Empreendedorismo

Digitalização do seu negócio: tecnologia a favor dos restaurantes

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A tecnologia é um tempero que não pode mais faltar em seu restaurante. Se até uns anos atrás, era uma escolha digitalizar ou não sua operação, hoje é uma necessidade fundamental para atender às demandas de seus consumidores e a saída para garantir um negócio mais competitivo e sustentável.

Quando falamos em digitalização de um restaurante, não pense que isso signifique  só implantar um sistema de gestão operacional. Essa iniciativa é muito importante, e uma das primeiras a se fazer, mas há muitos outros recursos tecnológicos que você pode usar para fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas.

Para isso, elaboramos um breve guia para que você entenda quais são as ferramentas disponíveis e quais se adequam melhor aos seu negócio. Acompanhe abaixo.

1.Por que digitalizar meu restaurante?

Digitalizar seu atendimento significa adaptar o restaurante aos novos hábitos de consumo. A pandemia acelerou muito o processo de digitalização de muitos setores, em especial o de alimentação e bebidas. Foi necessário rever os processos para manter o negócio funcionando diante de tantas restrições sanitárias.

Em uma pesquisa divulgada pela Statista, empresa especializada em dados de consumidores, o Brasil foi responsável por 48,7% do uso de delivery em toda a América Latina, no ano de 2020. O mesmo estudo apontou que 47% dos estabelecimentos adotaram novos canais de vendas digitais.

Além desses benefícios relacionados às entregas, a digitalização permite ao restaurante adotar práticas ágeis de atendimento, novos formatos de divulgação, cardápios digitais e melhora no relacionamento com os clientes.

2. Como começar?

Não se desespere, embora sejam várias as opções, você não precisa instalar tudo de uma vez. Digitalize seus processos por etapas, adaptando cada um de acordo com a necessidade do seu negócio e as demandas de seu público.

Olhe para o restaurante e veja qual setor – financeiro, operacional, logístico ou marketing precisa de mais atenção. Há algum ponto crítico que precisa de uma solução ou alguma demanda que não esteja sendo atendida? Essa resposta pode te indicar por onde começar.

3. Esteja nos aplicativos de delivery

Se o seu restaurante ainda não está em nenhum aplicativo de delivery, já está mais do que na hora de aproveitar esse benefício. No mercado há diversas plataformas de entrega que permitirá uma maior cobertura em suas entregas.

Importante saber que usar um app de mercado pode significar um custo inicial menor do que contratar uma plataforma própria. Verifique os disponíveis e não tenha receio de testar o que mais te trará resultados.

4. Tenha um cardápio digital

Esse recurso traz agilidade na hora dos consumidores realizem seus pedidos via aplicativo. Além disso, a ferramenta minimiza possíveis erros na efetuação dos pedidos.

O uso de QR Code nos atendimentos presenciais também vieram para ficar. Os consumidores estão cada vez mais acostumados a abrir o cardápio, diretamente em seus smartphones, ao chegarem nos restaurantes. Além dos cuidados com a higiene, esse modelo permite atualizações mais rápidas e redução com custo de impressões em papel.

5. Prefira fazer pedidos digitalizados

Seus garçons ainda fazem os pedidos das mesas em blocos de papel? Esse hábito pode significar imprecisões, retrabalho ou mais demora no atendimento. Opte por sistemas automatizados. Com um smartphone ou tablet, os garçons tiram os pedidos que são encaminhados diretamente à cozinha ou ao bar.

Na prática, o uso da tecnologia significa maior agilidade no atendimento e minimização de erros na efetuação dos pedidos.

6. Tenha uma cozinha automatizada

A digitalização é possível também na cozinha. Há inúmeros softwares de automação disponíveis para ajudar na preparação de pedidos, redução de desperdícios e mais agilidade no preparo dos pratos.

7. Reforce os pagamentos móveis

Além de uma boa comida, os clientes gostam de agilidade na hora de frequentar um restaurante. Por isso, para que todos tenham uma boa experiência completa ao escolher seu estabelecimento, invista em sistemas e aplicativos de pagamento móvel para que eles possam pagar suas refeições diretamente da mesa, sem a necessidade de pegar filas ou, em alguns caso, chamar o garçom.

8. Use as redes sociais a favor do seu negócio

O uso correto das redes sociais é uma das formas mais acessíveis de colocar seu restaurante no ambiente digital. Para fazer da forma correta, se não tiver facilidade, contrate quem saiba usar bem essas mídias.

Importante que seus canais reflitam o seu negócio e tragam informações importantes como localização, contato, horário de funcionamento e promoções.

Constância e coerência são fundamentais na manutenção de suas redes. Se for usar o Instagram, por exemplo, tenha em mente que o ideal é ter, ao menos, três publicações no feed por semana e marcar presença nos stories uma vez por dia, no mínimo, divulgando seus produtos e promoções.

Além disso, incentive sus clientes a marcar seu estabelecimento nas redes sociais ao publicar uma foto do prato ou quando fizerem uma visita presencial.

Use a tecnologia a favor do seu negócio!

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