Muito se discute sobre qual seria o perfil ideal de um líder para gerir sua equipe com sucesso e fazer com que a empresa atinja os resultados almejados. Especialistas ressaltam, porém, que não existe um estilo único e sim comportamentos de um líder eficiente mais indicados para cada ambiente.

“O líder tem de ser capaz de ler o contexto e identificar o que a situação apresenta para se adaptar ao estilo que for mais efetivo”, relata Fábio Affonso, professor de comportamento organizacional e gestão de pessoas do Ibmec São Paulo.

Dependendo do grupo e da situação, o líder pode ter uma atuação mais democrática, por exemplo, envolvendo os colaboradores na tomada de decisões. Também pode assumir um papel diretivo, que determine o que os subordinados devem fazer. Ou, ainda, agir como o inspirador da equipe, que determina os objetivos, mas deixa a cargo das pessoas como isso deve ser feito.

No livro Extraordinary Influence (Influência Extraordinária), o autor Tim Irwin, conferencista e autoridade em temas como desenvolvimento de lideranças e formação de executivos, traz outros nomes para os perfis dos líderes. Ele os define como idealistas – sonhadores que prezam por integridade; fazedores – advogados que querem manter a moral da equipe elevada e se importam em incluir; e desafiadores – aqueles que inovam e questionam o que aparentemente está funcionando.

Paulo Caffarelli, CEO da Cielo, pode ser considerado um líder inspirador. “Ele tem uma influência forte na equipe, consegue motivar a todos, é muito amado e altamente reconhecido”, analisa a coach e consultora Maria Cristina Ortiz de Camargo. Ela cita ainda Walter Maliene, CEO do Brasilprev, como um perfil introvertido, menos relacional, mas que desenvolveu uma maneira de se expressar, motivando as pessoas ao seu redor. “Embora diferentes, as pessoas respeitam e gostam de ambos. Eles são inspiradores e trazem muito resultado para o negócio”, declara a consultora.

Ela relata que o grande dilema do líder eficiente é adequar o seu perfil à maturidade do time que ele tem. “Esse cruzamento é que dá ideia se ele terá sucesso e fará a equipe performar bem.”

Maria Cristina faz um comparativo com um pai de três filhos. Ainda que tenham sido criados da mesma forma, eles podem apresentar personalidades e níveis de maturidade diferentes – um pode exigir mais controle, os outros, menos. Cabe aos pais saberem como educá-los de acordo ao perfil que têm.

Nas empresas, para além da equipe, a área de atuação também pesa na definição de seus comandantes. “O líder do Google não será o da Ambev, mas pode ser parecido com o da Amazon”, explica Maria Cristina. Em uma mesma empresa, pode haver inclusive gestores com perfis diversos, a depender do segmento. O setor de TI (tecnologia da informação) é mais propenso a exigir pessoas inovadoras, que quebrem paradigmas – e não alguém conservador.

Características de um líder eficiente

Ainda que a pessoa tenha atributos naturais para a liderança, são os valores relacionados, por exemplo, ao desejo de ter sucesso na empresa, de liderar pessoas e interagir com elas que definirão a sua autoridade.

“Um líder não necessariamente é o que mais fala, consegue bater metas arrojadas e mesmo se considera líder. Ele é reconhecido como tal pelos seus liderados, que veem nele o reflexo de seus valores motivacionais na busca de resultados”, esclarece Maria Cristina.

Dá para desenvolver as habilidades da liderança?

Dá sim, dizem os especialistas. Mesmo um gestor fechado, que não interage muito, pode ser bem-sucedido, se ele tem como objetivo subir na empresa e liderar pessoas. “Ele sabe que para ter sucesso na organização terá de lidar melhor com pessoas e se dispõe a aprender isso. Um líder não pode ficar refém do seu perfil”, aconselha a consultora.

E no seu negócio, existe um perfil de líder mais demandado? Conte aqui pra gente e aproveite para conhecer o nosso site institucional. Também abordamos a temática de liderança em outros textos. Clique aqui e conheça.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.