Se você trabalha no departamento de Recursos Humanos certamente já passou pela seguinte situação: a sua empresa precisa encontrar talentos para a área de tecnologia e tem uma pilha de currículos para analisar. Porém, nenhum tem as qualificações necessárias para a vaga.
Encontrar profissionais devidamente qualificados é um dos maiores desafios para as empresas que precisam de especialistas em tecnologia. Diante desse cenário, saber como atrair e reter esses talentos é uma habilidade indispensável para ter a pessoa certa na função certa.
A gente te conta como fazer isso logo abaixo!
Por que reter talentos é tão importante?
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o mercado tech no Brasil deve gerar 420 mil vagas de trabalho até o fim de 2025. Porém, a previsão é de que a maioria não seja preenchida.
Com um cenário em que há uma alta demanda de serviço, os profissionais capacitados têm a vantagem de escolher uma vaga que seja vantajosa, tanto do ponto de vista profissional quanto financeiro.
Já ouviu a frase “melhor prevenir do que remediar”? Ela define muito bem o porquê de planejar a atração e retenção de talentos é um investimento para o futuro de qualquer negócio.
Quando você encontra o profissional ideal e ele topa o desafio, é preciso garantir que ele fique por bastante tempo! Afinal, um processo seletivo consome bastante tempo e recursos do departamento de RH. Se a frequência desse tipo de seleção for alta, pode até comprometer os lucros.
Neste sentido, a retenção de talentos ajuda a reduzir gastos em contratações mal sucedidas e diminuir a rotatividade.
Equipes engajadas e com pouca rotatividade tendem a ser mais produtivas, impactando positivamente nos resultados e nas metas do negócio.
Sem contar que manter a marca competitiva é essencial para a sustentabilidade da empresa. Ao construir uma equipe capacitada, a tendência é aumentar o número de pessoas qualificadas, já que talentos atraem mais talentos.
Quando os colaboradores estão satisfeitos, eles se tornam uma espécie de “embaixador” da marca, contribuindo com a reputação do negócio. Afinal, quem melhor para falar do ambiente de uma empresa do que os próprios funcionários que trabalham nela?
Como reter esses talentos?
Existem diversas possibilidades de atrair e reter talentos. No entanto, alguns pilares precisam ser levados em conta em qualquer tipo de estratégia.
O primeiro deles é garantir que o candidato tenha a melhor experiência possível no processo seletivo. Isso começa com uma comunicação clara e eficiente, tanto na divulgação da vaga quanto na entrevista.
Pode parecer óbvio, mas não custa ressaltar que a estrutura, ferramentas e recursos no trabalho fazem muita diferença. E para fechar, é preciso ter uma combinação atrativa de remuneração, benefícios e flexibilidade.
Flexibilidade e vantagens para o cargo
A pandemia mostrou que o trabalho remoto não é um “bicho de sete cabeças”. Falando especificamente do mercado tech, a possibilidade de trabalhar no modelo híbrido ou home-office se tornou o benefício mais desejado pelos profissionais da área.
Se na sua empresa for possível oferecer esse tipo de modalidade de trabalho, deixe claro logo no anúncio da vaga, pois isso certamente vai atrair muitos talentos.
Esse não é o único benefício que a empresa pode disponibilizar. Como o setor de tecnologia está em constante mudança, a qualificação oferecida é outro ponto-chave na estratégia de retenção.
Oferecer cursos, palestras e mentorias são algumas possibilidades para chamar a atenção dos profissionais. Ter equipes atualizadas e capacitadas é sinônimo de bons resultados.
Cultura organizacional
Como dissemos antes, um ambiente favorável faz toda a diferença para a atração de talentos. O processo de construção desse ambiente começa pela promoção de uma cultura organizacional inclusiva, que priorize as pessoas e proporcione uma conexão entre o propósito de cada colaborador com o da empresa.
Um ambiente favorável é onde o funcionário se sente acolhido e ouvido. Por isso, é importante ter a cultura do feedback. Um plano de carreira bem estruturado também motiva os colaboradores a seguirem crescendo.
Diversidade nas lideranças
Diversidade atrai diversidade! Portanto, para atrair perfis diferentes e descobrir novos talentos, é muito importante que a empresa tenha lideranças diversificadas.
Mostrar que o negócio abrange pessoas de todas etnias, gêneros, ideologias e idades faz com que o candidato se sinta em um ambiente de igualdade, contribuindo para a percepção dele sobre a marca.
Estimule também os líderes a identificar talentos dentro da própria companhia. Muitas vezes, é mais fácil promover alguém que já atua na marca para uma nova função do que realizar um processo seletivo.
E aí, preparado para colocar essas dicas em prática e entrar de vez no radar dos talentos tech?