Se tem uma coisa que une o Brasil, é a nossa paixão pela comida!
Cada canto desse país possui uma receita que conta a sua história, refletindo a diversidade cultural e os ingredientes frescos cultivados em cada região.
Neste post, vamos embarcar em uma deliciosa viagem gastronômica, explorando sabores que vão do sul ao norte, do sudeste ao centro-oeste.
Prepare-se para descobrir pratos típicos que vão fazer seu paladar dançar e, quem sabe, até te inspirar a colocar a mão na massa! Vem com a gente saborear o que o Brasil tem de melhor! 🍽️✨
Acarajé tradicional da Bahia
Crédito: receita do site Tudo Receitas
Ingredientes do Acarajé:
- 1 quilograma de feijão fradinho cru
- ½ litro de azeite de dendê para fritura
- 1 unidade de cebola média
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta do reino branca
Modo de preparo:
- Para fazer seu acarajé caseiro comece por escolher o feijão. Depois coloque o feijão em um processador para que quebre levemente.
- Coloque os feijões em uma tigela e cubra com água fria. Deixe de molho por algumas horas, esfregando várias vezes com as mãos para que as casquinhas se soltem e subam à superfície.
- Quando já não restarem cascas de feijão escorra bem a água e coloque os feijões novamente no processador. Acrescente a cebola picada grosseiramente, tempere com o sal e a pimenta do reino e bata até obter uma massa cremosa, porém consistente.
- Coloque o azeite de dendê em uma panela ou frigideira e esquente. Coloque a massa do acarajé em uma tigela ou panela e bata bem com uma colher de pau para arear a massa – quanto mais areada a massa, melhor ficará a consistência de seu acarajé.
- Vá fritando o acarajé às colheradas, dois a dois no máximo, até que estejam bem dourados. Finalmente sirva o acarajé tradicional da Bahia recheando com vatapá de camarão, molho vinagrete e outras guarnições a seu gosto.
Dica: Atenção para não fritar o acarajé em óleo muito quente pois pode ficar cru no centro.
Arroz e feijão: a dupla mais brasileira de todas!
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz
- 2 xícaras de feijão cozido
- 2 ½ xícaras de caldo de legumes ou água
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta a gosto
- Salsa picada para decorar
Modo de preparo:
- Preparo do Arroz: Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho, e refogue até que estejam macios e translúcidos, cerca de 3-4 minutos.
- Adição do Arroz: Acrescente o arroz à panela e refogue por mais 2 minutos, mexendo constantemente para que os grãos absorvam o sabor do refogado.
- Cozimento: Adicione o caldo de legumes ou a água e aumente o fogo até que comece a ferver. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reduza o fogo, cubra a panela e deixe cozinhar até que o arroz esteja macio e o líquido seja absorvido, aproximadamente 15-20 minutos.
Feijão:
- Deixe o feijão de molho na véspera e vá trocando a água.
- Refogue cebola e alho e acrescente o feijão. Cubra com água e coloque temperos a gosto. Louro e pimenta do reino ficam uma delícia!
- Cozinhe em pressão por 15 minutos ou até que os grãos fiquem bem macios!
Frango com Quiabo: trem bão, sô
Crédito: Receita Panelinha
Ingredientes:
- 4 coxas de frango com pele e osso
- 4 sobrecoxas de frango com pele e osso
- 200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)
- 1 pimentão amarelo
- 1 tomate italiano maduro
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- caldo de 2 limões
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de colorau
- 2½ xícaras (chá) de água
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo:
- Numa tigela grande tempere as coxas e sobrecoxas com o cominho, o colorau, 2 colheres (chá) de sal, pimenta-do-reino a gosto e o caldo de 1 limão. Espalhe bem os temperos com as mãos para cobrir toda superfície do frango e deixe marinar por 15 minutos em temperatura ambiente – além de absorver os sabores, o frango perde o gelo antes de ir para a panela. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
- Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão e o tomate ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte o pimentão em cubos de 1 cm e o tomate em cubos de 0,5 cm.
- Leve uma caçarola larga (ou uma panela grande) ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque as coxas e sobrecoxas de frango, com a pele para baixo, uma ao lado da outra sem amontoar – isso evita que os pedaços cozinhem no próprio vapor. Doure por 4 minutos de cada lado e transfira o frango para uma travessa. Atenção: não descarte o líquido da marinada do frango, ele vai ser usado no caldo.
- Mantenha a panela em fogo médio (não precisa regar com azeite pois o frango libera a própria gordura). Acrescente a cebola, o tomate e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos, pressionando com a espátula para formar uma pastinha. Junte o pimentão e refogue por mais 2 minutos, até murchar. Adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
- Regue a panela aos poucos com a água, raspando o fundo com a espátula para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao preparo. Acrescente o líquido da marinada, tempere com ½ colher (chá) de sal, e deixe cozinhar até ferver.
- Assim que ferver, volte as coxas e sobrecoxas para a panela, com a pele para cima – nesse tipo de preparo chamado braseado, o líquido do cozimento não deve cobrir completamente o frango, os pedaços vão cozinhar, ficar úmidos, mas a pele vai permanecer dourada. Cozinhe por 25 minutos com a tampa entreaberta, em fogo médio, até o frango ficar macio. Enquanto isso, prepare os quiabos.
- Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Descarte o cabinho e corte cada um em 3 pedaços, na diagonal. Transfira para uma tigela e regue com o caldo de 1 limão – além de sabor, o caldo de limão evita que o quiabo libere muita seiva.
- Passados os 25 minutos, abra a panela e adicione os quiabos, entre os pedaços de frango. Cozinhe por mais 5 minutos sem a tampa, até que os quiabos estejam levemente macios e o caldo encorpado.
Chimarrão: pra assistir ao por do sol no Guaíba, lá no Rio Grande do Sul
Crédito: Cozinha Tradicional
Ingredientes:
- ⅔ de uma cuia de erva-mate
- Água quente 80º
Modo de preparo:
- Pegue a cuia, e encha dois terços com o mate, depois faça um montinho em um dos lados da cuia e despeje água morna ou quente até a boca.
- Espere 5 minutos antes de beber para dar tempo de a erva inchar.
- O primeiro gole deve ser cuspido pois sempre vem com um pouco de pó do mate.
- Caso queira repetir, não há necessidade de colocar mais mate, basta encher a cuia de água novamente.
Receita de Pato no tucupi tradicional do Pará, enviada por Vania Araujo – TudoGostoso
Pato com Tucupi: direto do Pará
Crédito: Tudo Gostoso
Ingredientes (4 porções)
- 1 pato de 3 kg
- 3 litros de tucupi
- 5 maços de jambu
- 10 dentes de alho
- 2 cebolas
- 1 maço de chicória do Pará
- sal a gosto
- 2 tomates
- 2 limões
- 1 pitada de pimenta do reino
- 1 colhe de manteiga
- 2 colheres de azeite e pimenta de cheiro
Modo de preparo:
- Limpe o pato e o lave com algumas folhas de chicória e limão.
- Deixe-o de véspera na vinha d’alho com alho, sal e pimenta-do-reino.
- Corte-o em pedaços e refogue-o com cebola, alho, tomate bem picados, com a manteiga e o azeite.
- Asse-o na panela para amolecer e depois leve ao forno até dourar.
- O tucupi: ferva o tucupi com sal, dentes de alhos inteiros apenas amaçados e junte a chicória.
O jambu:
- Lave-o bem, retire as flores, quando houver, afervente em água e sal até amolecer, escorra e coloque-o no tucupi.
- Molho de pimenta: Coloque um pouco do tucupi quente em uma molheira, acrescente a pimenta de cheiro levemente amassada.
- Quando o pato estiver macio e tostado, junte-o ao tucupi com o jambu e quando ferver estará pronto. Sirva com farinha de mandioca paraense e arroz branco.