As medidas de isolamento social impostas para impedir a expansão do novo coronavírus transformaram as casas em um ambiente de trabalho e lazer das pessoas. Mas o momento também pode despertar o interesse por novos aprendizados e transformar as residências em uma sala de aula.

Como o período dentro de casa tem sido maior do que o previsto inicialmente, diversas instituições decidiram liberar uma segunda leva de cursos gratuitos para profissionais interessados em usar o tempo livre dentro de casa para aprimorar suas competências, desenvolver uma nova área de atuação ou simplesmente encontrar um hobby.

Cursos grátis para jovens e adultos 

O Senac, por exemplo, selecionou uma série de cursos e conteúdos on-line, que abordam diversas áreas do mercado de trabalho, como “Gestão e Negócios”, “Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho”, “Tecnologia da Informação” e “Turismo, Hospitalidade e Lazer”.

A instituição também apresenta parcerias para cursos da Cisco, Red Hat e Microsoft. Mas fique atento pois as vagas são limitadas. Confira a lista completa no site do Senac   

Outra instituição renomada que liberou diversos cursos gratuitos é a Fundação Getúlio Vargas. Você pode, por exemplo, fazer os cursos “Ética empresarial” e “Introdução à Administração Estratégica”, ambos com duração de cinco horas cada. Além disso, pode apostar em aulas mais curtas, como o curso de “Gestão de suprimentos em tempos de pandemia”, que dura apenas uma hora.

A FGV liberou cursos em diversas áreas, como Administração Pública, Direito, Economia e Finanças, Liderança e Pessoas, Marketing e Vendas, entre outras.

Acesse o site e encontre o curso que vai te ajudar neste momento de isolamento.         

A Fundação Bradesco também entra nesta lista e liberou mais de 80 cursos gratuitos para quem quer incrementar o currículo ou então adquirir novos conhecimentos. As aulas estão separadas nas áreas de Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Básica e Pedagógica, além de Informática.

Caso você tenha interesse em abrir o seu negócio próprio, os cursos de “Empreendedorismo e Inovação” e “Estratégia de Negócios” podem ajudar. Já se o seu objetivo é aprimorar seu currículo, a área de informática oferece dezenas de cursos, dos mais básicos como aulas sobre o Microsoft Excel até um curso sobre “Segurança em Tecnologia da Informação”. Acesse o site e confira os cursos disponíveis.

O Sebrae é outra instituição que disponibiliza alguns cursos gratuitos em seu site. Um de grande destaque é o “Como vender pela internet na crise do coronavírus”. A carga horária é de apenas 4 horas e ele precisa ser concluído ao longo de 15 dias.

Também estão disponíveis cursos na área de gestão financeira, marketing digital com foco no empreendedor e expansão do seu negócio. Basta acessar o site do Sebrae     

Os hobbies também entram na lista. Quem gosta de fotografia e quer se aprofundar no assunto para produzir imagens de maior qualidade pode buscar conhecimentos com a Nikon. A empresa oferece aulas grátis on-line para fotógrafos amadores. Geralmente os cursos custam entre 15 e 50 dólares, mas a empresa decidiu torná-los gratuitos para “empoderar criadores” e ajudar quem busca novas atividades em tempos de quarentena.

As aulas duram entre 15 minutos e 1 hora e basta acessar o site da Nikon School para ter acesso. Os cursos ensinam desde noções básicas de fotografia até dicas para você fazer fotos bem produzidas de paisagens e animais, tudo sem sair de casa.

Foco nas crianças e adolescentes

Se você tem crianças ou adolescentes em casa e está em busca de cursos que possam ajudar no desenvolvimento mesmo em tempos de escolas fechadas ou carga horária reduzida, vale ficar atento aos cursos oferecidos pela renomada Khan Academy. A organização sem fins lucrativos tem como missão oferecer uma educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

As programações são diárias para alunos de 6 a 18 anos e existe uma grade específica para cada faixa etária, além, é claro, de todos os cursos que fazem parte da grade fixa da organização. Um dos lemas da escola é “Você pode aprender qualquer coisa” e isso é demonstrado na prática com diversas atividades propostas para o dia inteiro.

Crianças a partir do 3º ano, por exemplo, têm atividades de Matemática e Ciências, com períodos para leitura durante o dia. Já os jovens que estão no ensino médio têm a grade focada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Acesse o link da Khanacademy.org e confira. Ou vá direto para o link da programação diária.  

Outra opção interessante para quem quer usar o tempo livre das crianças – e por que não dos adultos? – está na Faber Castell. A empresa também disponibiliza diversos cursos gratuitos em sua plataforma. As aulas ajudam a desenvolver técnicas de desenho e pinturas.

Já o curso “Play na Criatividade” tenta desenvolver ferramentas para você exercitar a sua criatividade. Um deles aborda desenho para iniciantes e está recheado de exercícios dinâmicos e divertidos.

São mais de dez cursos gratuitos. É só acessar o site faber-castell.com.br e escolher o seu preferido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.