Você sabia que ter uma estrutura organizacional é muito importante para o sucesso do seu negócio? Por isso, um bom organograma pode fazer toda a diferença para alcançar suas metas.
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Existem vários tipos de organograma, por isso o blog da Alelo preparou uma série completa de conteúdos que vão te ajudar a organizar o quadro de colaboradores da sua empresa. Vamos nessa?
O que é um organograma?
O organograma é um gráfico que ilustra a estrutura interna de uma organização, associação ou empresa. Ele é, portanto, um diagrama que representa a estrutura organizacional, hierarquicamente.
Nesse gráfico, os funcionários e as posições são representados por formas, que podem incluir fotos, informações de contato, e-mails, links de páginas, ícones e ilustrações. As linhas são úteis para a conexão entre os colaboradores, criando uma representação visual da hierarquia, dos cargos e dos departamentos.
Lembrando, que esse diagrama é flexível e pode ser alterado a qualquer momento.
Organograma empresarial
O organograma empresarial, é a maneira de organizar e documentar a estrutura organizacional da sua companhia, e é muito importante para a gestão completa e eficaz do seu negócio.
Qual a importância de um organograma?
Além de ser fundamental para organizar a estrutura hierárquica, um organograma é importantíssimo para a empresa criar um plano de carreira para os seus colaboradores.
Principais características de um organograma
Para um bom organograma, é necessário estar atento a algumas características essenciais. É importante apresentar recursos visuais bem estruturados, visto que seu principal objetivo é oferecer um panorama visual de toda a estrutura interna.
Por essa razão, algumas características que não podem faltar no seu diagrama organizacional são:
- um padrão conforme as necessidades da empresa;
- representação dos colaboradores de todos os setores e das equipes da organização;
- informações pessoais e profissionais de cada colaborador;
- descrição de cada função dos colaboradores;
- estrutura hierárquica definida e flexível.
Qual é a ordem de cargos em uma empresa?
A hierarquia de um gráfico organizacional segue a seguinte ordem, do maior para o menor:
- presidência;
- diretoria;
- superintendência, gerência geral;
- gerência;
- coordenação;
- supervisão, especialistas;
- analistas;
- assistentes;
- auxiliares.
Esta hierarquia pode sofrer adaptações dependendo da estrutura geral da empresa, e inclusive ter graus diferentes de senioridade dentro de cada cargo. Por exemplo, Analista Junior ou Gerente Senior. Isso possibilita mais espaço de manobra para desenhar planos de carreira e orientar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Quais são os tipos de organograma?
Existem diferentes tipos de organograma, e a sua empresa deve escolher aquele que mais se adequar à divisão das funções e dos cargos. São eles:
- organograma funcional: apesar dos cargos distribuídos em hierarquias, este modelo apresenta as relações funcionais na empresa;
- organograma vertical: apresenta os cargos distribuídos por grau de importância, do topo até a base;
- organograma horizontal: igual ao vertical, mas com a distribuição de modo horizontal;
- organograma circular ou radial: os níveis mais relevantes ficam ao centro, com o nível hierárquico diminuindo sucessivamente nas camadas mais externas;
- organograma matricial: mais flexível e indicado para empresas dinâmicas;
- organograma linear: este foge à regra, destacando os responsáveis pelas diferentes atividades da organização.
Qual é a diferença entre organograma e fluxograma?
O organograma é a representação gráfica da estrutura hierárquica da empresa. Enquanto isso, o fluxograma ilustra as etapas de um determinado processo, incluindo quais colaboradores serão responsáveis pelas atividades. Lembre-se, porém, que a utilização de um não exclui a necessidade do outro.
Quais as vantagens de ter um organograma?
Existem diversos benefícios em ter seu gráfico organizacional empresarial. Dentre eles, destacam-se:
- maior produtividade: quando a estrutura fica evidente aos colaboradores, a produtividade aumenta, visto que todas as partes ficam cientes das atividades que devem ser cumpridas;
- melhora a comunicação interna: como o gráfico representa as posições de todos na empresa, fica mais fácil para o funcionário saber a quem ele deve recorrer em meio às situações do dia a dia;
- auxilia na integração de novos colaboradores: com todos os colaboradores indicados em um organograma, fica mais simples entender como a empresa funciona e qual será a rotina do funcionário;
- melhora a compreensão da hierarquia: além de facilitar a comunicação, essa representação gráfica torna simples a identificação dos níveis existentes na empresa;
- mais transparência e organização: a transparência e organização são consequências de uma estrutura de trabalho bem estabelecida.
Como fazer um organograma simples?
Após escolher o tipo que mais se adequa à empresa, alguns passos devem ser seguidos para a elaboração desse gráfico. São eles:
- separar os níveis por cores diferentes;
- usar ferramentas digitais para essa criação;
- contar com profissionais externos com especialização no assunto para identificação das funções;
- rever organogramas anteriores para entender as mudanças do funcionamento da empresa;
- garantir que os profissionais estejam integrados no processo de elaboração;
- desenvolver estratégias para apresentar as informações de forma clara e objetiva.
Promova um ambiente de trabalho organizado, justo e transparente para seus colaboradores.
A partir do organograma, além de conhecerem os responsáveis por cada área e função, facilitando as tarefas do dia a dia, os profissionais poderão vislumbrar as possibilidades para seu desenvolvimento de carreira.
Com este caminho traçado, aplicar um PCCS atrativo, com benefícios que se encaixam em cada etapa, garantirá mais satisfação e produtividade. 🙂