Alimentação

Entrada, prato principal e sobremesa: o que cozinhar com o mozão no Dia dos Namorados?

Entrada, prato principal e sobremesa: o que cozinhar com o mozão no Dia dos Namorados?
0

Cozinhar com a pessoa amada pode ser uma experiência riquíssima e inesquecível! E que tal aproveitar o Dia dos Namorados para criar memórias com o mozão?

Além de ser superdivertido e garantir vivências especiais, preparar um jantar em casa pode ser bem mais econômico, viu?

E, para fazer uma refeição especial, não é preciso apostar em receitas difíceis e que demoram muito para ficarem prontas

Pensando em tudo isso, preparamos uma listinha com algumas opções práticas de entrada, prato principal e sobremesa para você cozinhar com o mozão neste Dia dos Namorados e ainda dar aquela economizada!

Bora lá?

Por que cozinhar com a pessoa amada?

Cozinhar junto com quem amamos pode ser uma excelente alternativa para passar um tempo de qualidade com o(a) companheiro(a), conversando sobre diversos aspectos, rindo e criando memórias especiais.

Entre os benefícios estão:

  • Melhora da comunicação;
  • Colaboração;
  • Diversão; 
  • Redução do estresse;
  • Alimentação mais saudável, visto que, em casa, temos mais controle sobre os ingredientes que usamos; 
  • Economia; 
  • Aprendizados na cozinha. 

Então já separa seu verdinho da Alelo para comprar os alimentos e fazer uma refeição incrível e romântica com o seu parceiro (a)!

Bora pras receitas?

Uma noite especial como o Dia dos Namorados merece uma seleção completa de entrada, jantar e sobremesa, né?

Por isso, sugerimos opções interessantes para essas três refeições! 

Para a entrada, confira a Bruschetta de tomate ou as Rodelas de Abobrinha Crocantes com Parmesão!

Para o prato principal, que tal o Macarrão com Molho de Couve-Flor Gratinado ou o Espaguete com Molho de Tomate Assado?

Por fim, para a sobremesa, sugerimos o Brownie na Airfryer da Rita Lobo ou o Brigadeiro de Colher com Chocolate Amargo!

As receitas são do Panelinha, comandado pela brilhante Rita Lobo!

Confira, abaixo, como preparar:

Bruschetta de tomate para o Dia dos Namorados

Bruschetta de tomate

Tempo de preparo: Pá-Pum

Serve: 18 unidades

Ingredientes

1 baguete pequena

2 tomates grandes maduros

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de azeite

2 ramos de manjericão

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo 

  • Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  • Corte a baguete em fatias de 1 cm. Disponha as fatias numa assadeira grande, uma ao lado da outra e leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos até ficarem crocantes e levemente douradas.
  • Lave, seque e corte os tomates ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm. Transfira os tomates para uma tigela, junte as folhas de manjericão e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente. Descasque o dente de alho.
  • Para montar as bruschettas: esfregue o dente de alho sobre cada torrada e coloque uma porção do tomate temperado. Regue com um fio de azeite e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Rodelas de Abobrinha Crocantes com Parmesão

Tempo de preparo: Até 1h

Serve até 4 porções

Ingredientes

2 abobrinhas

⅔ de xícara (chá) de farinha panko

⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

azeite a gosto

¼ de colher (chá) de páprica doce

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  • Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte uma assadeira grande com 1 colher (sopa) de azeite (caso as rodelas de abobrinha não caibam numa só assadeira, utilize 2 ou prepare a receita em duas levas).
  • Numa travessa média, misture a farinha panko com o queijo parmesão e a páprica. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
  • Lave a casca das abobrinhas sob água corrente e seque bem – quanto mais sequinhas estiverem, melhor para empanar. Corte e descarte as pontas das abobrinhas e fatie cada uma em rodelas de 1 cm de espessura.
  • Transfira as abobrinhas cortadas para uma tigela grande, adicione 1 ½ colher (sopa) de azeite e misture bem com as mãos para envolver todas as rodelas com o azeite.
  • Para empanar as abobrinhas: coloque algumas rodelas de abobrinha na travessa com a farinha, uma ao lado da outra. Pressione com as mãos para grudar a farinha, vire e pressione novamente para cobrir toda a superfície.
  • Transfira as abobrinhas empanadas para a assadeira, deixando espaço entre cada uma — quanto mais espaço, mais douradas e crocantes ficam. Repita com o restante.
  • Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até ficarem bem douradas — na metade do tempo, vire os pedaços com uma espátula, delicadamente para não soltar a casquinha. Enquanto isso, prepare a tapenade.
  • Retire as abobrinhas do forno e sirva a seguir com a tapenade.
  • OBS: se você não encontrar a farinha panko, pode usar farinha de rosca, de preferência caseira, para dar mais textura crocante ao preparo.

Para a tapenade

Ingredientes 

½ xícara (chá) de azeitona verde sem caroço

2 colheres (sopa) de azeite

raspas de 1 limão

2 ramos de manjericão

1 pitada de sal

Modo de preparo

  • No copo do miniprocessador, coloque as azeitonas, o azeite, as raspas de limão e uma pitada de sal. Bata até triturar bem as azeitonas. Junte as folhas de manjericão e bata apenas para incorporar.

Fonte: Panelinha

Macarrão com Molho de Couve-flor Gratinado

Tempo de preparo: até 1h

Serve: até 4 porções

Ingredientes

½ couve-flor grande (cerca de 400 g)

4 xícaras (chá) de macarrão do tipo rigatoni (cerca de 300 g)

1 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado grosso

½ cebola

2 dentes de alho

2 xícaras (chá) de leite

3 folhas de louro

4 ramos de tomilho-limão

sal a gosto

noz-moscada ralada na hora a gosto

Modo de preparo

  • Retire as folhas e corte a couve-flor em fatias de 2 cm (com o talo) no sentido do comprimento — nesta receita, vamos usar os talos e os floretes. Não se preocupe em fazer cortes perfeitos; a couve-flor será cozida e depois batida no liquidificador. Transfira os pedaços para uma tigela, cubra com água e lave bem. Deixe escorrer o excesso de água numa peneira enquanto separa o restante dos ingredientes.
  • Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Descasque e corte o alho em lâminas finas.
  • Numa panela grande, coloque a couve-flor, a cebola e o alho. Cubra com o leite, junte o louro, o tomilho e tempere com 1 colher (chá) de sal e noz-moscada a gosto. Leve ao fogo médio com a tampa entreaberta por cerca de 10 minutos, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que a couve-flor fique bem macia — espete com um garfo para verificar.
  • Com uma pinça, retire o louro e o tomilho e transfira a couve-flor com o leite para o liquidificador. Bata até formar um molho liso e cremoso. Prove e ajuste o sal. Reserve.
  • Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário de 30 cm x 20 cm (ou que comporte 2,5 litros).
  • Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto (pode usar a mesma panela de cozimento da couve-flor!). Quando ferver, misture 1½ colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar por 5 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem — o macarrão deve estar ainda cru no centro; ele vai assar e terminar de cozinhar com o molho no forno. Enquanto isso, prepare a farofinha da cobertura.
  • Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Volte o macarrão para a panela (sem água) e acrescente o molho de couve-flor. Misture delicadamente, adicionando aos poucos a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Cerca de ½ xícara, pelo menos, será necessário — lembre-se de que o molho engrossa um pouco mais no forno; se já estiver cremoso, o macarrão poderá ficar ressecado. Misture o queijo ralado e transfira para o refratário.
  • Cubra com a farofinha e leve ao forno para gratinar por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir com tomatinhos grelhados, folhas de radicchio, nozes e salsinha.

Para a farofinha

Ingredientes

½ xícara (chá) de farinha de rosca caseira grossa

⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

⅓ de xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente

raspas de 1 limão

1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes numa tigela e reserve.

Fonte: Panelinha

Espaguete com Molho de Tomate Assado para o  Dia dos Namorados

Espaguete com Molho de Tomate Assado

Tempo de preparo: até 1h

Serve: 2 porções

Ingredientes

150 g de macarrão espaguete

5 tomates maduros

½ pimentão vermelho

1 cebola

2 dentes de alho

½ xícara (chá) de muçarela de búfala (bolinhas pequenas)

azeite a gosto

1 pitada de pimenta-calabresa seca

folhas de manjericão a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

lascas de queijo parmesão a gosto para servir

Modo de preparo

  • Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
  • Lave, seque e corte os tomates ao meio. Sem tirar a raiz da cebola, corte em duas metades no sentido do comprimento e cada metade e em três gomos – é importante manter a raiz para que as camadas da cebola não soltem e ela se mantenha úmida depois de assada. Descasque os gomos. Lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte uma das metades em tiras de 1 cm – reserve a outra metade na geladeira para uma próxima receita. Descasque e corte os dentes de alho ao meio.
  • Disponha as metades de tomate com a casca para baixo e o lado da polpa para cima – assim solta menos água. Distribua o restante dos legumes na assadeira, deixando espaço entre eles.Tempere com sal e pimenta a gosto e regue com 3 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente tostados.
  • Enquanto isso, corte as bolinhas de muçarela de búfala ao meio, lave e seque as folhas de manjericão. Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Acrescente 1 colher (sopa) de sal, coloque o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente.
  • Retire a assadeira do forno e transfira metade dos legumes para o liquidificador. Tempere com a pimenta-calabresa e bata até ficar liso.
  • Assim que estiver cozido, escorra o espaguete e reserve. Transfira o molho batido para a panela, junte o restante dos legumes assados e leve ao fogo médio até ferver – aperte delicadamente os tomates para formar um molho rústico.
  • Junte o espaguete ao molho, misture as folhas de manjericão e a muçarela de búfala. Sirva a seguir com lascas de parmesão.

Fonte: Panelinha

Brigadeiro de Colher com Chocolate Amargo

Tempo de preparo: Pá-Pum

Serve: 4 porções

Ingredientes

1 lata de leite condensado (395 g)

50 g de chocolate amargo 70% cacau

2 colheres (sopa) de manteiga

⅓ de xícara (chá) de nibs de cacau

Modo de preparo

  • Numa panela pequena junte a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pedaços. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula de silicone até o chocolate e a manteiga derreterem.
  • Mantenha a panela em fogo médio e troque a espátula pelo batedor de arame – ele ajuda a deixar o brigadeiro mais cremoso. Continue mexendo, até começar a soltar do fundo da panela – no total, o brigadeiro leva cerca de 8 minutos para ficar pronto.
  • Transfira o brigadeiro ainda quente para uma tábua e espalhe com a espátula — se preferir, sirva o brigadeiro numa tigela ou num prato fundo. Deixe amornar e sirva polvilhado com nibs de cacau.

Atenção para a tábua 

O brigadeiro servido na tábua ganha ares de sobremesa elaborada e faz bonito à mesa, mas atenção: utilize uma tábua de servir ou que seja reservada apenas para cortar doces e frutas. Assim você garante que o brigadeiro não fique com gosto de cebola nem de alho.

No cooktop

Caso esteja utilizando um cooktop por indução, selecione a potência 12 para preparar o brigadeiro.

Fonte: Panelinha

Brownie na airfryer da Rita Lobo

Brownie na airfryer da Rita Lobo, ótimo para o Dia dos Namorados

Tempo de preparo: Pá-Pum

Serve: até 4 porções

Ingredientes

½ xícara (chá) de chocolate amargo (55% de cacau) picado ou em gotas (cerca de 90 g)

50 g de manteiga

1 ovo em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

farinha de trigo e cacau para polvilhar os ramequins

manteiga para untar os ramequins

Modo de preparo

  • Numa tigela média, coloque o chocolate, junte a manteiga e leve ao micro-ondas para rodar em potência média, de 30 em 30 segundos, até derreter. Deixe o chocolate amornar enquanto separa o restante dos ingredientes.
  • Unte com manteiga 4 ramequins individuais de 8 cm de diâmetro e 4,5 cm de altura (que comportem 130 ml). Misture cerca de 1 colher (chá) de farinha de trigo com 1 colher (chá) de cacau e polvilhe os ramequins (o cacau deixa o brownie mais bonito na hora de desenformar, mas se preferir pode usar só farinha). Chacoalhe para espalhar e bata bem sobre a pia para tirar o excesso.
  • Em outra tigela média, quebre o ovo. Junte os açúcares e misture bem com um batedor de arame até dissolver os gruminhos de açúcar no ovo. Adicione o chocolate derretido, o sal e misture bem com uma espátula de silicone. Por último, misture a farinha delicadamente.
  • Preaqueça a AirFryer da linha Electrolux, por Rita Lobo, a 150 ºC e programe para assar por 15 minutos.
  • Com uma concha, divida a massa entre os quatro ramequins. Coloque os ramequins no cesto da AirFryer e deixe assar por 15 minutos — os brownies vão ficar com casquinha na superfície mas ainda cremosos no centro.
  • Com cuidado, e usando um pano de prato, retire os brownies do cesto e deixe descansar por cerca de 15 minutos antes de desenformar — assim eles ficam mais firmes na borda. Para desenformar: passe uma faquinha na borda, vire delicadamente o ramequim na mão e coloque o brownie no prato.

Versão quente

Se preferir, você pode servir os brownies quentes assim que saírem da AirFryer, para comer de colher direto no ramequim.

Dica de planejamento

Você pode assar o brownie com antecedência. Para isso, desenforme e armazene o brownie num pote fechado em temperatura ambiente de um dia para o outro, ou na geladeira por até 5 dias. Na hora de servir, basta aquecer por 10 segundos no micro-ondas — assim o miolo fica bem cremoso como se estivesse recém-assado.

Fonte: Panelinha

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Pesquisar

Login/Sign up
Login/Sign up