Sabe aquela mensagem suspeita sobre uma promoção vantajosa demais, ou o aviso do prêmio de um sorteio em que você nunca se inscreveu? Pois é, provavelmente é golpe.

Nos dias de hoje, os golpes financeiros estão cada vez mais frequentes, especialmente os digitais, que envolvem aplicativos e cartões. Vendas falsas, clonagem de cartões e golpes do pix estão entre os mais comuns.

Por isso, o Blog da Alelo traz aqui algumas dicas importantes para você se proteger. Vamos la?

Informação é poder! Fique por dentro dos golpes

Toda hora surgem novos tipos de golpes na praça. Por isso, mantenha-se informado. Veja alguns tipos de fraudes comuns:

Promoções milagrosas: Um produto super barato ou a promessa de um prêmio para atrair o seu clique para um site malicioso onde seus dados poderão ser utilizados em fraudes.

Golpe da maquininha: Os dados de cartão são roubados ao pagar uma transação em uma máquina de cartão de crédito. 

Hackeamento de informações: Roubo de dados atavés de sites maliciosos, que podem levar a um golpe financeiro.

Phishing: Roubo de dados em canais de comunicação fraudulentos.

Boleto falso: Um boleto cobrando uma dívida que não existe. 

Falsa central de atendimento: Ligação ou mensagem de alguém dizendo que é da instituição financeira pedindo dados. Mas o contato é falso e com o único intuito de conseguir informações. 

Vírus do PIX: Um malware (tipo de vírus) é instalado nos celulares e intercepta transações financeiras feitas em apps de banco, alterando valores e destinatário.

Atenção com links suspeitos

Fique atento às suas senhas

O primeiro passo para se proteger de tantos golpes é cuidar da sua senha! Veja só:

  • As senhas de seus cartões e contas na internet devem ser seguras, o que significa que devem ser compostas por uma combinação de caracteres que seja difícil de ser descoberta. Evite combinações óbvias, como a sua data de aniversário ou a de familiares. 
  • Outro ponto importante é que não se deve, de forma alguma, fornecer nenhuma de suas senhas a terceiros. Anotá-las atrás dos cartões, ou em qualquer lugar de fácil acesso, também é uma péssima ideia. 
  • Sempre desconfie de solicitações de senhas por e-mail ou telefone. A Alelo, por exemplo, não faz esse tipo de solicitação. 

Atenção com links suspeitos

Um dos golpes mais comuns nos dias de hoje é o envio de links com vírus, que podem roubar seus dados bancários. Por isso, quando receber e-mails suspeitos, ou mensagens de contatos desconhecidos por WhatsApp e SMS, não clique. 

Só acesse esses links caso confira e tenha certeza de que são seguros. Para isso, vale sempre consultar os canais oficiais da empresa, ou ainda entrar em contato ativamente, para se certificar de que a comunicação é legítima.

Na dúvida, vale jogar no Google. Caso alguém tenha caído em algum golpe similar, é bem provável que seja tema de algum fórum na internet.

Tome cuidado com os dados dos seus cartões

Para manter os dados de seus cartões seguros, existem algumas medidas que devem ser adotadas.

Sabe quando salvamos os dados dos nossos cartões em sites ou plataformas de e-commerce para facilitar o processo de compras futuras? 

Por mais que seja prático, é um risco de golpe financeiro.

Afinal, os sites e as plataformas podem ser invadidos a qualquer momento, expondo os dados de seus cartões, que podem ser fraudados. 

Assim, é recomendável comprar apenas em sites conhecidos, com certificado de segurança, ou ainda optar pelos cartões temporários, oferecidos pelos bancos. Você também pode utilizar uma carteira digital, que possui mecanismos de segurança para impedir o roubo de informações.

Além disso, é importante ressaltar que você não deve compartilhar seus cartões pessoais com ninguém. 

E ao efetuar compras em plataformas desconhecidas, pesquise sua reputação, seja pelas redes sociais ou mesmo em sites como o Reclame Aqui

Outras dicas para evitar golpes financeiros

  • Observar padrões pode te ajudar a evitar um golpe. Note que os criminosos costumam usar palavras que despertem o interesse ou a curiosidade das pessoas. 
  • Tenha sempre um antivírus instalado e atualizado em seus computadores e celulares. Eles ajudam a detectar e eliminar possíveis ameaças à sua segurança. 
  • Ao acessar um site, confira sempre o endereço. Existem domínios falsos criados apenas para aplicar golpes, como vender produtos que não são reais. 

Confira aqui algumas dicas para manter suas redes sociais a salvo dos criminosos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.