Você sabe como funciona o PPR? PPR, sigla que significa Programa de Participação nos Resultados, é um incentivo financeiro oferecido pelas empresas aos colaboradores.
Ele funciona de forma simples e, quando executado corretamente, pode trazer benefícios tanto para a equipe, quanto para a organização.
Quer saber mais sobre esse programa? Conversamos com a especialista de RH, em Recrutamento e Seleção voltado para a área de tecnologia Michele Barbosa, para entender melhor como funciona e quais as vantagens. Confira!
O que é PPR ?
O Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPR) é uma espécie de bônus concedido aos colaboradores com base no atingimento de metas e objetivos preestabelecidos pela empresa.
Funciona da seguinte forma: a organização estabelece uma meta a ser alcançada e, caso isso aconteça, os trabalhadores recebem uma remuneração extra.
Dessa forma, a equipe se torna mais engajada e motivada para alcançar os objetivos.
Apesar de não ser uma proposta obrigatória, é regulamentado pela lei n° 10.101/2000, que coloca esse benefício como um adicional no serviço.
Além disso, a organização que se dispuser a dar esse bônus deve liberar um valor para todos, independentemente do tempo de serviço.
A especialista de RH, Michele Barbosa, destaca que o PPR é ótimo para impulsionar a equipe a atingir metas definidas para cada área.
Quais são os principais benefícios?
Como citado acima, o PPR pode ser benéfico tanto para os funcionários quanto para a organização. De acordo com a especialista, esses benefícios surgem desde que o programa seja bem estruturado e gerenciado.
Para a empresa, ele é eficaz na retenção e atração de talentos, reduzindo o turnover.
Isso significa que a empresa retém profissionais qualificados e experientes em sua equipe, o que contribui para a continuidade e o crescimento do negócio.
Já para o colaborador, além do ganho financeiro, existe um impacto positivo no seu bem-estar e sentimento de pertencimento, já que ele enxerga que sua dedicação é reconhecida.
Diferença de PPR E PPL
Ambos os programas são confundidos com frequência, mas é importante ressaltar que existe uma certa diferença entre os dois.
O Programa de Participação nos Resultados (PPR) é definido como a participação nos resultados da companhia. Já o Programa de Participação nos Lucros (PPL) é a participação nos lucros.
Apesar das métricas serem diferentes, nos dois casos existe uma meta compartilhada com toda a empresa. Por isso é importante democratizar o acesso aos resultados para toda a companhia.
Afinal, com o acompanhamento dos indicadores é possível direcionar os esforços de todas as áreas no atingimento dos resultados.
O que nos leva ao próximo tópico.
Como promover o PPR aos colaboradores?
- Incluir informações sobre o PPR no processo de integração dos novos colaboradores (Onboarding) da empresa.
- Disponibilizar conteúdo explicativo na Intranet, como: vídeos, materiais explicativos e artigos. É importante que o racional das metas e indicadores fique claro para todos.
- Realizar reuniões com gestores para explicar o funcionamento do programa e incentivá-los a transmitir as informações para suas equipes, estabelecendo metas específicas para cada área.
- Aproveitar grandes eventos para divulgar o programa, sempre utilizando essas ocasiões como oportunidades de comunicação e engajamento.
- Criar agendas específicas para comunicar o andamento das metas, e destacar a participação de cada área. Assim fica mais fácil para cada colaborador enxergar os avanços, e ajustes necessários.
A especialista Michele Barbosa ressalta que é importante adaptar essas estratégias de divulgação de acordo com o perfil do público da empresa e analisar qual abordagem será mais eficaz para promover o Programa de Participação nos Lucros e Resultados.
Como implementar o PPR no seu negócio?
Confira os passos fundamentais para garantir a implementação segura e benéfica para todos os envolvidos:
- Tenha uma equipe específica para acompanhar o PPR de perto. Ela deve ser composta por representantes, tanto da alta gestão, quanto do quadro de funcionários;
- Registre a adoção do programa no sindicato da categoria condizente com o seu negócio;
- Defina as metas e deixe-as muito claras para toda a organização. Além disso, acompanhe os resultados obtidos.