorismo e inovação, Guy trabalhou na Apple, onde foi evangelista. Nas redes, ele compartilha dicas para inovar, ser criativo, além de notícias sobre tecnologia.

Joel Jota
Ex-atleta da seleção brasileira de natação
Dá dicas sobre alta performance, foco e produtividade na vida e no trabalho.

Leo Hwan
Youtuber

Produz vídeos que analisam obras da cultura pop, como séries, animes e filmes, abordando temas em discussão na atualidade, como autoaceitação, autoestima e representatividade.

Luiz Alberto Marinho
Sócio-diretor da GS&MALLS – Soluções e Resultados para Centros Comerciais
Especialista em varejo, escreve artigos com dicas e reflexões sobre empreendedorismo. Também comenta notícias e cases reais.

Marina Colerato
Formada em Design de Moda, fundadora do Modefica

Produz conteúdo sobre moda, ecologia e gênero. O Modefica é uma plataforma de moda e sustentabilidade que atua por diversas frentes com o objetivo de construir uma moda mais sustentável, criativa e descentralizada.

Matheus Goyas
Jovem empreendedor e investidor brasileiro. CEO e cofundador da Trybe (escola de profissões digitais), especialista em temas como tecnologia e educação. Foi selecionado pelo MIT como uma das pessoas mais inovadoras com menos de 35 anos.

Rê Cruz
Cozinheira e empresária, fundadora da Foodness – Gestão Na Real
Produz conteúdo de consultoria para negócios de gastronomia e gestão para micro e pequeno empreendedores. Traz dicas sobre como ter uma sociedade saudável e como gerenciar pessoas. Também promove “Foodness Talks”, que são vídeos no formato de mesa redonda com convidados para abordar o universo de gestão para negócios de alimentação.

 

 

humildade e liderança

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.