Organizar o dia a dia do seu estabelecimento muitas vezes pode parecer complicado. 

Isso porque é preciso lidar com o fluxo de caixa, manter o estoque sob controle e estar sempre atento ao calendário de pagamentos dos fornecedores. Ou seja, são muitas funções para administrar. 

Um grande aliado nesse cenário é o sistema de gestão, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning ou, em tradução livre,  “Planejamento de Recursos Empresariais). 

Além de fornecer segurança para o seu estabelecimento comercial, esse recurso tem o poder de aprimorar a produtividade do seu negócio.

Como parte da série “Alelo descomplica”, Vivian La Gamba, coordenadora de produtos da Alelo, e Pedro Vituzzo, especialista de produtos Alelo, separaram algumas dicas para você escolher corretamente qual programa utilizar. Vamos lá?

Pense a longo prazo 

Na busca pelo sistema de gestão apropriado, é preciso agir com cautela e pensar a longo prazo. 

Afinal, mudar constantemente de sistema pode resultar na perda de informações valiosas.

 “Não dá pra ficar mudando de sistema toda hora. Você perderia uma série de informações”. 

Pedro Vituzzo, especialista de produtos Alelo

Portanto, é importante escolher um sistema que não apenas atenda às suas necessidades atuais, mas que também acompanhe o crescimento da sua empresa.

Atente-se ao tempo de atuação e à estrutura da empresa

O primeiro passo é avaliar o tempo de atuação da empresa que desenvolveu o sistema. 

Quanto mais tempo ela estiver no mercado, maior a probabilidade de oferecer uma solução sólida e confiável.

Além disso, é fundamental conhecer a estrutura de atendimento ao cliente da empresa, pois isso garantirá que você tenha o suporte necessário quando surgirem dúvidas ou problemas. 

“É sempre bom identificar outros clientes que já utilizam o sistema e se possível, vale até mesmo entrar em contato e pedir opinião”, explica Vivian. 

Agende uma programação do sistema 

Qualquer empresa de confiança além de oferecer o produto, tem uma equipe de colaboradores preparados para apresentar o sistema de forma detalhada. 

Dessa maneira, é importante agendar uma apresentação do produto e estar atento para verificar se o programa atende aos requisitos específicos do seu negócio. 

Deve-se ressaltar que cada empreendimento tem suas particularidades e requisitos de acordo com o segmento de atuação. 

“Por exemplo, se você tem uma padaria, um sistema especializado no gerenciamento de comandas e estoque é primordial”, esclarece Vituzzo. 

Fique atento às propagandas enganosas 

Pode acontecer das empresas oferecerem vantagens e diferenciais que não se encontram nos pacotes de serviços. 

Sendo assim, a busca por um entendimento detalhado do que você está prestes a adquirir é mais do que justificada. 

Por fim, a coordenadora da Alelo alerta: “Procure entender bem o que está contratando, avaliando e, é claro, os preços e os métodos de cobrança”.

Simplificando a gestão do seu negócio! 

Se você ainda não tem um sistema ERP para suas operações comerciais, saiba que a Alelo é parceira da MarketUp – empresa que oferece uma plataforma online repleta de funcionalidades projetadas para descomplicar e aprimorar o seu negócio. 

Dentre as funcionalidades oferecidas, estão recursos como a compra e gestão de estoque, processamento de vendas, emissão de documentos fiscais e administração financeira.

Para saber mais, acesse o canal Meu Estabelecimento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.