Dia 4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais. Data em que se celebra São Francisco de Assis, considerado o santo protetor dos animais. Esta data tão importante para seu pet, foi criada em 1931, em Florença, na Itália, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal.

Contudo, os direitos dos animais só foram registrados muito tempo depois com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, criada em 1977 pela Liga Internacional dos Direitos dos Animais e proclamada um ano depois pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), órgão da ONU.

Se você é um pet lover, conheça tudo sobre esta data e abrace a causa dos animais! Vem com a gente.

Quais são os direitos dos animais?

  1. Todos os animais têm o mesmo direito à vida;
  2. Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção dos humanos;
  3. Nenhum animal deve ser maltratado;
  4. Todos os animais selvagens têm o direito de viver livremente no habitat;
  5. O animal que o humano escolher para companheiro nunca deve ser abandonado;
  6. Nenhum animal deve ser usado em experiências que causem dor;
  7. Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida;
  8. A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais;
  9. Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei;
  10.  Os humanos devem ser educados para observar, respeitar e compreender os animais desde a infância.

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais é referência para a criação de leis e políticas públicas.

Assim, aqui no Brasil, a Lei de Crimes Ambientais estabelece que quem comete maus-tratos a animais pode sofrer detenção de três meses a um ano, além de multa. Podendo haver aumento de um sexto a um terço, caso o animal venha a óbito.

Entende-se por maus-tratos: abusos, mutilação ou ferimentos contra animais de qualquer espécie, domésticos e silvestres.

Quem presenciar tais atos deve denunciar aos órgãos competentes.

Como denunciar maus tratos

Existem, basicamente, três maneiras de denunciar maus tratos:

  1. Ir até a delegacia de polícia mais próxima;
  2. Ligar para a Central de Denúncias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A ligação é gratuita, e a denúncia pode ser feita de forma anônima. É só ligar para o número 0800 61 8080 e relatar a situação;
  3. Verificar qual o número específico de disque-denúncia do seu estado. Por meio dele, a solicitação é encaminhada ao órgão responsável por apurar o caso.

Bem-estar animal

Indo além dos direitos dos animais, se você tem um filho de quatro patas em casa, sabe que além de zelar pela sua saúde e integridade, é necessário pensar também no seu bem-estar.

Entram nesta lista de cuidados: o conforto, uma alimentação adequada, a segurança e claro, sua felicidade!

Pensando em te ajudar a proporcionar o melhor para o seu pet, a Alelo lançou o Hubigode. Em uma versão beta, o aplicativo permite cadastrar datas e horários de medicações e consultas com o veterinário, e também tirar dúvidas sobre saúde, comportamento, cuidados com o pelo e muito mais.

E não é de se estranhar que surjam cada vez mais produtos e serviços destinados aos pets. Segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação, com 139,3 milhões de pets.

E quem é pai ou mãe de pet, sabe que para eles, sempre o melhor!

Conforto animal

Se você está a procura de um lugar especial para seu PET descansar, hoje existem opções para todos os gostos e bolsos!

Há diferentes modelos de casinhas: de plástico, madeiras como ipê, peroba e madeira de demolição. Há também casinhas ecológicas ou em tijolos.

Para escolher o melhor material, leve em consideração o local onde ela ficará. Se exposta à chuva, não se esqueça de deixá-la elevada de 15 a 20 cm do chão para evitar que água entre no ambiente.

Se for dentro de casa, verifique qual o espaço disponível. E claro, considere o tamanho do seu bichinho.

Veja qual a altura dele em pé e acrescente 10 cm acima da cabeça. E garanta um espaço para que ele possa dar um giro de 360º sobre o próprio corpo.

Mas não exagere na mansão! No geral, os animais gostam de espaços menores, mais aconchegantes para se sentirem protegidos.

Se na sua casa não couber uma casinha, uma caminha confortável está de bom tamanho! Hoje em dia, grandes marcas estão apostando em linhas especiais para acomodar os pets.

Sejam nichos na cama box, ou verdadeiros colchões pra deixar qualquer tutor com inveja!

Alimentação saudável para seu pet

Em se tratando de alimentação, existem diversas opções no mercado, desde a ração seca convencional, às linhas de alimentação natural. Conheça:

Ração Standard: são as rações mais baratas. Na sua elaboração são utilizados ingredientes comuns, com uma parcela grande de origem vegetal. 

Ração Premium: um pouco mais caras, possuem uma porcentagem de produto de origem animal bem maior. Ainda contam com vitaminas e minerais que enriquecem a dieta, e como consequência, o pet poderá comer menos. Com isso, um pacote de ração premium tende a durar mais, gerando uma boa economia. 

Ração super premium: são elaboradas com ingredientes nobres, como: salmão, cordeiro, carne e frango, além de serem enriquecidas com vitaminas e minerais. A taxa de absorção de nutrientes das rações super premium é muito alta, assim, a tendência é que o pet coma menos. Uma boa pedida para bichinhos com excesso de peso.

Alimentação natural: como o nome diz, é uma dieta 100% natural, feita com carnes, legumes, verduras e cereais de alta qualidade. Diferente de dar os restos de alimentos da família, quando orientada por um veterinário, é balanceada e feita sob medida para suprir as necessidades nutricionais do seu pet.

Ainda existem outros tipos de alimentos, como as rações úmidas, dieta crua, petiscos, etc. Consulte sempre um veterinário para escolher a melhor opção para o seu pet.

O que não pode faltar para a segurança do seu pet

Seja durante o passeio na pracinha, ou em uma viagem, coleiras, caixas de transporte e carrinhos, são essenciais para garantir a segurança do seu pet, e até mesmo das pessoas nas ruas.

Considere a personalidade do seu amiguinho; ele quer brincar com outros cães e adora saltar nas pessoas ou se se torna arisco perto de outros animais?

O local onde você frequenta também deve ser analisado. É muito barulhento ou tem a presença de muitas crianças? Como o seu animal de estimação costuma responder a estes estímulos?

Sabendo disso, busque os acessórios que o deixarão mais tranquilo.

Se você costuma viajar muito e levar seu pet, existem vários tipos de caixas de transporte e até mesmo adaptadores de cinto de segurança para as viagens de carro.

Como transportar o pet no carro

cinto de segurança canino não é exigido por lei. Contudo, existem algumas orientações importantes para garantir sua segurança e evitar penalidades:

  • Não transportá-lo na caçamba de caminhonetes: a condução de animais nas partes externas do veículo é considerada infração grave e pode acarretar em multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos da carteira de habilitação;
  • Não é permitido levar cachorros à esquerda do motorista, entre os braços ou pernas. Nesse caso, a multa é um pouco mais leve: R$ 130,16 mais quatro pontos na carteira, sendo considerada uma infração média.
  • O ideal é que sejam acomodados confortavelmente no banco de trás, de modo que fiquem protegidos em caso de colisão. E, para isso, o cinto de segurança para cachorro se faz necessário.
  • Outra alternativa é levá-los em caixas transportadoras próprias para seu tamanho e que elas estejam presas a algo.

Planos de saúde para pets

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados médicos, como checkups, estar com a carteira de vacinação em dia, ir ao dentista e, eventualmente, até mesmo cirurgias.

O que costuma ser muito caro, por isso, existem no mercado várias opções de planos de saúde para pets.

Se o seu bichinho faz uso de medicação diária, ou tem a agenda cheia de visitas ao médico, o Hubigode pode te ajudar a não perder nenhum compromisso. por lá você consegue cadastrar:

  • Idas ao veterinário;
  • Medicamentos;
  • Data de vacinas

A rotina com pets

Além de todos os pontos trazidos até aqui, vale lembrar que, em meio a todas essas responsabilidades, você ainda precisa conciliar a rotina de trabalho, filhos e vida pessoal. Não é fácil!

Especialmente para quem trabalha no formato presencial ou híbrido e precisa se ausentar por muitas horas. Nestes casos, pode ser necessário contar com a ajuda de alguém para garantir uma rotina saudável para o pet, com caminhadas, socialização e aquele carinho que todos gostam.

Assim, existem algumas opções:

  • Pet sitter: do inglês baby sitter, é uma babá. Alguém para passear com seu pet ou ficar algumas horinhas enquanto você está longe;
  • Hospedagem: para quando você viaja e precisa de um cuidador por mais tempo;
  • Creche: espaços de cuidado e socialização para pets.

Outra tarefa que faz parte da rotina de um pet, são os cuidados com a higiene, que vão desde os banhos, até escovar os dentes!

Ufa! É bastante coisa, né?

Não se preocupe, no Hubigode você consegue programar todos os lembretes pra não deixar nada passar. E o melhor, tudo na voz do seu pet.

Como assim?

Isso mesmo! Quando você faz o cadastro no app e preenche com seus dados e do seu pet, você já define o jeitinho dele.

Assim, a assistente virtual humaniza e simula a consciência do seu pet, seu humor, e de maneira muito divertida – e fofa! – você recebe os lembretes.

E qualquer dúvida, por lá você ainda conta com o conteúdo licenciado do parceiro Tudo Sobre Cachorros, com um acervo variado de informações sobre diversas raças. 

Faça o teste no Hubigode e ouça tudo o que seu pet tem a te dizer. S2

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.