Nos últimos anos a internet e as redes sociais se consolidaram como canais fundamentais para o impulsionamento de negócios e marcas. 

Se uma empresa não aparece nos sites de busca ou está ausente das redes, dificilmente será priorizada pelo público durante uma compra. Afinal, como diria aquela máxima: quem não é visto, não é lembrado! 

Então se você quer garantir a visibilidade do seu negócio através da presença digital, vem que o Blog da Alelo te conta tudo.

Vamos nessa?

Por que colocar minha empresa na internet?

Em poucos cliques, por meio do celular, tablet ou notebook, o possível comprador pode conhecer sua empresa, ver os produtos que você oferece, comparar com quantos concorrentes quiser e decidir qual se encaixa melhor naquilo que busca. 

Isso tudo sem precisar sair de casa ou falar com algum atendente por telefone. 

Pesquisas recentes revelam que a pesquisa na internet é uma prática consolidada entre os consumidores brasileiros. Segundo levantamento do Google Brasil, 96% das pessoas pesquisam na web antes de visitar a loja física, especialmente quando se trata de conhecer pequenas e médias empresas. 

Alguns outros dados disponibilizados pela pesquisa são:

  • Um a cada dois entrevistados disse confiar nos comentários online, seja positivo ou negativo;
  • 77% lê comentários para decidir entre dois ou mais negócios;
  • Os aspectos considerados para a escolha da empresa são: os comentários, os descontos ou promoções, o endereço, o horário de funcionamento, o método de pagamento e as informações de contato;
  • 80% preferem usar o Google para buscar informações da empresa.
Dicas de como divulgar uma empresa na internet

Dicas de como divulgar uma empresa na internet

Para ter bons resultados na web, é necessário seguir alguns passos importantes.

Fazer planejamento de marketing, estar presente em diferentes formatos de mídia e criar conteúdos relevantes, que instiguem o público a procurar a sua empresa, são ações que vão facilitar esse roteiro online. 

Veja algumas dicas essenciais e aproveite a grande vitrine que é a internet:

Tenha um site comercial

Mesmo que você considere sua empresa pequena e de pouco alcance, ter um site é essencial. Essa página não precisa ter diversos recursos, mas sim apresentar sua marca e o que você tem a oferecer aos seus clientes.

Ao contrário de uma loja física, que tem horário e dia certo de funcionamento, um site proporciona uma vitrine virtual que está disponível para clientes em potencial durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Entre os pontos a se observar em um site próprio estão:

  • O primeiro passo é obter um domínio próprio, que será o endereço do seu estabelecimento na internet. Por exemplo alelo.com.br. Você pode registrar o seu aqui;
  • Para montar o seu site você pode contar com empresas que te ajudam com a parte técnica;
  • Dê atenção especial às informações importantes. Conte a história da empresa, a missão e os valores e, se possível, coloque depoimentos de clientes. 

Outra possibilidade é construir um blog. Este canal ajudaria na sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Para conseguir resultados, no entanto, ele precisa ser muito bem escrito e gerar valor para os seus clientes por meio de materiais relevantes.

É também a partir do conteúdo exclusivo do blog que as redes sociais de sua empresa poderão ser alimentadas com material diverso. 

Se você tem um restaurante de comidas veganas, por exemplo, você pode escrever sobre a cultura do veganismo, seu impacto no mundo, dicas de receitas e consumo consciente.

Vantagens de colocar a empresa na internet

Construir uma imagem de destaque na web traz somente vantagens para a sua empresa. 

Acompanhe a seguir alguns desses benefícios:

  • Alcance global: A internet permite que a empresa alcance um público muito maior do que seria possível apenas localmente, em sua região geográfica. Dar voz à marca no ambiente virtual expande significativamente o potencial de mercado. Se você tem um restaurante, vale estudar o sistema delivery, por exemplo;
  • Exposição permanente: Estar na web por meio de sites e páginas em redes sociais aumenta sua exposição. Essa visibilidade permite que os clientes acessem informações sobre sua empresa, produtos e serviços a qualquer momento;
  • Credibilidade e confiança: Ter um site bem projetado, informações detalhadas sobre seus produtos e serviços, avaliações de clientes e presença massiva em redes sociais ajuda a estabelecer uma imagem sólida e confiável para sua empresa;
  • Interação e relacionamento com os clientes: A presença na web permite uma interação mais direta entre a empresa e o público, o que resulta em relacionamentos duradouros. De modo online, é possível oferecer suporte ao cliente, responder a perguntas, receber feedback e fornecer atualizações sobre novos produtos ou ofertas;
  • Maior competitividade: Não estar online certamente vai colocar sua empresa em desvantagem competitiva em relação aos concorrentes, gerando perda de oportunidade de negócios simplesmente porque os clientes não conseguem encontrar informações sobre o seu negócio.

Precisa de ajuda para o seu comércio ser encontrado na internet?

Parceiros Alelo garantem desconto de 15% na contratação dos planos digitais da Hublocal, startup especializada em fazer com que as empresas sejam encontradas nos principais mecanismos de buscas.

Por meio da tecnologia adotada pela empresa, o seu negócio é exibido em mais de 50 dispositivos de mapas e listas online, como Google Maps, Facebook Places, Waze, Apple Maps e diversos outros mecanismos de buscas locais.

Além disso, você tem acesso às informações dentro da plataforma da Hublocal, para atualizar seus dados de forma fácil, automática e simultânea. 

“Acreditamos que essa colaboração ajudará a fortalecer ainda mais o nosso portfólio de parceiros da Alelo, proporcionando novas possibilidades para os nossos clientes impulsionarem o seu negócio. Estamos animados para trabalhar com a Hublocal, estimular e dar todo o suporte necessário aos nossos estabelecimentos comerciais credenciados que desejam alavancar suas buscas e negócio”, afirma Marcio Alencar, Diretor de Estratégia Digital, Negócios e Marketing da Alelo.

Para mais detalhes sobre a parceria com a Hublocal, acesse aqui.

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