Em estabelecimentos comerciais com muitas transações, o fluxo de caixa diário é o instrumento ideal de gestão financeira.

Com ele, você pode acompanhar as entradas e saídas do seu negócio bem de perto, evitando erros.

Para descobrir se esse é o tipo de fluxo de caixa que a sua empresa necessita, acompanhe esse conteúdo. Vamos nessa?

O que é o fluxo de caixa diário?

No fluxo de caixa diário são registrados todos os recebimentos (entradas) e pagamentos (saídas), deixando essas informações sempre à disposição dos responsáveis pelo controle do capital.

Qual a importância do fluxo de caixa diário?

Com o acompanhamento diário do fluxo de caixa, é mais fácil identificar imediatamente possíveis problemas financeiros, como erros e informações divergentes, que podem ser rapidamente corrigidas.

Esse controle possibilita saber se os custos previstos poderão ser pagos ou se faltará recursos. Assim, caso seja necessário, é possível se planejar para cobrir esta diferença antes que ela cresça e se transforme em uma dívida.

Como montar o fluxo de caixa diário?

Siga este passo a passo para montar seu fluxo de caixa:

  1. Escolha o formato: o mais comum é usar uma planilha de Excel. Há também uma série de softwares e aplicativos, pagos e gratuitos, com essa finalidade;
  2. Separe por categorias: para descomplicar, faça a separação de entradas e saídas em categorias, demonstrando de onde vem e para onde vai cada recurso da empresa;
  3. Registre todas as movimentações financeiras: documente com detalhes todas as entradas e saídas, incluindo os valores e o modo de pagamento (à vista, a prazo, etc);
  4. Identifique o saldo final do dia: no fechamento do caixa ao final do expediente, some as entradas e diminua do total o valor das saídas;
  5. Estude o assunto: busque conhecimento para aprimorar cada vez mais a gestão financeira da sua empresa. Você pode começar assistindo vídeos no Youtube, por exemplo.

Como fechar o caixa do dia

O fechamento de caixa deve ser feito ao final do dia e consiste em conferir se os valores disponíveis estão “batendo” com as movimentações financeiras realizadas naquele período.

Para isso, construa um processo claro:

  • Defina quem será o responsável pelo fechamento do caixa;
  • Tenha um fluxo de caixa implementado;
  • Registre os valores iniciais da abertura do caixa;
  • Anote todas as movimentações financeiras feitas ao longo do dia;
  • Verifique se os valores identificados coincidem com as receitas e despesas registradas;
  • Faça o fechamento do caixa de fato. O saldo atualizado do seu caixa corresponderá ao valor de abertura do dia seguinte.

Vale a pena fazer o controle por caderno?

Fazer o fluxo de caixa à mão pode parecer mais prático, especialmente se você não está muito familiarizado com o Excel.

Porém, esta prática pode acabar virando uma dor de cabeça. Imagina se você tiver que buscar uma operação específica que ocorreu a 5 meses atrás?

Sem contar o risco de ter o caderno danificado ou perdido. Por isso o ideal é aderir às muitas opções tecnológicas disponíveis hoje em dia.

Conheça algumas dicas para escolher um programa de gestão para o seu negócio:

Organize suas finanças com ajuda da Alelo!

Vimos a importância de ter todas as informações à mão, certo?

Para isso, quem é parceiro Alelo conta com o Painel Meu Negócio, que traz informações sobre as movimentações do seu negócio e até mesmo uma visão sobre a concorrência.

Você também pode utilizar o parceiro Market Up, um serviço online que oferece funcionalidades, como: compra e gestão de estoque, processamento de vendas, emissão de documentos fiscais e gestão financeira.

Acesse nosso portal e descubra um mundo de possibilidades para os seus negócios.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.