A tecnologia é um tempero que não pode mais faltar em seu restaurante. Se até uns anos atrás, era uma escolha digitalizar ou não sua operação, hoje é uma necessidade fundamental para atender às demandas dos seus consumidores e garantir um negócio mais competitivo e sustentável.

Quando falamos em digitalização de um restaurante, não pense que isso signifique só implantar um sistema de gestão operacional. Essa iniciativa é muito importante, e uma das primeiras a se fazer, mas há muitos outros recursos tecnológicos que você pode usar para fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas.

Para isso, elaboramos um breve guia para que você entenda quais são as ferramentas disponíveis e quais se adequam melhor ao seu negócio. Bora lá?

Por que digitalizar o restaurante?

Digitalizar o seu restaurante significa adaptá-lo aos novos hábitos de consumo. A pandemia acelerou muito o processo de digitalização de muitos setores, em especial o de alimentação e bebidas. Afinal, foi necessário rever os processos para manter o negócio funcionando diante de tantas restrições sanitárias.

Em uma pesquisa divulgada pela Statista, empresa especializada em dados de consumidores, o Brasil foi responsável por 48,7% do uso de delivery em toda a América Latina, no ano de 2020. O mesmo estudo apontou que 47% dos estabelecimentos adotaram novos canais de vendas digitais.

A digitalização também permite ao restaurante adotar práticas ágeis de atendimento, novos formatos de divulgação, como cardápios digitais e redes sociais, e consequentemente, melhorar o relacionamento com os clientes.

Como digitalizar o seu negócio?

Não se desespere. Embora sejam várias as opções, você não precisa fazer tudo de uma vez. Digitalize seus processos por etapas, adaptando cada uma de acordo com a necessidade do seu negócio e as demandas do seu público.

Olhe para o restaurante e veja qual setor – financeiro, operacional, logístico ou marketing – precisa de mais atenção. Há algum ponto crítico que precisa de uma solução ou alguma demanda que não esteja sendo atendida? Essa resposta pode te indicar por onde começar.

Conheça 5 passos básicos para começar.

1. Esteja nos aplicativos de delivery

Se o seu restaurante ainda não está em nenhum aplicativo de delivery, já está mais do que na hora de aproveitar esse benefício. No mercado há diversas plataformas de entrega que permitirão uma maior cobertura das suas vendas.

Já conhece o aplicativo Pede Pronto?

Ao se cadastrar, todos os usuários do seu raio de entregas enxergam o seu estabelecimento. Ou seja, novos clientes!

A vantagem está em não depender apenas do movimento local de pessoas que passam pelo seu restaurante diariamente. Para estes, a abordagem é diferente, com uma boa sinalização, uma fachada atrativa, ações de panfletagem, etc.

Com uma boa estratégia de digitalização, você pode aumentar o alcance da sua mensagem. O que nos leva ao próximo tópico.

2. Invista em SEO local

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em tradução livre, Otimização para Mecanismos de Buscas. Esta técnica visa colocar a marca nos primeiros resultados de buscas de sites como o Google.

Afinal, esta posição garante uma excelente visibilidade para os negócios, e consequentemente, uma maior probabilidade do usuário clicar e ir parar no site da empresa.

Já o SEO local é o conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de uma marca quando usuários pesquisam por soluções na sua região.

Por exemplo, uma pessoa pesquisando por um restaurante vegetariano para almoçar. Supondo que ela faça a busca pelo celular e digite “restaurante de comida vegetariana”, nem é preciso digitar o local onde ela se encontra.

Através do smartphone, o algoritmo do Google já identificará sua geolocalização e trará uma lista de sugestões na região.

Incrível, né?

Diferente das buscas pagas, este tráfego é orgânico. Ou seja, gratuito. Logo, super disputado!

Achou muito complicado? A Hublocal te ajuda.

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3. Tenha um cardápio digital

Esse recurso traz agilidade na hora de fazer pedidos, além de minimizar possíveis erros na venda.

O uso de QR Code nos atendimentos presenciais também vieram para ficar. Os consumidores estão cada vez mais acostumados a abrir o cardápio diretamente em seus smartphones. Além dos cuidados com a higiene, esse modelo permite atualizações mais rápidas e redução com custo de impressões.

Além disso, no lugar dos blocos de papel, com um smartphone ou tablet, os garçons podem tirar os pedidos, que são encaminhados diretamente à cozinha ou ao bar.

Para os parceiros da Pede Pronto por exemplo, o pedido já chega antes mesmo do cliente! Isso mesmo. Pelo app ele já pode acessar o seu cardápio a caminho do restaurante, fazer o pedido e pagar.

Enquanto isso você já consegue ir adiantando o preparo. Economia de tempo para todo mundo!

4. Reforce os pagamentos móveis

Além de uma boa comida, os clientes gostam de atendimento bom e ágil, especialmente na hora de pagar. Por isso, ofereça várias formas de pagamento, incluindo pagamento móvel.

Assim, seu cliente pode pagar pela refeição diretamente da mesa, sem a necessidade de pegar filas ou até mesmo sem chamar o garçom.

Conheça a Pede Pronto.

5. Use as redes sociais a favor do seu negócio

O uso correto das redes sociais é uma das formas mais acessíveis de colocar seu restaurante no ambiente digital.

É muito importante que seus canais tragam informações, como: localização, contato, horário de funcionamento e promoções.

Constância e coerência são fundamentais na manutenção de suas redes. Se for usar o Instagram, por exemplo, tenha em mente que o ideal é ter, ao menos, três publicações no feed por semana e marcar presença nos stories, divulgando seus produtos e promoções.

Além disso, incentive seus clientes a marcar seu estabelecimento nas redes sociais ao publicar uma foto do prato ou quando fizerem uma visita presencial.

Use a tecnologia a favor do seu negócio e tenha mais resultados!

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